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Gestão da Empresa Agrícola

Código: LAG1210    Sigla: GEA
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRON 102 Despacho n.º 10342/2023 de 09/10 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LAG_2B

Teórico-Práticas: 40,00

LAG_2A

Teórico-Práticas: 40,00

LAG_2NOITE

Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Maria Adelaide Mota Oliveira - ESA   5,87
Patrícia Bonança Matamouros Rezende Fonseca de Oliveira - ESAS   2,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Adelaide Mota Oliveira - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os alunos:
- Compreendam o papel da ciência económica (microeconomia) no comportamento dos agentes económicos e nas decisões de produção, de consumo e suas implicações no funcionamento das empresas agrárias.
- Fiquem capacitados com saberes e competências referentes a métodos e técnicas de gestão agrária de forma a desenvolverem ações de planeamento e reforço da capacidade de gestão de empresas agrárias.

Conteúdos programáticos

1 Definição de economia. Natureza do problema económico e suas soluções. Agentes económicos.
2 Introdução ao Estudo da Microeconomia: Teoria elementar da procura, da oferta e teoria elementar da formação de preços. Teoria da produção e teoria de custos.
3 Breves noções de Contabilidade Geral (ou Financeira).
4 Noções de Cálculo Financeiro.
5 Introdução à Gestão da Empresa: Funções, objetivos e conceitos fundamentais. Especificidades das empresas agrícolas.
6 Estrutura da Empresa: Capital e Trabalho - definições e classificações, custos associados à sua utilização; Empresário - definição e relações com a gestão, principais etapas de decisão do gestor.
7 Os Resultados da Empresa: Resultados de tesouraria, económicos e oficiais. Apuramentos de resultados e elaboração de orçamentos. Orçamentos parciais de atividades. Orçamento global de exploração.
8 Planeamento da Empresa no Curto Prazo, Planeamento, orçamento, gestão orçamental e sistemas de informação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A abordagem microeconómica permite a compreensão do modo de funcionamento dos agentes económicos (oferta, procura e formação de preços) e apoia no dimensionamento das atividades e a seleção do conjunto de fatores mais adequados (teoria da produção e dos custos).
As noções de cálculo financeiro são essenciais na compreensão dos modos de financiamento das empresas e na análise dos custos associados.
A análise dos diferentes fatores de produção e dos custos associados à sua utilização são um elemento crucial para o diagnóstico e gestão eficiente das empresas.
A determinação dos resultados das empresas é o elemento chave para o planeamento, o controlo e a gestão das empresas.
Finalmente a gestão de tesouraria com base num conjunto de ferramentas atualmente disponíveis é essencial para a viabilidade das empresas.
Estes conteúdos permitirão aos alunos atingir os objetivos propostos quer ao nível da compreensão do funcionamento da economia quer ao nível das funções de gestão de empresas agrárias.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O envolvimento dos alunos nas aulas com uma aprendizagem participada será um elemento central da Unidade. As aulas serão constituídas por quatro fases: 1ª com apresentação dos principais tópicos a desenvolver, seguir-se-á um debate sobre os temas e a sua importância para a Gestão, posteriormente serão aprofundados os fundamentos teóricos e finalmente far-se-á a aplicação desses conhecimentos através da realização de exercícios. Todos os exercícios a desenvolver nas aulas terão como base exemplos de explorações agrícolas e pecuárias portuguesas.


Avaliação

A avaliação contínua consta de duas provas escritas.
É obrigatória a inscrição na primeira prova, no Moodle, até 24 horas antes da sua realização.
Só podem comparecer à 2.ª prova os alunos com nota igual ou superior a 8 valores na 1.ª prova.
Dispensa de exame final: obtenção de média igual ou superior a 10 valores no conjunto das provas escritas e um mínimo de 8 valores em cada uma das provas.
Dispensa parcial de exame final: nota igual ou superior a 10 valores na 1.ª ou na 2.ª prova. A opção pela dispensa de uma das partes deverá ser declarada na respetiva folha da prova escrita de exame.
O exame final consiste numa prova escrita, em que a classificação terá de ser igual ou superior a 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino, ao centrarem parte significativa do seu desenvolvimento na execução prática de problemas e na simulação da busca da melhor solução, constituem um elemento de elevada utilidade nas funções a desempenhar pelos alunos em situação profissional.
O fornecimento de fundamentos metodológicos sólidos acompanhado por casos reais assegura a elevado nível de coerência com os objetivos da Unidade Curricular.
Para além do método expositivo, a conjugação de fóruns de debate e de realização de um conjunto alargado de exercícios de aplicação, garantirão a elevada coerência entre as metodologias de ensino e os objetivos da aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Avillez, F. et al (2005). Formação Global em Gestão Agrícola. FZ AgroGestão.
Avillez, F., Estácio, F. & Neves, M. (1988). Análise de projectos agrícolas no contexto da Política Agrícola Comum. Banco Pinto & SottoMayor.
Barros, H. & Estácio, F. (1972). Economia da Empresa Agrícola. Universidade de Luanda.
Brown, M. (1979). Farm Budgets From Farm Income Analysis to Agricultural Project Analysis. The World Bank.
Kay, R.D. (1988). Farm Management, Planning, Control and Implementation (2nd ed.). McGraw-Hill.
Kay, R., Edwards, W. & Duffy, P. (2016). Farm Management (8th ed.). McGraw-Hill Education.
Lipsey, R. (1980). Introdução à Economia Positiva. Editorial Aster.
Mata, J. (2000). Economia da Empresa. Fundação Calouste Gulbenkian.
Pinheiro, A. & Carvalho L. (2003). Economia e Política Agrícolas. Edições Sílabo.