Código: | LE-ESI | Sigla: | ESI | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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L3ENF1 | 88 | Licenciatura Enfermagem | 4º | 7 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 20,50 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 16,67 |
Seminários: | 6,67 |
Orientação Tutorial: | 3,33 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 21,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 15,83 |
Seminários: | 3,33 |
Orientação Tutorial: | 1,67 |
Ensino Teórico: | 22,50 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 0,00 |
Seminários: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Capacidade de compreensão e reflexão de conhecimentos inerentes à complexidade de cuidar com o recém-nascido/criança/jovem e família inserida num microssistema específico no processo saúde doença.
Capacidade de desenvolvimento de autocrítica e de habilidades comunicacionais e de negociação no âmbito da promoção do bem-estar do recém-nascido/criança/jovem e família e maximização do seu potencial de crescimento e desenvolvimento em contextos culturalmente sensíveis através de parcerias com os pais/família.
Capacidade de compreensão de ambientes multiculturais, crenças e práticas educativas e de saúde e tomada de decisão de situações complexas inerentes ao cuidar com o recém-nascido/criança/jovem/família no processo saúde doença.
Capacidade de análise dos aspetos ético-deontológicos inerentes ao cuidar com o recém-nascido/criança/jovem/família, mobilizando-os para a tomada de decisão.
A evolução dos cuidados à criança em Portugal e no Mundo.
O recém-nascido/criança/jovem/família enquanto microssistema; crenças e práticas educativas e de saúde; contexto familiar, cultural e comunitário.
Indicadores de saúde.
Programas de saúde.
Novas tendências do cuidar no recém-nascido/criança/jovem/família: cuidado centrado na família; participação e parceria pela capacitação das famílias e negociação dos cuidados.
Preservação da segurança e bem-estar do recém-nascido/criança/família. Direitos e processo terapêutico.
O crescimento e desenvolvimento do recém-nascido/criança/jovem.
O recém-nascido/criança/jovem/família doente e a hospitalização: problemática da hospitalização; alterações de saúde/doença e intervenções de enfermagem.
O recém-nascido/criança/jovem com necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade.
Urgências/emergências no recém-nascido/criança/jovem. Suporte básico de vida pediátrico.
Procedimentos e técnicas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica.
A filosofia do cuidado centrado na família é a referência fundamental para a maximização do potencial do crescimento e desenvolvimento da criança inserida num microssistema específico na medida em que permite a análise das respostas às necessidades da criança/família e promove o envolvimento e empoderamento dos pais nos cuidados e reduz os efeitos adversos da hospitalização da criança. Para as respostas às necessidades da criança e família importa compreender a evolução dos cuidados à criança, nomeadamente no século XIX, XX e XXI, bem como conhecer e interpretar os indicadores de saúde da criança e analisar intervenções de enfermagem potenciadoras de crescimento e desenvolvimento da criança, em situação de saúde, risco e vulnerabilidade.
O primado da relação de parceria com os pais/família, a promoção da sua segurança e bem-estar, bem como a defesa do superior interesse da criança é fomentada pelo desenvolvimento de capacidades de comunicação, negociação e autocrítica. A análise de situações complexas, inerentes ao cuidar da criança/família permite a compreensão da influência de cenários culturais diversos, a reflexão de questões ético deontológicas e o desenvolvimento de tomadas de decisão e de gerar de novas ideias.
- Individual 70% (1 frequência 60%; PL 10%);
- Grupo 30% (trabalho escrito de natureza reflexiva e crítica).
Atendendo a que os estudantes se encontram no 4º ano relevam-se estratégias pedagógicas de natureza crítica e reflexiva com recurso à compreensão e análise de situações/problema reais e contextuais específicas desenvolvendo nos estudantes capacidade de se reciclarem, adquirindo novas atitudes e capacidades.
A apropriação progressiva de conhecimentos com a análise de situações/problema e também por via das práticas laboratoriais pretende a consolidação desses conhecimentos, demonstrando capacidades para aprender e adaptar-se a novas situações, bem como o desenvolvimento de capacidades de comunicação e de tomada de decisão.
Através da realização dos trabalhos de grupo e seminários com análise e reflexão de situações problema os estudantes desenvolvem capacidades interpessoais, como a autocrítica, habilidades comunicacionais e de negociação entre os pares e os professores apresentando/discutindo propostas de intervenção no âmbito da promoção do bem-estar da criança e família, maximização do seu potencial de crescimento e desenvolvimento em contextos culturalmente sensíveis planeando estratégias de parceria com os pais/família e de resolução de problemas.