Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de avaliação da pessoa/família em processo de saúde/doença em contextos de cirurgia, utilizando a metodologia científica
Capacidade de mobilização e integração de conhecimentos para diagnosticar, executar e avaliar cuidados de enfermagem à pessoa/família em processo de saúde/doença em contextos de cirurgia com base na evidência científica
Capacidade de prestação de cuidados à pessoa/família em processo de saúde/doença em contextos de cirurgia
Habilidades interpessoais promotoras do trabalho em equipa e da comunicação e relação com a pessoa/família
Conteúdos programáticos
Cuidados de enfermagem centrados na capacitação da pessoa em processo de saúde/doença do foro cirúrgico em contexto hospitalar. Os conteúdos mobilizados das várias unidades curriculares correspondem e contribuem de forma transversal para os estudantes atingirem os objetivos da unidade curricular Estágio IV, centrados nas dimensões da conceção da disciplina de enfermagem, fundamentos de enfermagem I e II, Enfermagem ao Jovem, Adulto e Idoso, Enfermagem à Pessoa em Processo de Saúde Doença I e II, dimensão social e antropológica da pessoa/família, dimensão ética e deontológica dos cuidados de enfermagem. Os conteúdos permitem aos estudantes a fundamentação para a tomada de decisão no âmbito do planeamento, intervenção e avaliação da pessoa em processo de saúde/doença do foro cirúrgico através de uma prática baseada na evidência.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A dimensão concetual da unidade curricular integra o metaparadigma em enfermagem que ajudam o estudante a olhar a pessoa que vivencia processos de saúde/doença numa perspetiva compreensivista dos fenómenos em contexto cirúrgico. A complexidade dos fenómenos em saúde vivenciados pelas pessoas exige dos estudantes, desenvolvimento das capacidades de avaliação, análise, pensamento crítico, tomada de decisão, mobilização de conhecimentos, através de uma prática baseada na evidência; de trabalho em equipa, relações interpessoais e profissionais e de prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em contexto de cirurgia. A perspetiva multidisciplinar contribui para o desenvolvimento das aptidões e competências no sentido de atingir os objetivos da unidade curricular - promover a capacitação da pessoa em processo de saúde/doença em contextos de cirurgia.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Todos os estudantes iniciam o estágio em unidades de internamento cirúrgico com orientação clínica, diária, dos enfermeiros dos contextos e orientação científica e pedagógica do professor em regime de orientação tutorial, em momentos chave, de acordo com programação.
Ao longo do estágio estabelecem-se momentos de avaliação formativa individual e/ou em grupo com discussão e reflexão sobre a ação, o desenvolvimento do juízo clínico e as tomadas de decisão face aos processos de cuidados. Estas discussões realizam-se em grupo com o professor orientador. Os estudantes fundamentam os cuidados prestados às pessoas que cuidam e que contribui para a sua avaliação de desempenho.
As horas de trabalho autónomo serão utilizadas pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo dos conteúdos da UC.
Avaliação
Avaliação:
Avaliação individual de desempenho (80%)
Estudo de caso individual e discussão em grupo (20%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A conceção de enfermagem nos contextos da prática possibilita aos estudantes a mobilização dos conhecimentos, aptidões numa perspetiva multidisciplinar.
A capacidade que os estudantes demonstram na avaliação da pessoa, permite o planeamento, análise e síntese dos processos de cuidados de forma individualizada, centrados na sua capacitação. Os estudantes desenvolvem habilidades interpessoais.
A capacidade em transferir o conhecimento para a prática clínica desenvolve-se pelas aptidões, aplicação e compreensão do mesmo, julgamento e tomada de decisão, comunicação, compromisso ético, aprender a aprender, que resultam no planeamento de cuidados baseados na reflexão e pensamento crítico centrados na pessoa em processo de saúde/doença em contexto de cirurgia.
A utilização da investigação integra uma prática baseada na evidência.
As aptidões e competências desenvolvidas numa relação integrada entre a dimensão intelectual e prática promovem as capacidades técnicas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Monahan, F., Sands, J., Neighbors, M., Marek, J., & Green, C., (2009). Enfermagem médico-cirúrgica Phipps: Perspetivas de saúde e doença (8ª ed.). Loures: Lusodidacta.
Orem, D. E. (2001). Nursing: Concepts of practice (6th ed.). St. Louis, MO: Mosby.
Rothrock, J.C. (2008). Cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico (13ª ed.). Loures: Lusodidacta.
Monteiro, Ana Margarida. Alves, Marta. Marques, Olinda. 2016. Diabetes e cirurgia de ambulatório protocolo de atuação no período perioperatório. Rev. Port. Endocrinol Diabetes Metab. 11(2). p. 262-267.
Norte, Patrícia Isabel Marques. Sousa, Pedro Miguel da Silva Jácome. 2014. Analgesia por DIB no controlo da dor: Intervenções de Enfermagem. Associação Científica dos Enfermeiros. Rev. Digital. 3. p. 14-17.
Silva, M. J. (2017). Enfermagem na Promoção da Autogestão do Regime Terapêutico em Pessoas com Doença Cardiovascular: uma Teoria Prescrita de Enfermagem. RCAAP ICBAS. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/106473