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Estágio II - Diagnóstico de situação em contexto comunitário

Código: LE-E2    Sigla: E2
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 71 Licenciatura Enfermagem 7

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 0,27
Estágio: 7,20
Orientação Tutorial: 3,25

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 4 1,08
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   0,27
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   0,27
Marta Maria Gonçalves Rosa   0,27
Estágio Totais 1 7,20
Orientação Tutorial Totais 4 13,00
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   2,67
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   3,07
Marta Maria Gonçalves Rosa   3,73

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Maria Gonçalves Rosa Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de aquisição, reflexão e transposição teoria/prática na elaboração do diagnóstico de um grupo populacional em contexto comunitário
Capacidade de colheita e análise de dados a partir de diferentes fontes para identificação do diagnóstico, num grupo populacional com base numa abordagem teórico-conceptual de enfermagem
Capacidade de trabalhar em grupo analisando a importância do diagnóstico no processo de cuidados  

Conteúdos programáticos

Saúde do jovem, adulto e idoso
Contextos de desenvolvimento
Programas nacionais de saúde
Os grupos, inseridos no ambiente geopolítico e sociocultural
Parceiros sociais em projetos de saúde na comunidade
Perspetiva sistémica
Promoção da saúde

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos organizam-se em torno do diagnóstico, enquanto fase da primeira etapa do processo de enfermagem, aos grupos populacionais de jovens, adultos e idosos, inseridos em contextos de desenvolvimento: escolas, empresas, centros de dia e outros da comunidade, bem como com os parceiros sociais, mobilizando as dimensões: cognitiva, metodológica, tecnológica e linguística relacionadas com as competências instrumentais, no âmbito da promoção da saúde, tendo por referência, as diretrizes dos programas nacionais de saúde. Na reflexão sobre o diagnóstico valorizam-se as competências interpessoais, bem como as competências sistémicas no âmbito da capacidade para aprender, na construção do conhecimento, na compreensão e valorização da centralidade dos grupos no processo de cuidados.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A organização e desenvolvimento do estágio assume a centralidade do estudante no processo de aprendizagem, adotando-se a transposição teoria/prática de enfermagem, mobilizando conhecimentos apropriados pelo estudante, numa perspetiva sistémica e metaparadigmática, face ao diagnóstico de grupos populacionais em contexto comunitário, com produção de um trabalho de grupo com apresentação e discussão, em seminário. Prevê-se orientação científico-pedagógica  do professor, com subsequente avaliação formativa. A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelo estudante através de: pesquisa bibliográfica que suporte a elaboração do diagnóstico de um grupo populacional em contexto comunitário.


Avaliação

Trabalho escrito em grupo - diagnóstico de situação, com a ponderação de 70% e Avaliação de desempenho individual, com ponderação de 30%.   

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino organizam-se em simultâneo ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas. Face à diversidade dos estudantes e dos contextos, os professores e os enfermeiros são parceiros neste processo, na formação e dinamização de grupos de trabalho para cooperação entre os mesmos nas atividades e participação ativa na aprendizagem; da criação de espaços de intercomunicação entre os estudantes e o professor  e da elaboração de cronograma de atividades cooperativas. Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para analisar dados provenientes dos grupos populacionais e de informantes-chave, na primeira etapa do processo de cuidados, mobilizando o pensamento crítico, perante situações em ambiente real de cuidados nos contextos da comunidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Direção-Geral da Saúde (2015). Programa nacional de saúde escolar. Lisboa: DGS.

Direção-Geral da Saúde (2013). Programa nacional de saúde ocupacional: 2º ciclo 2013/2017. Lisboa: DGS.

Direção-Geral da Saúde (2004). Programa nacional para a saúde das pessoas idosas. Lisboa: DGS.

Melo, P. (2020). Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lisboa: Lidel Laverack, G. (2008). Promoção da saúde poder e empoderamento. Loures: Lusociência.

Loureiro, I. & Miranda, N. (2018). Promoção da Saúde: Dos Fundamentos à Ação - 3ª Edição Coimbra: Almedina.

Ribeiro, O. & Paúl, C. (2018). Manual de envelhecimento ativo (2ª ed.). Lidel


Stanhope, M., & Lancaster, J. (Org.). (2011). Enfermagem de Saúde Pública: Cuidados de saúde na comunidade centrados na população (7ª ed.). Lisboa: Lusodidacta.

Tomey, A. & Alligood, M. (2004). Teóricas de enfermagem e sua obra: Modelos e teorias de enfermagem (5ª ed.). Loures: Lusociência.

Observações