Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de aquisição de conhecimentos e compreensão dos mecanismos fisiopatológicos e das respostas da pessoa/família em situação de afeção do foro médico Capacidade de reconhecimento e compreensão da problemática da gestão do regime terapêutico e do processo de cuidados de enfermagem no cuidar a pessoa/família com afeção do foro médico em diferentes contextos da prática Capacidade de resolução de problemas e tomada de decisão na análise de casos clínicos/situações problema, fundamentadas na procura e análise de informação proveniente de fontes científicas Capacidade de trabalho individual e em grupo na análise de casos clínicos/situações problema e durante a prática de procedimentos/técnicas de enfermagem Capacidade de identificação, compreensão e reflexão sobre os problemas ético-deontológicos inerentes ao cuidar da pessoa/família em situação de doença e em fim de vida.
Conteúdos programáticos
A pessoa/família e o processo de transição saúde/doença Respostas humanas à situação de saúde/doença Adesão ao regime terapêutico A pessoa/família a vivenciar processos de saúde/doença ao nível dos diversos sistemas corporais Respostas da comunidade: Cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares e cuidados continuados integrados Gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com perturbações fisiopatológicas associadas a afeção médica Cuidado de enfermagem à pessoa/família com disfunção dos sistemas corporais decorrentes de afeção médica A pessoa/família em processo de morte/fim de vida Conceitos e significados associados ao processo de morrer Cuidado de enfermagem à pessoa/família em situação de fim de vida e em processo de morte Questões ético-deontológicas e aspetos legais no cuidar da pessoa/família em processo de transição saúde/doença, fim de vida e em processo de morte.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nesta UC ocorre o primeiro contacto do estudante com a problemática da pessoa/família em situação de doença e com a importância da gestão do regime terapêutico como abordagem integrada entre cuidador e cuidado, numa visão holística do processo. Os conteúdos, estruturados nesta lógica, privilegiam a vivência do processo como elemento organizador do planeamento, execução e avaliação da intervenção de enfermagem, sustentada no conhecimento e compreensão das várias dimensões da situação, em simultâneo com a integração da singularidade associada ao processo de saúde/doença. A inclusão da dimensão fisiopatológica e ética/deontológica, numa perspetiva completiva e integrativa, estimula no estudante não apenas o desenvolvimento de habilidades instrumentais no âmbito da decisão e resolução de problemas, mas também na dimensão interpessoal, do trabalho partilhado que prepara para a prática interdisciplinar.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teóricas expositivas e interativas com questionamento numa perspectiva integrativa dos conteúdos, com estratégias centradas na aprendizagem e que desenvolvam capacidades de integração/translação dos conhecimentos e recurso a ferramentas pedagógicas: modelos anatómicos, imagens e vídeos Aulas teórico-práticas: análise e discussão dos conteúdos com recurso a exemplos da prática de cuidados, vídeos de situações próximas da realidade, situações problema e sua resolução. Aulas práticas laboratoriais - demonstração e treino de procedimentos técnicos em ambiente controlado, utilizando a simulação como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação. Orientação tutorial: orientação do estudante no desenvolvimento do trabalho escrito de metodologia reflexiva (pequenos grupos). Seminário: apresentação e discussão do trabalho escrito (grupo alargado). Componente autónoma: tempo do estudante para pesquisa, análise de documentos e estudo dos conteúdos.
Avaliação: - 2 testes escritos com a ponderação de 35% cada um; - Práticas Laboratoriais com a ponderação de 10% ancorada num instrumento de avaliação individual; - Apresentação da síntese da metodologia reflexiva em seminário, com ponderação de 20%.
Avaliação
- 2 testes escritos com a ponderação de 35% cada um; - Práticas Laboratoriais com a ponderação de 10% ancorada num instrumento de avaliação individual; - Apresentação da síntese da metodologia reflexiva em seminário, com ponderação de 20%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
No sentido da explicitação e clarificação dos conteúdos programáticos far-se-á a utilização do método expositivo, interativo com questionamento num contexto das aulas teóricas, que incentiva a proatividade do estudante no sentido de aprender a aprender. O estudante participa na construção do seu conhecimento ao colaborar na argumentação dinamizada em sala de aula, complementada pela pesquisa orientada de informação pertinente, estrutural e complementar, num conjunto de estratégias que promove o desenvolvimento de competências instrumentais e abre o caminho para a aquisição de competências sistémicas nesta área. A discussão e reflexão são estimuladas através do recurso a casos clínicos/situações problema que começam por ser centrados em aspetos específicos das respostas da pessoa/família ao processo de saúde/doença e se vão construindo ao longo do percurso do estudante na UC pela integração das novas dimensões/aspetos/temáticas abordados. A complexidade das situações vai aumentando pelo enriquecimento dos cenários com, por exemplo, as questões ético-deontológicas, e/ou sua extensão aos momentos de lecionação teórico/prática ou de prática laboratorial, organizados entre o grande grupo e pequenos grupos que, conforme os objetivos delineados, são dinamizados em simultâneo por diferentes professores, numa perspetiva de problematização que procura mobilizar e integrar os conceitos major abordados. A estratégia de estimulação do processo reflexivo, conduzida ao longo do desenvolvimento da UC inicia por uma pequena história que reúne diversos aspetos do cuidar, intencionalmente selecionados pelos professores, deixando em aberto aos estudantes a identificação de um dilema associado à prestação de cuidados, para o qual os estes procuram, de forma independente mas supervisada, encontrar soluções de resposta possíveis, fundamentando-as na mais recente evidência sobre o tema, alternando momentos de reflexão individualizada e discussão em grupo, seguindo um fluxograma flexível mas organizador. A possibilidade de integrar na discussão valores e experiências pessoais, resultado de vivências do próprio, desperta o estudante e o grupo para a reflexão sobre a diversidade e multiculturalidade, numa perspetiva de complementaridade com as outras UC, que concorre para adquirir habilidades de crítica e autocrítica, e, numa dimensão mais sistémica, gerar novas ideias, potenciando o percurso teórico/prático de aplicação de conhecimentos na prática. Culminando num momento de seminário, o desenvolvimento das várias fases do processo resulta na apresentação de uma síntese das conclusões do mesmo, identificando-se os aspetos passíveis de generalização e aplicação na prática, destacando os valores e o conhecimento.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ACSS (2011). Manual de normas de enfermagem: Procedimentos técnicos. MS. Hinkle & Cheever (2019). Brunner & Suddarth: Manual de Enfermagem médico-cirúrgica. 14ªed. Meleis, A. (2017). Theoretical Nursing: development & progress. 6th ed. Lippincott Williams & Wilkins. Pacheco, S. (2014). Cuidar a pessoa em fase terminal: Perspetiva ética. 3ªed. Lusodidacta Pinto, MR. et al. (2017). Impact of a structured multicomponent educational intervention program on metabolic control of patients with type 2 diabetes. BMC Endocrine Disorders 17:1. Patry, JL, Pinto, MR, Spínola, A. & Reis, A. (2017). Piloting VaKE in the education for practice of nurses, EAPRIL 2016 Proceedings, 139-151 Santos, J.; Simões Figueiredo, A. (2019). Abordagens Preferenciais ao Ensino: Um estudo com professores do curso de enfermagem. Servir, 60 1-2 (2019): 23- 29 Sapeta, P. (2011). Cuidar em fim de vida: Processo de interação enfermeiro-doente. Lusociência Orem, DE (1995). Nursing: Concepts of practice. 5thed. Mosby