Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Dar formação de base em Hidráulica aplicada à rega, necessária para planeamento, projeto, e gestão de sistemas de rega.
Transmitir os conhecimentos da água no solo de forma a promover uma adequada gestão da rega. Transmitir a importância da drenagem e das inovações tecnológicas aplicadas à rega para monitorizar e promover o uso eficiente da água quer em termos produtivos quer em termos ambientais. Integrar uma abordagem técnica com os aspetos sociológicos, económicos e ambientais (sustentabilidade).
Conteúdos programáticos
Princípios de Hidráulica Geral: 1. Introdução. 2. Hidrostática. 3. Hidrocinemática. 4. Hidrodinâmica. 5. Escoamentos sob pressão. 6. Escoamentos com superfície livre. 7. Orifícios e descarregadores: conceitos gerais. 8. Máquinas hidráulicas. Gestão da Água na Agricultura: 9. Legislação sobre a água e política de gestão dos recursos hídricos. 10. Balanço hidrológico (bacias hidrográficas e parcelas). 11. Consumos hídricos de culturas agrícolas. Necessidades de rega; Sistemas de rega; Gestão de sistemas de rega: Algumas noções para suporte ao desenvolvimento do dimensionamento hidráulico de sistemas de rega. Drenagem: 12. Necessidades de drenagem. Métodos de controlo de excesso de água. Drenagem superficial. Drenagem subterrânea. Relações rega-drenagem: Conceitos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos estão agrupados em 3 módulos: Princípios hidráulicos aplicados à rega; Gestão da água na agricultura e drenagem.
Os conhecimentos base de hidráulica aplicada a rega pretendem dotar os alunos do conhecimentos dos modelos físicos do escoamento da água em regime permanente, sob pressão e em superfície livre que lhes que lhe permita resolver problemas de hidráulica simples e, no caso de problemas mais complexos, saber dialogar com os especialistas. Os alunos adquirem competências para escolher, projetar e gerir um sistema no domínio da hidráulica agrícola.
Na gestão da água na agricultura são abordadas as metodologias e equipamentos disponíveis para a determinação e monitorização da água.
Relativamente à componente de drenagem, é fundamental o domínio das técnicas e materiais de drenagem, por forma a assegurar as melhores condições de produção e evitar a degradação dos solos e da água.
A componente ambiental é evidenciada ao longo das diversas temáticas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões teórico-práticas e tutoriais: Sessões teóricas, expositivas, complementadas com sessões práticas para a realização de exercícios e aplicações práticas das diferentes temáticas. Desenvolvimento de trabalhos laboratoriais e apresentação e utilização de software de suporte ao dimensionamento hidráulico de estruturas.
Disponibilização via Internet de material de estudo, de acordo com os temas das sessões presenciais.
Avaliação
Admissão a exame: Os estudantes estão admitidos a exame final. Avaliação contínua: quatro fichas práticas/questões de aula (F); um trabalho de grupo (T); uma prova escrita (P). Dispensa de exame (DE): classificação ponderada da prova escrita, fichas práticas/questões de aula e trabalho de grupo, deverá ser igual ou superior a dez valores; DE= 0,60 P + 0,20 F + 0,20 T (mínimo de nove valores em cada uma das componentes). Exame final: uma prova escrita (PE). Classificação final em exame (E): E = PE igual ou superior a dez valores; ou E = 0,60 PE + 0,20 F + 0,20 T igual ou superior a dez valores, (mínimo de nove valores em cada uma das componentes).
NOTA: A componente teórica das provas de avaliação (P e PE) poderão ser realizadas através da plataforma MOODLE. Caso se verifique, implicam pré-inscrição no Moodle da unidade curricular até 36 horas antes da data da sua realização (a não inscrição impede a realização da prova).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões expositivas serão apresentados os conceitos e metodologias fundamentais à compreensão dos conteúdos programáticos, complementados nas aulas práticas com a realização de exercícios de aplicação, trabalhos laboratoriais e análise de casos de estudo. A utilização de modelos para o cálculo das necessidades e disponibilidades de água para as culturas, permitem ao aluno o contacto com novas ferramentas de trabalho, trabalhando em equipa, preparando-se assim para um exigente mercado de trabalho. Com as metodologias propostas pretende-se também desenvolver competências ao nível da pesquisa e procura de informação. O acesso à informação disponibilizada na Internet permite ao aluno conhecer os equipamentos disponibilizados no mercado.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ALLEN, R. G., PEREIRA, L. S., RAES D., SMITH, M. (1998), Crop evapotranspiration. FAO Irrigation and Drainage.
HIPÓLITO, J.; CARMO VAZ; A. (2011), Hidrologia e Recursos Hídricos; IST Press.
LENCASTRE A. (1996). Hidráulica Geral. Edição do Autor, Lisboa.
LENCASTRE, A. FRANCO.F.M; (2003), Lições de Hidrologia. 3ª Ed. Fundação Armando Lencastre. Lisboa.
OLIVEIRA, I. (2011), Técnicas de Regadio. Vol I e II. Edição de autor. Beja.
QUINTELA A. C. (1981), Hidráulica. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
RAPOSO, J. R (1997), A rega: dos primitivos regadios às modernas técnicas de rega. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.