Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira
Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE
Coordenação Científica
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de aquisição de conhecimentos face ao desenvolvimento da pessoa, nas etapas de vida jovem, adulto e idoso, numa perspetiva de saúde e bem-estar
Capacidade de aprender a diagnosticar, em grupo, situações de saúde face às tarefas de desenvolvimento e aos determinantes de saúde do jovem, adulto e idoso, em contextos de vida reais e numa perspetiva sistémica
Desenvolvimento da capacidade para aplicar conhecimentos no âmbito da colheita de dados e formulação diagnóstica, mobilizando variáveis institucionais e sistémicas, contextualizadoras dos grupos em referência
Conteúdos programáticos
Determinantes de saúde do jovem, adulto e idoso, numa perspetiva sistémica
Saúde do jovem e contextos de desenvolvimento
Programa nacional de saúde escolar
O trabalho enquanto tarefa de desenvolvimento do adulto
Problemáticas associadas ao trabalho e sua influência na saúde
Plano nacional de saúde ocupacional: orientação para um trabalho saudável
O envelhecimento da população - aspetos sociodemográficos
Programa nacional para a saúde das pessoas idosas
Respostas da comunidade: o idoso no domicílio e institucionalizado
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O conhecimento e compreensão do desenvolvimento humano, nos múltiplos contextos de vida e sujeito a variáveis sistémicas - ambientais, psicológicas e socioculturais, bem como a compreensão da influência destas variáveis na saúde e bem-estar dos grupos,
constitui uma situação de aprendizagem potenciadora de construção de competências, pela capacidade de identificar e analisar dados conducentes a um diagnóstico de grupos, que partilham experiências de desenvolvimento e contextuais.
A combinação de conhecimentos elementares, compreensão e sensibilidade para o reconhecimento da interligação do todo com as partes, característica da perspetiva sistémica do desenvolvimento humano, é uma condição fundamental no percurso formativo do estudante de enfermagem.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Método expositivo-interativo sobre determinantes de saúde do jovem, adulto e idoso, na interação com as tarefas de desenvolvimento da pessoa nestas etapas do ciclo de vida. Trabalho em grupo sobre situações construídas de diagnóstico no jovem, adulto e idoso, enquanto treino de habilidades de análise e síntese de informação, bem como da capacidade de procurar e analisar informação de várias fontes. Seminário de discussão entre estudantes e professores. A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos professores.
Avaliação
A avaliação resulta de um trabalho em grupo, com apresentação em sala de aula e trabalho escrito (com a ponderação de 40%) e um teste escrito individual com ponderação de 60% na classificação final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino assinaladas são congruentes com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que: a metodologia expositiva-interativa permite a aquisição de conhecimentos básicos no âmbito da temática em causa, assegurando a aquisição de competências de âmbito cognitivo; os trabalhos de grupo suportam o desenvolvimento da capacidade de análise e síntese, bem como o treino de habilidades interpessoais, através da discussão em sala de aula e dos vários momentos de interação professor-aluno; a disseminação e confronto de diferentes perspetivas, através do seminário, permitem a capacidade de gerar novas ideias, a partir da mobilização de conteúdos das diferentes Unidades Curriculares, cujos contributos são potenciados. A diversidade e intercomplementaridade das estratégias utilizadas nos diferentes momentos de trabalho pedagógico asseguram o acompanhamento do processo de ensino/aprendizagem, permitindo reorientar o mesmo, no sentido da aquisição das competências pretendidas neste período do ciclo de formação
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Nogueira, M., Teixeira, D., Pires, B., Mosca, S., Teixeira, A. L., Clemente, F., & Sevivas, F. (2023). Mental health and coping strategies used by nurses during the COVID-19 pandemic: Scoping review. Journal of Social and Educational Research, 2(1), 1-7. https://doi.org/10.5281/zenodo.8047187
Nogueira, M. J., Teixeira, D. & Santos, C. (2024). Atividade Física Dos Idosos em Portugal e Impactos na Saúde: Scoping Review. In M. F. S. Praxedes (Ed.). Enfermagem na linha de frente: Experiências e lições aprendidas 2 (p 117-129). Atena Editora, Ponta Grossa-PR ISBN: 978-65-258-2227-3, Doi: https://doi.org/10.22533/at.ed.273241202; Doi do Capitulo: https://doi.org/10.22533/at.ed.27324120211
Pereira, M.C. & Rodrigues, D. (2022). Implicações no cuidar da criança refugiada: Revisão Scoping. Recien, 12 (38) DOI: 10.24276/rrecien2022.12.38.315-322
Tomey, A. & Alligood, M. (2004). Teóricas de enfermagem e sua obra: Modelos e teorias de enfermagem (5ª ed.). Lusociência.