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Gestão de Recursos Humanos

Código: LCFB10123    Sigla: GRH
Área Científica: Gestão de Recursos Humanos

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Gestão de Recursos Humanos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LCFB1 39 Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

LCF-2-TA

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Ana Célia Calapez Gomes - ESGTS   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Célia Calapez Gomes - ESGTS Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • Perspetivar o sistema de gestão de recursos humanos no contexto da gestão global da Organização, bem como conhecer as principais tendências da Gestão de Pessoas.
  • Caracterizar as técnicas e procedimentos de gestão de recursos humanos quanto à sua utilidade, às suas características de aplicação e respetivos fatores de sucesso.
  • Compreender a importância da dimensão humana e social como variável fundamental para o sucesso das organizações.
  • Criar saberes e competências com vista a possibilitar o desenvolvimento de contextos de trabalho propícios à competitividade das organizações e à valorização dos recursos humanos / pessoas.
  • Analisar e discutir os principais desafios contemporâneos da Gestão de Recursos Humanos

Conteúdos programáticos

I - Contextualização e evolução da Gestão de Recursos Humanos

      1. Definições e relevância

      2. Enquadramento da gestão de pessoas no contexto social, político e económico

      3. Relação entre modelos de organização do trabalho e GRH

      4. Funções clássicas

II - A Gestão de Pessoas alinhada com a estratégia da Organização

  1. Gestão Estratégica de Recursos Humanos
  2. A gestão por competências
  3. Gestão previsional de recursos humanos
  4. Análise e descrição de funções

III - Práticas de Gestão de Recursos Humanos

  1. Recrutamento & Seleção
  2. Acolhimento e socialização
  3. Avaliação e Gestão do Desempenho
  4. Gestão e Desenvolvimento de Carreiras
  5. Formação e Desenvolvimento
  6. Gestão de Remunerações
IV - Desafios atuais da GRH
      1. Gestão Internacional de Recursos Humanos
      2. Diversidade e virtualidade
      3. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

No racional, ao qual obedecem os conteúdos programáticos da unidade curricular, procurou-se que os/as alunos/as, após compreenderem o enquadramento socioeconómico e estratégico da função de recursos humanos, se munissem das técnicas próprias à função que permitem a concretização dos objetivos organizacionais a par da gestão da motivação das pessoas e da capacidade de inovação e desenvolvimento que estas denotam num contexto que aposte no conhecimento e as reconheça como um ativo vital ao sucesso organizacional.


Todo este percurso é acompanhado pelo quadro legal que protege o bem-estar dos trabalhadores e pelas respostas que a gestão deverá organizar na resposta aos novos desafios de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino aplicada pode-se considerar um híbrido entre o método expositivo clássico acompanhado de powerpoint e métodos ativos e participativos de aprendizagem, consubstanciados no apoio tutorial à elaboração progressiva de projetos coletivos que visam a aplicação criativa dos conceitos e modelos expostos e na participação em debate sobre temas atuais da gestão de recursos humanos.


Avaliação

A avaliação de conhecimentos pode ser realizada seguindo dois regimes distintos: avaliação contínua e avaliação final.

Avaliação contínua
  • Dois testes escritos individuais (15% x 2)

  • Um trabalho de grupo com apresentação oral (40%)
  • Questionamento oral individual durante a apresentação do trabalho de grupo (20%)
  • Participação no debate (10%)
Avaliação final
  • Exame final constituído por teste escrito individual (100%)

      Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

      Ancorando a aquisição de competências nas três dimensões do saber (saber saber, saber fazer e saber ser), considera-se importante que a metodologia de aprendizagem se adense na utilização plural de várias ferramentas de apropriação e de realização que permitam aos alunos e alunas o enriquecimento pela aprendizagem vicariante, a reflexão pela análise e pelo debate, e a transferência de conhecimentos pela simulação.

      Desta forma, pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de compreender a gestão de recursos humanos enquanto disciplina das ciências empresariais; sejam capazes de caracterizar e de utilizar as políticas e técnicas de gestão de recursos humanos e, por fim, sejam competentes na compreensão da importância do fator humano para o sucesso organizacional.

      Objetivos
      • Proporcionar maior competitividade e colocar a organização entre as melhores da área;
      • Alinhar todas as equipas com a estratégia global da organização;
      • Contar com pessoas motivadas e comprometidas com os resultados;
      • Aumentar a satisfação de todas as pessoas que lidam com a organização (e.g., colaboradores/as, acionistas, fornecedores, clientes, ou seja stakeholders);
      • Garantir um bom equilíbrio entre a dimensão laboral e a dimensão pessoal/familiar (work-life balance);
      • Promover transformações organizacionais;
      • Ajudar a maximizar a produtividade e a redução de custos;
      • Gerir a diversidade existente na força de trabalho.

      Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

      • Câmara, P. B., Rodrigues, J. V., & Guerra, P. B. (2013). Humanator XXI - Recursos Humanos e Sucesso Empresarial (6ª ed.). Lisboa: Dom Quixote. 
      • Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Alves Marques, C., & Gomes, J. F. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Coleção Gestão. 
      • Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management (5th Edition). New York: Pearson
      • Lisboa- Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.
      • Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier. - Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage.
      • Sekiou, Blondin, Fabi, Peretti, Bayad, Alis e Chevalier (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa, Instituto Piaget.
      • Martinez, L., Ferreira, A. E Lopes, M. (2013). Gerir pessoas: Exemplos de boas práticas em Portugal. Lisboa: Edições Sílabo.