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Enfermagem ao Jovem, Adulto e Idoso

Código: LE-EJAI    Sigla: EJAI
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 75 Licenciatura Enfermagem 5

Horas Efetivamente Lecionadas

38B

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 15,83
Seminários: 10,00
Orientação Tutorial: 3,33

38

Ensino Teórico: 36,83
Teórico-Práticas: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

38A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 16,83
Seminários: 10,00
Orientação Tutorial: 3,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,07
Teórico-Práticas: 1,33
Seminários: 0,80
Orientação Tutorial: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 2 6,14
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,93
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   1,07
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   1,07
Teórico-Práticas Totais 2 2,66
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,80
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   0,93
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   0,93
Seminários Totais 4 3,20
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,53
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   0,53
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   0,53
Orientação Tutorial Totais 4 1,60
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,27
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   0,13
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de aquisição de conhecimentos face ao desenvolvimento da pessoa, nas etapas de vida jovem, adulto e idoso, numa perspetiva de saúde e bem-estar

Capacidade de aprender a diagnosticar, em grupo, situações de saúde face às tarefas de desenvolvimento e aos determinantes de saúde do jovem, adulto e idoso, em contextos de vida reais e numa perspetiva sistémica

Desenvolvimento da capacidade para aplicar conhecimentos no âmbito da colheita de dados e formulação diagnóstica, mobilizando variáveis institucionais e sistémicas, contextualizadoras dos grupos em referência    

Conteúdos programáticos

Determinantes de saúde do jovem, adulto e idoso, numa perspetiva sistémica

Saúde do jovem e contextos de desenvolvimento

Programa nacional de saúde escolar

O trabalho enquanto tarefa de desenvolvimento do adulto

Problemáticas associadas ao trabalho e sua influência na saúde

Plano nacional de saúde ocupacional: orientação para um trabalho saudável

O envelhecimento da população - aspetos sociodemográficos

Programa nacional para a saúde das pessoas idosas

Respostas da comunidade: o idoso no domicílio e institucionalizado    

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conhecimento e compreensão do desenvolvimento humano, nos múltiplos contextos de vida e sujeito a variáveis sistémicas -  ambientais, psicológicas e socioculturais, bem como a compreensão da influência destas variáveis na saúde e bem-estar dos grupos, 
constitui uma situação de aprendizagem potenciadora de construção de competências, pela capacidade de identificar e analisar dados conducentes a um diagnóstico de grupos, que partilham experiências de desenvolvimento e contextuais. 
A combinação de conhecimentos elementares, compreensão e sensibilidade para o reconhecimento da interligação do todo com as partes, característica da perspetiva sistémica do desenvolvimento humano, é uma condição fundamental no percurso formativo do estudante de enfermagem.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


Método expositivo-interativo sobre determinantes de saúde do jovem, adulto e idoso, na interação com as tarefas de desenvolvimento da pessoa nestas etapas do ciclo de vida. Trabalho em grupo sobre situações construídas de diagnóstico no jovem, adulto e idoso, enquanto treino de habilidades de análise e síntese de informação, bem como da capacidade de procurar e analisar informação de várias fontes. Seminário de discussão entre estudantes e professores.
A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos professores.


Avaliação

A avaliação resulta de um trabalho em grupo, com apresentação em sala de aula e trabalho escrito (com a ponderação de 40%) e um teste escrito individual com ponderação de 60% na classificação final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino assinaladas são congruentes com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que: a metodologia expositiva-interativa permite a aquisição de conhecimentos básicos no âmbito da temática em causa, assegurando a aquisição de competências de âmbito cognitivo; os trabalhos de grupo suportam o desenvolvimento da capacidade de análise e síntese, bem como o treino de habilidades interpessoais, através da discussão em sala de aula e dos vários momentos de interação professor-aluno; a disseminação e confronto de diferentes perspetivas, através do seminário, permitem a capacidade de gerar novas ideias, a partir da mobilização de conteúdos das diferentes Unidades Curriculares, cujos contributos são potenciados.
A diversidade e intercomplementaridade das estratégias utilizadas nos diferentes momentos de trabalho pedagógico asseguram o acompanhamento do processo de ensino/aprendizagem, permitindo reorientar o mesmo, no sentido da aquisição das competências pretendidas neste período do ciclo de formação

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Nogueira, M., Teixeira, D., Pires, B., Mosca, S., Teixeira, A. L., Clemente, F., & Sevivas, F. (2023). Mental health and coping strategies used by nurses during the COVID-19 pandemic: Scoping review. Journal of Social and Educational Research, 2(1), 1-7. https://doi.org/10.5281/zenodo.8047187

Nogueira, M. J., Teixeira, D. & Santos, C. (2024). Atividade Física Dos Idosos em Portugal e Impactos na Saúde: Scoping Review. In M. F. S. Praxedes (Ed.). Enfermagem na linha de frente: Experiências e lições aprendidas 2 (p 117-129). Atena Editora, Ponta Grossa-PR ISBN: 978-65-258-2227-3, Doi: https://doi.org/10.22533/at.ed.273241202; Doi do Capitulo: https://doi.org/10.22533/at.ed.27324120211

Pereira, M.C. & Rodrigues, D. (2022). Implicações no cuidar da criança refugiada: Revisão Scoping. Recien, 12 (38) DOI: 10.24276/rrecien2022.12.38.315-322

Tomey, A. & Alligood, M. (2004). Teóricas de enfermagem e sua obra: Modelos e teorias de enfermagem (5ª ed.). Lusociência.

Observações