• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LE-A
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Anatomofisiologia

Código: LE-A    Sigla: A
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 82 Licenciatura Enfermagem 6

Horas Efetivamente Lecionadas

39-B

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 3,33

39

Ensino Teórico: 20,83
Teórico-Práticas: 0,00

39-A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 3,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 5,00
Teórico-Práticas: 1,73

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 5,00
Carlos José Rios Godinho Calado   2,00
João Meirinho Moura   1,47
Paulo Jorge de Oliveira Dias Costa   1,40
Teórico-Práticas Totais 2 3,46
João Meirinho Moura   1,73
Paulo Jorge de Oliveira Dias Costa   1,73

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos José Rios Godinho Calado Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de aquisição, compreensão e mobilização dos conhecimentos no âmbito da anatomia e fisiologia humana

Capacidade de compreensão da estrutura e funcionamento do corpo humano ao longo do ciclo de vida



Conteúdos programáticos

Conceitos gerais de anatomia

Conceitos de fisiologia geral e fisiologia humana

Fisiologia celular

Matéria viva: aspetos gerais de sua organização, funcionamento e desenvolvimento.

Organização do corpo humano

Anatomia e fisiologia do sistema respiratório

Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular

Anatomia e fisiologia do sistema digestivo

Anatomia e fisiologia do sistema nervoso

Anatomia e fisiologia do sistema locomotor

Anatomia e fisiologia do sistema urinário

Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor

Anatomia e fisiologia do sistema endócrino

Anatomia e fisiologia do sistema imunitário



Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Os conteúdos organizam-se em torno da abordagem à anatomia e fisiologia humana, mobilizando as dimensões cognitiva, metodológica, tecnológica e linguística relacionadas com a compreensão dos fenómenos associados à vida a partir da organização e funcionamento do corpo. A complexidade inerente à compreensão da fisiologia promove a valorização das competências interpessoais, nomeadamente a interdisciplinaridade, mobilizando as competências sistémicas no âmbito da construção do conhecimento, da compreensão e da sensibilidade para a mobilização do conhecimento das estruturas do corpo e da sua fisiologia, sempre numa perspetiva da prática baseada na evidência.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


Nas aprendizagens no domínio cognitivo privilegia-se o método expositivo, salientando-se a aprendizagem pela mobilização de conhecimentos.
Para a lecionação dos conteúdos de natureza teórico-prática recorre-se ao suporte de modelos anatómicos.
A centralidade do estudante no processo de aprendizagem constitui-se no pressuposto à organização e desenvolvimento da unidade curricular, assumindo-se uma perspetiva de abordagem a partir da aquisição de conceitos básicos com mobilização da interdisciplinaridade no que respeita à interpretação e compreensão de conteúdos no domínio das ciências biomédicas.
As horas de trabalho autónomo serão utilizadas pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo dos conteúdos da UC.


Avaliação

A avaliação ocorre pela realização de dois testes escritos individuais, com ponderação de 50% cada.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Face ao estádio de aprendizagem dos estudantes no curso (1º ano), a lecionação de aulas teóricas e teórico práticas, ocorrerão em simultâneo ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas de pesquisa e reflexão sobre os conteúdos, quer em grupo, quer individualmente, em trabalho autónomo, no sentido de responsabilizar o estudante pelo seu processo de aprendizagem.

Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para a aquisição, análise e compreensão de conteúdos com natureza interdisciplinar, mobilizando as competências interpessoais que lhe permitirão posteriormente transferir estes conhecimentos no âmbito dos processos de avaliação das capacidades das pessoas. 


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Seeley, R. R., Stephen, T.D., & Tate, P. (2011). Anatomia e fisiologia (8ª ed.). Loures: Lusociência.

Tate, P., Kennedy, J., & Seeley, R. R. (2011). Guia de estudo para a utilização de anatomia e fisiologia (8ª ed.). Loures: Lusociência