Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição e utilização de conceitos de física, de química e de biologia relacionados com os determinantes e etiologia de doenças infeciosas e de doenças crónicas não transmissíveis, métodos de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças Capacidade para análise de informação, síntese e escrita científica Desenvolvimento de trabalho de equipa, da autoaprendizagem e do trabalho autónomo.
Conteúdos programáticos
Conceitos base de biofísica, bioquímica e microbiologia. Conceitos de biomecânica, hidrostática e hidrodinâmica. Ondas eletromagnéticas, física nuclear e medicina nuclear. Rádio proteção em saúde. Estrutura e funções das biomoléculas. Lipoproteínas e circulação de lípidos no organismo. Metabolismo energético e homeostase da glicose. Metabolismo de xenobióticos. Processo inflamatório em doenças crónicas não transmissíveis. Características das bactérias e substâncias bacterianas utilizadas no tratamento de infeções. Características dos vírus e dos parasitas. Processo infecioso. Doenças transmissíveis. Casos práticos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos organizam-se em torno da abordagem às leis e teorias da física, dos processos bioquímicos e dos agentes patogénicos, mobilizando as dimensões cognitiva, metodológica, tecnológica e linguística relacionadas com as competências instrumentais no âmbito da compreensão dos fenómenos associados ao funcionamento do organismo e a sua relação com a doença e a saúde, ao funcionamento de equipamentos utilizados na área da saúde, e a identificação de agentes patogénicos e as resposta humanas a estes agentes. A compreensão do funcionamento do organismo humano nas diferentes áreas abordadas promove a construção do conhecimento e a interdisciplinaridade, de forma a que os estudantes sejam promotores da segurança nos cuidados, nomeadamente na utilização de equipamentos e no controlo de infeções.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino teórico com sessões expositivas interativas. Sessões teórico-práticas para realização de exercícios relacionados com a matéria abordada. A componente autónoma da unidade curricular deve ser realizada pelo estudante através de: análise da bibliografia científica sobre os temas abordados e outras consideradas complementares.
Avaliação
A avaliação considera dois instrumentos de avaliação individual sob a forma de teste escrito, (50% cada).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As sessões expositivas interativas permitem aos estudantes assimilar os conceitos base e participar na própria aprendizagem. A pesquisa promove a integração interdisciplinar dos conceitos, a capacidade de síntese e o trabalho em equipa. As sessões teórico-práticas permitem uma integração dos conceitos numa perspetiva de aplicação prática.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Barroso, H., Meliço-Silvestre, A., & Taveira, N. (2014). Microbiologia médica (vol. 1 e 2). Lisboa: Lidel, Edições Técnicas Lda. Brooks, G. F., et al (2014). Microbiologia médica de Jawetz, Melnick & Adelberg (Lange) (26ª ed.). Porto Alegre: Artmed Editora.Davidovits, P. (2013). Physics in biology and medicine (4th ed.). UK: Elsevier Inc. Hall, S. J. (2013). Biomecânica básica (6th ed.). New York: Nova Guanabara. Nelson, D & Cox, M. (2021) Lehninger Principles of Biochemistry : International Edition, 8ª edição. MacMillan Learning. Rodwell, V.W., et al. (2015). Harper¿s illustrated biochemistry (30th ed.). NY: McGraw-Hill. Acessível em https://archive.org/details/HARPERSILLUSTRATEDBIOCHEMISTRY30th