Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Compreender o desenvolvimento pessoal e social do jovem, adulto e idoso
- Identificar e compreender os fenómenos sociais produtores de doença e os mecanismos psicológicos de adaptação à situação de doença
- Compreender a importância dos grupos enquanto recurso terapêutico
- Conhecer os instrumentos teórico-conceptuais que permitam ao estudante desenvolver uma atitude crítica e interventiva que contribua para a melhoria da prestação de cuidados de enfermagem
- Reconhecer e compreender das dinâmicas sociais de oferta e procura de cuidados de saúde
- Integrar as dimensões socioculturais no modelo de relação profissional com o utente no desenvolvimento da prática da enfermagem
- Analisar as influências sociais e culturais na saúde e na doença
Conteúdos programáticos
1. O ser humano como sistema biopsicossocial: o Jovem, o Adulto e o Idoso
2. A adaptação psicológica à doença e à incapacidade
3. Psicoterapia: da relação de ajuda à relação terapêutica
4. A Terapia de Grupo
5. O ser humano, a família e a sociedade
6. Fenómeno social da saúde e da doença
7. O normal e o patológico
8. Profissionalização e organizações em saúde
9. Envelhecimento
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos e capacidades de análise e reflexão das dimensões do desenvolvimento humano, nomeadamente no que se refere ao jovem, adulto e idoso e ao ser humano como sistema biopsicossocial. E, também que desenvolvam conhecimentos e competências de análise e reflexão dos fatores de desequilíbrio e adaptação e dos recursos terapêuticos no processo saúde-doença. Preconiza-se igualmente, a aquisição de conhecimentos e competências de análise das dinâmicas de oferta e procura de cuidados de saúde, bem como de fenómenos de estigmatização, incluindo os fenómenos de exclusão social, doença mental e rituais associados à morte.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
No desenvolvimento das aulas, de tipologia teórica, privilegia-se o método expositivo interativo, com recurso a diferentes estratégias pedagógicas em função dos conteúdos lecionados, nomeadamente reflexão de situações práticas ilustrativas do abordado, leitura e análise orientada de textos e situações problema, com discussão em sala de aula.
As horas de trabalho autónomo deverão ser utilizadas pelo estudante para preparação do estudo dos conteúdos a avaliar através da análise dos recursos disponibilizados ou propostos para esse efeito.
Avaliação
Avaliação individual: o processo de avaliação contínua realiza-se com recurso a um único teste escrito individual (100% da UC).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A
metodologia de ensino utilizada promove no estudante a construção dos conhecimentos
e capacidades pretendidas, dada a diversidade e interatividade das estratégias
utilizadas, nomeadamente a discussão em sala de aula de situações problema.
Estas estratégias promovem no estudante o desenvolvimento de capacidades de
análise e reflexão que lhe permitem compreender o desenvolvimento humano, os
mecanismos psicológicos de desequilíbrio e de adaptação no processo saúde
doença, bem como os recursos terapêuticos na interface indivíduo/grupo.
Igualmente estas estratégias promovem no estudante o desenvolvimento de
capacidades de análise e reflexão que lhe permitem compreender o
desenvolvimento humano na perspetiva social, ao longo do ciclo de vida,
incluindo os aspetos relativos à morte, bem como as estratégias sociais de
oferta procura de cuidados de saúde e fenómenos de marginalização / exclusão
social.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cabral, M.V., Silva, P.A., & Mendes, H. (2002). Saúde e Doença em Portugal. Instituto de Ciências Sociais. Cooke, H., & Philpin, S. (2011). Sociologia em enfermagem e cuidados de saúde. Lusociência.
Corey, G. (2017). Theory and Practice of Couseling and Psychotherapy. (10.ª ed.). Cengage Learning. Giddens, A. (2013). Sociologia (9ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian. Honeycutt, A., & Milliken, M.E. (2012). Understanding Human Behavior: A Guide for Health Care Providers, 8th. Cengage Learning. Leal, I, & Pais-Ribeiro, J. (Eds.) (2021). Manual de Psicologia da Saúde. Pactor. ISBN: 9789896931056 Schaefer, H.R. (2010). Key concepts in developmental psychology. Sage Publications. Silva, L.F. (Org.) (2002). Promoção da saúde. Universidade Aberta. Silva, L.F. (2004). Sócio-antropologia da saúde: sociedade, cultura e saúde/doença. Universidade Aberta. Whitbourne, S.K., & Whitbourne, S.B (2014). Adult Development and Aging: Biopsychosocial Perspectives, 5th. Ed.. Wiley.