Código: | LE-A | Sigla: | A | |
Área Científica: | Saúde |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
L3ENF1 | 82 | Licenciatura Enfermagem | 1º | 6 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 3,33 |
Ensino Teórico: | 20,83 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 3,33 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Capacidade de aquisição, compreensão e mobilização dos conhecimentos no âmbito da anatomia e fisiologia humana
Capacidade de compreensão da estrutura e funcionamento do corpo humano ao longo do ciclo de vida
Conceitos gerais de anatomia
Conceitos de fisiologia geral e fisiologia humana
Fisiologia celular
Matéria viva: aspetos gerais de sua organização, funcionamento e desenvolvimento.
Organização do corpo humano
Anatomia e fisiologia do sistema respiratório
Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular
Anatomia e fisiologia do sistema digestivo
Anatomia e fisiologia do sistema nervoso
Anatomia e fisiologia do sistema locomotor
Anatomia e fisiologia do sistema urinário
Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor
Anatomia e fisiologia do sistema endócrino
Anatomia e fisiologia do sistema imunitário
A avaliação ocorre pela realização de dois testes escritos individuais, com ponderação de 50% cada.
Face ao estádio de aprendizagem dos estudantes no curso (1º ano), a lecionação de aulas teóricas e teórico práticas, ocorrerão em simultâneo ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas de pesquisa e reflexão sobre os conteúdos, quer em grupo, quer individualmente, em trabalho autónomo, no sentido de responsabilizar o estudante pelo seu processo de aprendizagem.
Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para a aquisição, análise e compreensão de conteúdos com natureza interdisciplinar, mobilizando as competências interpessoais que lhe permitirão posteriormente transferir estes conhecimentos no âmbito dos processos de avaliação das capacidades das pessoas.
Seeley, R. R., Stephen, T.D., & Tate, P. (2011). Anatomia e fisiologia (8ª ed.). Loures: Lusociência.
Tate, P., Kennedy, J., & Seeley, R. R. (2011). Guia de estudo para a utilização de anatomia e fisiologia (8ª ed.). Loures: Lusociência