Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Compreender o desenvolvimento humano no ciclo de vida, aos níveis cognitivo, psicossocial e moral, na perspectiva de diversas abordagens teóricas; - Compreender a importância da cooperação e da responsabilidade individual no grupo, através de dinâmicas de interação pessoa - grupo; - Compreender a pessoa enquanto ser socioantropológico, em contextos sociais e culturais diversos.
Conteúdos programáticos
1. A Psicologia e as principais correntes psicológicas
2. As principais teorias da personalidade
3. A pessoa nas dimensões individual e em grupo
4. Psicologia do desenvolvimento no ciclo de vida
5. A construção sociológica da realidade social
6. A pessoa na família, na comunidade e na sociedade
7. Diversidade de contextos sociológicos
8. A mediação da cultura na construção socio antropológica da realidade social
9. A diversidade antropológica e cultural na relação com a saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa apresentado concorre para a consecução dos objetivos, ao capacitar os estudantes com conhecimentos e competências de análise face ao desenvolvimento humano, articulando as dimensões psicológica e sociológica enquanto vetores de construção humana e social indissociáveis.
Os conteúdos relativos à interação pessoa-grupo, bem como da cultura enquanto mediadora da construção socio antropológica da realidade social, desenvolvem nas estudantes habilidades interpessoais e de comunicação face à diversidade e à multiculturalidade, fundamentais para a aprendizagem da relação interpessoal.
Os conteúdos propostos promovem o desenvolvimento, nos estudantes, da capacidade de adaptação a novas situações e de compreensão de outras culturas e tradições, numa perspetiva abrangente de saúde e desenvolvimento humano.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Método expositivo-interativo.
Dinâmica de grupos em sala.
Leitura e análise de textos e situações-problema.
As horas de trabalho autónomo deverão ser utilizadas pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo dos conteúdos da UC.
Avaliação
A avaliação contínua será inteiramente individual, através da realização de 2 (dois) testes escritos, com ponderação de 50% cada um.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino utilizada promove no estudante a construção dos conhecimentos e capacidades pretendidas, dada a diversidade e interatividade das estratégias utilizadas, nomeadamente a leitura e análise de textos e situações-problema, discussão em sala de aula e as dinâmicas de grupo promovidas.
As capacidades de análise e reflexão assim desenvolvidas permitem compreender o desenvolvimento humano numa perspetiva psicossociológica, na diversidade cultural que caracteriza a sociedade atual.
As dinâmicas de grupos, em particular, permitem o desenvolvimento de habilidades de crítica e autocrítica, bem como de habilidades interpessoais, compatíveis com as competências interpessoais que se pretende desenvolver.
No seu conjunto, as metodologias de ensino assinaladas concorrem para o desenvolvimento da capacidade para aplicar conhecimentos com base na compreensão de outras culturas e da miscigenação cultural.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cooke, H., & Philpin, S. (2011). Sociologia em enfermagem e cuidados de saúde. Lusociência.
Golse, B. (Coord.). (2006). O desenvolvimento afectivo e intelectual da criança. Climepsi.
Guiddens, A. (2013). Sociologia (9ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Honeycutt, A., & Milliken, M.E. (2012). Understanding Human Behavior: A Guide for Health Care Providers, 8th Ed. Cengage Learning.
Leal, I, & Pais-Ribeiro, J. (Eds.) (2021). Manual de Psicologia da Saúde. Pactor. ISBN: 9789896931056