Código: | LE-E2 | Sigla: | E2 | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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L3ENF1 | 71 | Licenciatura Enfermagem | 2º | 7 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Capacidade de aquisição, reflexão e transposição teoria/prática na elaboração do diagnóstico de um grupo populacional em contexto comunitário
Capacidade de colheita e análise de dados a partir de diferentes fontes para identificação do diagnóstico, num grupo populacional com base numa abordagem teórico-conceptual de enfermagem
Capacidade de trabalhar em grupo analisando a importância do diagnóstico no processo de cuidados
Saúde do jovem, adulto e idoso
Contextos de desenvolvimento
Programas nacionais de saúde
Os grupos, inseridos no ambiente geopolítico e sociocultural
Parceiros sociais em projetos de saúde na comunidade
Perspetiva sistémica
Promoção da saúde
Trabalho escrito em grupo - diagnóstico de situação, com a ponderação de 70% e Avaliação de desempenho individual, com ponderação de 30%.
As metodologias de ensino organizam-se em simultâneo ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas. Face à diversidade dos estudantes e dos contextos, os professores e os enfermeiros são parceiros neste processo, na formação e dinamização de grupos de trabalho para cooperação entre os mesmos nas atividades e participação ativa na aprendizagem; da criação de espaços de intercomunicação entre os estudantes e o professor e da elaboração de cronograma de atividades cooperativas. Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para analisar dados provenientes dos grupos populacionais e de informantes-chave, na primeira etapa do processo de cuidados, mobilizando o pensamento crítico, perante situações em ambiente real de cuidados nos contextos da comunidade.
Direção-Geral da Saúde (2015). Programa nacional de saúde escolar. Lisboa: DGS.
Direção-Geral da Saúde (2013). Programa nacional de saúde ocupacional: 2º ciclo 2013/2017. Lisboa: DGS.
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Melo, P. (2020). Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lisboa: Lidel Laverack, G. (2008). Promoção da saúde poder e empoderamento. Loures: Lusociência.
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Tomey, A. & Alligood, M. (2004). Teóricas de enfermagem e sua obra: Modelos e teorias de enfermagem (5ª ed.). Loures: Lusociência.