Código: | LE-E1 | Sigla: | E1 | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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L3ENF1 | 73 | Licenciatura Enfermagem | 1º | 9 |
Capacidade de avaliação da pessoa na identificação de respostas humanas na satisfação das necessidades humanas básicas
Habilidades para a operacionalização dos instrumentos básicos em enfermagem
Capacidade de reflexão e análise de situações contextualizadas mobilizando os princípios científicos e ético-deontológicos
Capacidade de identificação da organização do cuidado de enfermagem e serviços de saúde na resposta às necessidades de saúde da pessoa
Capacidade de identificação do papel do enfermeiro no contexto das equipas de saúde/contexto organizacional
Os estudantes devem mobilizar os diferentes conhecimentos aprendidos ao longo do 1º ano no ensino teórico, nomeadamente a organização dos serviços de saúde em relação à saúde da pessoa, compreensão da pessoa como cidadão, o circuito de procura de cuidados e o espaço de prestação de cuidados considerando o ambiente terapêutico.
Os conteúdos a mobilizar devem ainda considerar a pessoa como ser global, as relações interpessoais no cuidar, os instrumentos básicos em enfermagem, a pessoa e a satisfação das inerentes necessidades humanas básicas, o corpo no cuidar em enfermagem. bem como os princípios éticos e deontológicos no âmbito do desenvolvimento de relações interpessoais e da capacitação do estudante para a tomada de decisão.
Pretende-se que o Estágio I - Fundamentos de Enfermagem seja facilitador e organizador dos conteúdos desenvolvidos durante o ensino teórico, nomeadamente no que se refere às unidades curriculares Fundamentos de Enfermagem I e II, bem como de conteúdos de disciplinas complementares à enfermagem, numa perspetiva transdisciplinar.
Este período de ensino clínico, organizado em torno da necessidade de aprendizagem dos estudantes no que concerne ao processo de cuidados de enfermagem à pessoa em situações de saúde diversas, pela mobilização dos diversos princípios científicos e pela operacionalização dos instrumentos básicos em enfermagem, constitui-se como facilitador da estruturação dos conceitos fundamentais ao saber em enfermagem bem como potenciador do desenvolvimento da capacidade de reflexão e análise.
O Estágio I desenvolve-se em instituições sociais e de saúde onde se prestam cuidados de enfermagem.
Privilegia-se uma metodologia interativa baseada no trabalho do estudante com a orientação direta dos enfermeiros cooperantes e científico-pedagógica do professor.
Para a avaliação contribuirá o desempenho (60%) e um trabalho escrito (40%), ambos individuais.
A filosofia educativa que suporta o modelo de formação em enfermagem no âmbito da licenciatura, baseia-se na centralidade do estudante no processo de formação, considerando-o um ator da aprendizagem e criando as condições mais adequadas para que aprenda.
As metodologias organizam-se em torno da aprendizagem dos estudantes no que concerne ao processo de cuidados de enfermagem à pessoa, pelo que os estudantes acompanham/observam os enfermeiros cooperantes no desenvolvimento das atividades de interação com as pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem e avaliam a respetiva satisfação das necessidades humanas básicas.
Considerando o seu estádio de aprendizagem, a partilha com os estudantes do quê, porquê e como dessas atividades, assim como a promoção de momentos de reflexão e discussão nos quais se preconiza que o estudante mobilize os princípios científicos e ético deontológicos, permitirão a construção de uma perceção global das atividades conducentes à satisfação das necessidades humanas básicas das pessoas que acorrem aos cuidados de enfermagem.