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Ciências Sociais e Humanas II

Código: LE-CSH2    Sigla: CSH2
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 76 Licenciatura Enfermagem 3,5

Horas Efetivamente Lecionadas

38

Ensino Teórico: 40,83

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,80

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 2 7,60
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   1,73
Nuno Francisco Mendes Santos Jorge   2,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreender o desenvolvimento pessoal e social do jovem, adulto e idoso 
- Identificar e compreender os fenómenos sociais produtores de doença e os mecanismos psicológicos de adaptação à situação de doença 
- Compreender a importância dos grupos enquanto recurso terapêutico 
- Conhecer os instrumentos teórico-conceptuais que permitam ao estudante desenvolver uma atitude crítica e interventiva que contribua para a melhoria da prestação de cuidados de enfermagem 
- Reconhecer e compreender das dinâmicas sociais de oferta e procura de cuidados de saúde 
- Integrar as dimensões socioculturais no modelo de relação profissional com o utente no desenvolvimento da prática da enfermagem 
- Analisar as influências sociais e culturais na saúde e na doença

Conteúdos programáticos

1. O ser humano como sistema biopsicossocial: o Jovem, o Adulto e o Idoso 
2. A adaptação psicológica à doença e à incapacidade 
3. Psicoterapia: da relação de ajuda à relação terapêutica 
4. A Terapia de Grupo 
5. O ser humano, a família e a sociedade 
6. Fenómeno social da saúde e da doença 
7. O normal e o patológico  
8. Profissionalização e organizações em saúde 
9. Envelhecimento 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos e capacidades de análise e reflexão das dimensões do desenvolvimento humano, nomeadamente no que se refere ao jovem, adulto e idoso e ao ser humano como sistema biopsicossocial. E, também que desenvolvam conhecimentos e competências de análise e reflexão dos fatores de desequilíbrio e adaptação e dos recursos terapêuticos no processo saúde-doença. Preconiza-se igualmente, a aquisição de conhecimentos e competências de análise das dinâmicas de oferta e procura de cuidados de saúde, bem como de fenómenos de estigmatização, incluindo os fenómenos de exclusão social, doença mental e rituais associados à morte.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

No desenvolvimento das aulas, de tipologia teórica, privilegia-se o método expositivo interativo, com recurso a diferentes estratégias pedagógicas em função dos conteúdos lecionados, nomeadamente reflexão de situações práticas ilustrativas do abordado, leitura e análise orientada de textos e situações problema, com discussão em sala de aula. 
As horas de trabalho autónomo deverão ser utilizadas pelo estudante para preparação do estudo dos conteúdos a avaliar através da análise dos recursos disponibilizados ou propostos para esse efeito.


Avaliação

Avaliação individual:
o processo de avaliação contínua realiza-se com recurso a um único teste escrito individual (100% da UC).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia de ensino utilizada promove no estudante a construção dos conhecimentos e capacidades pretendidas, dada a diversidade e interatividade das estratégias utilizadas, nomeadamente a discussão em sala de aula de situações problema. Estas estratégias promovem no estudante o desenvolvimento de capacidades de análise e reflexão que lhe permitem compreender o desenvolvimento humano, os mecanismos psicológicos de desequilíbrio e de adaptação no processo saúde doença, bem como os recursos terapêuticos na interface indivíduo/grupo. Igualmente estas estratégias promovem no estudante o desenvolvimento de capacidades de análise e reflexão que lhe permitem compreender o desenvolvimento humano na perspetiva social, ao longo do ciclo de vida, incluindo os aspetos relativos à morte, bem como as estratégias sociais de oferta procura de cuidados de saúde e fenómenos de marginalização / exclusão social.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cabral, M.V., Silva, P.A., & Mendes, H. (2002). Saúde e Doença em Portugal. Instituto de Ciências Sociais.
Cooke, H., & Philpin, S. (2011). Sociologia em enfermagem e cuidados de saúde. Lusociência.

Corey, G. (2017). Theory and Practice of Couseling and Psychotherapy. (10.ª ed.). Cengage Learning.
Giddens, A. (2013). Sociologia (9ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Honeycutt, A., & Milliken, M.E. (2012). Understanding Human Behavior: A Guide for Health Care Providers, 8th. Cengage Learning.
Leal, I, & Pais-Ribeiro, J. (Eds.) (2021). Manual de Psicologia da Saúde. Pactor. ISBN: 9789896931056
Schaefer, H.R. (2010). Key concepts in developmental psychology. Sage Publications.
Silva, L.F. (Org.) (2002). Promoção da saúde. Universidade Aberta.
Silva, L.F. (2004). Sócio-antropologia da saúde: sociedade, cultura e saúde/doença. Universidade Aberta.
Whitbourne, S.K., & Whitbourne, S.B (2014). Adult Development and Aging: Biopsychosocial Perspectives, 5th. Ed.. Wiley.