ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
  • EN
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LE-E1
Autenticação

Estágio I - Fundamentos de Enfermagem

Código: LE-E1    Sigla: E1
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 73 Licenciatura Enfermagem 9

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 1,13
Seminários: 0,27
Estágio: 8,27
Orientação Tutorial: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 12 13,56
Ana Lúcia da Silva João - ESSAUDE   1,13
Gina Maria da Silva Marques   1,13
Helena Isabel Marques Caseiro   1,13
Júlia da Conceição Marques dos Santos   1,13
Maria de Fátima Caixeiro da Cunha Tavares   1,13
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   1,13
Seminários Totais 7 1,89
Ana Lúcia da Silva João - ESSAUDE   0,27
Gina Maria da Silva Marques   0,27
Helena Isabel Marques Caseiro   0,27
Júlia da Conceição Marques dos Santos   0,27
Maria de Fátima Caixeiro da Cunha Tavares   0,27
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   0,27
Estágio Totais 1 8,27
Orientação Tutorial Totais 7 22,40
Ana Lúcia da Silva João - ESSAUDE   2,80
Gina Maria da Silva Marques   2,80
Helena Isabel Marques Caseiro   2,80
Júlia da Conceição Marques dos Santos   2,80
Maria de Fátima Caixeiro da Cunha Tavares   2,00
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   3,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de avaliação da pessoa na identificação de respostas humanas na satisfação das necessidades humanas básicas
Habilidades para a operacionalização dos instrumentos básicos em enfermagem
Capacidade de reflexão e análise de situações contextualizadas mobilizando os princípios científicos e ético-deontológicos
Capacidade de identificação da organização do cuidado de enfermagem e serviços de saúde na resposta às necessidades de saúde da pessoa
Capacidade de identificação do papel do enfermeiro no contexto das equipas de saúde/contexto organizacional

Conteúdos programáticos

Os estudantes devem mobilizar os diferentes conhecimentos aprendidos ao longo do 1º ano no ensino teórico, nomeadamente a organização dos serviços de saúde em relação à saúde da pessoa, compreensão da pessoa como cidadão, o circuito de procura de cuidados e o espaço de prestação de cuidados considerando o ambiente terapêutico.
Os conteúdos a mobilizar devem ainda considerar a pessoa como ser global, as relações interpessoais no cuidar, os instrumentos básicos em enfermagem, a pessoa e a satisfação das inerentes necessidades humanas básicas, o corpo no cuidar em enfermagem. bem como os princípios éticos e deontológicos no âmbito do desenvolvimento de relações interpessoais e da capacitação do estudante para a tomada de decisão.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que o Estágio I - Fundamentos de Enfermagem seja facilitador e organizador dos conteúdos desenvolvidos durante o ensino teórico, nomeadamente no que se refere às unidades curriculares Fundamentos de Enfermagem I e II, bem como de conteúdos de disciplinas complementares à enfermagem, numa perspetiva transdisciplinar.
Este período de ensino clínico, organizado em torno da necessidade de aprendizagem dos estudantes no que concerne ao processo de cuidados de enfermagem à pessoa em situações de saúde diversas, pela mobilização dos diversos princípios científicos e pela operacionalização dos instrumentos básicos em enfermagem, constitui-se como facilitador da estruturação dos conceitos fundamentais ao saber em enfermagem bem como potenciador do desenvolvimento da capacidade de reflexão e análise.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O Estágio I desenvolve-se em instituições sociais e de saúde onde se prestam cuidados de enfermagem.
Privilegia-se uma metodologia interativa baseada no trabalho do estudante com a orientação direta dos enfermeiros cooperantes e científico-pedagógica do professor.

Os estudantes, ao acompanharem/observarem os enfermeiros em situações de cuidados a pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem, são estimulados:
- à operacionalização dos instrumentos básicos em enfermagem;
- à avaliação e discussão de situações de cuidados de enfermagem com enfermeiros e professores;
- à reflexão e análise da concetualização e organização do cuidado de enfermagem e dos serviços de saúde na resposta à satisfação das necessidades de saúde de cada pessoa.
A pesquisa, análise e integração de literatura complementar preconizam-se enquanto estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do estudante.



Avaliação

Para a avaliação contribuirá o desempenho (60%) e um trabalho escrito (40%), ambos individuais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A filosofia educativa que suporta o modelo de formação em enfermagem no âmbito da licenciatura, baseia-se na centralidade do estudante no processo de formação, considerando-o um ator da aprendizagem e criando as condições mais adequadas para que aprenda.
As metodologias organizam-se em torno da aprendizagem dos estudantes no que concerne ao processo de cuidados de enfermagem à pessoa, pelo que os estudantes acompanham/observam os enfermeiros cooperantes no desenvolvimento das atividades de interação com as pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem e avaliam a respetiva satisfação das necessidades humanas básicas.
Considerando o seu estádio de aprendizagem, a partilha com os estudantes do quê, porquê e como dessas atividades, assim como a promoção de momentos de reflexão e discussão nos quais se preconiza que o estudante mobilize os princípios científicos e ético deontológicos, permitirão a construção de uma perceção global das atividades conducentes à satisfação das necessidades humanas básicas das pessoas que acorrem aos cuidados de enfermagem.




Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Administração Central do Sistema de Saúde (2011). Manual de normas e procedimentos de enfermagem - Procedimentos técnicos. https://nocs.pt/manual-de-normas-enfermagem-procedimentos-tecnicos/
Conselho Internacional de Enfermeiros. (2016). CIPE Versão 2015: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem.  Ordem dos Enfermeiros.
Henderson. V, (2007). Princípios básicos dos cuidados de enfermagem do CIE. Lusodidacta.
Ordem dos Enfermeiros. (2011). Regulamento do perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais. Ordem dos Enfermeiros.
Potter, P., Perry, A., Stockert, P., & Hall, A. (2018). Fundamentos de enfermagem: Conceitos e procedimentos (9ª ed.). Elsevier Editora Ltda.
Rosa, M., Amendoeira, J., Silva, I., Tavares, M., Saragoila, M.& Silva, M. (2020). Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade Curricular. In Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas do Ensino Superior  (pp. 147-157). ISBN 978-972-95259-8-8.

Observações