• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LE-E7
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estágio VII - Enfermagem de Saúde Familiar e Comunitária

Código: LE-E7    Sigla: E7
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 78 Licenciatura Enfermagem 9

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 0,27
Estágio: 9,33
Orientação Tutorial: 1,20

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 12 3,24
Catarina Inês Costa Afonso   0,53
Dina Isabel Coito Bernardino   0,53
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,53
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   0,53
Estágio Totais 1 9,33
Orientação Tutorial Totais 6 7,20
Catarina Inês Costa Afonso   3,20
Dina Isabel Coito Bernardino   3,20
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   3,00
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   3,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de planeamento, execução e avaliação de cuidados de enfermagem à pessoa/família e à comunidade com base numa abordagem teórico-conceptual de enfermagem
Capacidade de desenvolvimento de atividades de planeamento e avaliação ao indivíduo/família e à comunidade para a promoção da saúde, prevenção de complicações e reabilitação, integrado na equipa multidisciplinar
Capacidade de desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem com o indivíduo/ família e comunidade, fornecendo informação de saúde relevante para o seu empoderamento


     

Conteúdos programáticos

Estratégias de avaliação, planeamento e intervenção de enfermagem na família
Estratégias de avaliação, planeamento e intervenção de enfermagem na comunidade 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O estudante desenvolve competências instrumentais, no planeamento, execução e avaliação dos cuidados de enfermagem e ao nível da gestão de informação para a resolução de problemas de saúde da pessoa/família e comunidade.
Os conteúdos teóricos são mobilizados pelo estudante, evidenciando-se a capacidade evolutiva de aprendizagem com novas situações - mobilizam-se conceitos e instrumentos para avaliação e intervenção na família e comunidade, visando o seu empoderamento - demonstrando-se um desenvolvimento sistémico de competências. O estudante integra equipas multidisciplinares demonstrando habilidades de crítica e autocrítica em contexto clínico, desenvolvendo competências ao nível interpessoal.

 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Considerando a centralidade do estudante no processo de ensino e aprendizagem para a organização e desenvolvimento desta UC, o estudante desenvolve a prestação de cuidados em contextos reais da prática clínica em Cuidados de Saúde Primários - Unidades de Saúde Familiar, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e Unidades de Cuidados na Comunidade.
Privilegiam-se momentos de avaliação formativa, com discussão de casos clínicos com grupo de estudantes e enfermeiros do contexto clínico, e orientação científico-pedagógico de forma individual e em grupo. Avaliação: desempenho - 75 % da nota final. O estudante elabora 1 reflexão escrita (25% da nota final), centrada num momento de aprendizagem.
Pressupõe-se um investimento produtivo nas horas de trabalho autónomo, que nesta UC se deve focar essencialmente nas evidencias cientificas disponíveis na área da literacia em saúde, enfermagem de família e comunidade, a par das orientações inerentes à operacionalização do PNS 2021-2030.



Avaliação

 Avaliação: desempenho - 75 % da nota final. O estudante elabora 1 reflexão escrita (25% da nota final), centrada num momento de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Espera-se que o estudante demonstre a apropriação de um conjunto de competências revelando destreza cognitiva, intelectual e instrumental, permitindo-lhe a necessária extensão e contextualização à família e à comunidade de acordo com os objetivos do estágio.
Promove-se no estudante a apropriação, desde uma fase inicial de estágio, da missão, objetivos de intervenção e orgânica funcional da Unidade onde está inserido. Neste período de ensino clínico as oportunidades geradas em contexto real, permitem que o estudante se adapte progressivamente e desenvolva a sua autonomia em novas situações sem perder de vista a informação de saúde relevante para o planeamento dos cuidados à pessoa/família e comunidade, com base em modelos conceptuais. No mesmo sentido é esperável que o estudante demonstre capacidade de análise e síntese de dados à pessoa/família e à comunidade como cliente, mobilizando estratégias de ensino e aprendizagem com vista ao seu empoderamento.
De acordo com os objetivos definidos para este estágio, em consonância com os contextos onde ele se desenvolve, espera-se que seja consciencializada pelo estudante a singularidade destes contextos de aprendizagem relativamente ao desenvolvimento do seu pensamento crítico e reflexão sobre a prática clínica, em equipa de pares e multidisciplinar, com tradução efetiva nas reflexões escritas centradas nas aprendizagens significativas, identificadas pelos estudantes.

Pressupondo um investimento produtivo nas horas de trabalho autónomo, que nesta UC se deve focar essencialmente nas evidencias cientificas disponíveis na área da literacia em saúde, a par das orientações inerentes à operacionalização do PNS 2021-2030.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Figueiredo, M. (2012). Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar: Uma abordagem colaborativa em enfermagem de família [Dynamic model of evaluation and family intervention: a collaborative approach in family nursing]. Lusociência.
Loureiro, I. & Miranda, N. (2018). Promoção da Saúde: dos fundamentos à ação (3ª Ed.) [Health promotion: from foundations to action]. Almedina
Melo, P (2020). Enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública [Community health and public health nursing]. Lisboa: Lidel - Edições Técnicas
Neuman, B. & Fawcett, J. (2011). The Neuman Systems Model.(5ª Ed.). Pearson
Stanhope, M., & Lancaster, J. (2011). Enfermagem comunitária [Community nursing]. Lusociência