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Enfermagem de Saúde Infantojuvenil

Código: LE-ESI    Sigla: ESI
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 88 Licenciatura Enfermagem 7

Horas Efetivamente Lecionadas

36B

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 20,50
Ensino Prático e Laboratorial: 16,67
Seminários: 6,67
Orientação Tutorial: 3,33

36A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 21,00
Ensino Prático e Laboratorial: 15,83
Seminários: 3,33
Orientação Tutorial: 1,67

36

Ensino Teórico: 22,50
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,87
Teórico-Práticas: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,67
Seminários: 0,80
Orientação Tutorial: 0,27

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 2 7,74
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira   0,53
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   0,47
Maria de Lourdes Ramos Caraça   0,60
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira - ESSAUDE / ESGTS   2,27
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira   1,87
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   1,47
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira - ESSAUDE / ESGTS   0,67
Ensino Prático e Laboratorial Totais 5 3,35
Lígia Eduarda Pereira Monterroso   1,33
Maria da Conceição Fernandes Santiago   1,33
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   1,33
Maria de La Salete Nunes Ferreira   1,33
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   1,33
Seminários Totais 6 4,80
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira   0,53
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   0,53
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira - ESSAUDE / ESGTS   0,53
Orientação Tutorial Totais 4 1,08
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira   0,13
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   0,13
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira - ESSAUDE / ESGTS   0,27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira - ESSAUDE / ESGTS Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de compreensão e reflexão de conhecimentos inerentes à complexidade de cuidar com o recém-nascido/criança/jovem e família inserida num microssistema específico no processo saúde doença.
Capacidade de desenvolvimento de autocrítica e de habilidades comunicacionais e de negociação no âmbito da promoção do bem-estar do recém-nascido/criança/jovem e família e maximização do seu potencial de crescimento e desenvolvimento em contextos culturalmente sensíveis através de parcerias com os pais/família.
Capacidade de compreensão de ambientes multiculturais, crenças e práticas educativas e de saúde e tomada de decisão de situações complexas inerentes ao cuidar com o recém-nascido/criança/jovem/família no processo saúde doença.
Capacidade de análise dos aspetos ético-deontológicos inerentes ao cuidar com o recém-nascido/criança/jovem/família, mobilizando-os para a tomada de decisão.

Conteúdos programáticos

A evolução dos cuidados à criança em Portugal e no Mundo.
O recém-nascido/criança/jovem/família enquanto microssistema; crenças e práticas educativas e de saúde; contexto familiar, cultural e comunitário.
Indicadores de saúde.
Programas de saúde.
Novas tendências do cuidar no recém-nascido/criança/jovem/família: cuidado centrado na família; participação e parceria pela capacitação das famílias e negociação dos cuidados.
Preservação da segurança e bem-estar do recém-nascido/criança/família. Direitos e processo terapêutico.
O crescimento e desenvolvimento do recém-nascido/criança/jovem.
O recém-nascido/criança/jovem/família doente e a hospitalização: problemática da hospitalização; alterações de saúde/doença e intervenções de enfermagem.
O recém-nascido/criança/jovem com necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade.
Urgências/emergências no recém-nascido/criança/jovem. Suporte básico de vida pediátrico.
Procedimentos e técnicas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A filosofia do cuidado centrado na família é a referência fundamental para a maximização do potencial do crescimento e desenvolvimento da criança inserida num microssistema específico na medida em que permite a análise das respostas às necessidades da criança/família e promove o envolvimento e empoderamento dos pais nos cuidados e reduz os efeitos adversos da hospitalização da criança. Para as respostas às necessidades da criança e família importa compreender a evolução dos cuidados à criança, nomeadamente no século XIX, XX e XXI, bem como conhecer e interpretar os indicadores de saúde da criança e analisar intervenções de enfermagem potenciadoras de crescimento e desenvolvimento da criança, em situação de saúde, risco e vulnerabilidade.
O primado da relação de parceria com os pais/família, a promoção da sua segurança e bem-estar, bem como a defesa do superior interesse da criança é fomentada pelo desenvolvimento de capacidades de comunicação, negociação e autocrítica. A análise de situações complexas, inerentes ao cuidar da criança/família permite a compreensão da influência de cenários culturais diversos, a reflexão de questões ético deontológicas e o desenvolvimento de tomadas de decisão e de gerar de novas ideias.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


Pretende-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver competências necessárias para mobilizarem em situações concretas os recursos teóricos e técnicos da UC, participando de forma ativa no seu processo formativo.
Recorre-se a sessões expositivas, pesquisa orientada em fontes documentais diversas, incluindo bases de dados científicas, análise de situações/problema com base na simulação de situações práticas que têm por finalidade a aprendizagem e exploração dos métodos, processos e técnicas de aplicação da compreensão dos factos, conceitos e princípios específicos em enfermagem de saúde infantil e pediátrica (T; TP; OT; PL; S).


Avaliação



- Individual 70% (1 frequência 60%; PL 10%);

- Grupo 30% (trabalho escrito de natureza reflexiva e crítica).  

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Atendendo a que os estudantes se encontram no 4º ano relevam-se estratégias pedagógicas de natureza crítica e reflexiva com recurso à compreensão e análise de situações/problema reais e contextuais específicas desenvolvendo nos estudantes capacidade de se reciclarem, adquirindo novas atitudes e capacidades.
A apropriação progressiva de conhecimentos com a análise de situações/problema e também por via das práticas laboratoriais pretende a consolidação desses conhecimentos, demonstrando capacidades para aprender e adaptar-se a novas situações, bem como o desenvolvimento de capacidades de comunicação e de tomada de decisão.
Através da realização dos trabalhos de grupo e seminários com análise e reflexão de situações problema os estudantes desenvolvem capacidades interpessoais, como a autocrítica, habilidades comunicacionais e de negociação entre os pares e os professores apresentando/discutindo propostas de intervenção no âmbito da promoção do bem-estar da criança e família, maximização do seu potencial de crescimento e desenvolvimento em contextos culturalmente sensíveis planeando estratégias de parceria com os pais/família e de resolução de problemas.



Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ferreira, R., Duarte, E., & Figueiredo, M.C. (2019). Sono e Repouso na Adolescência. In TeenPower. Tecnologia & Inovação na Promoção de Comportamentos Saudáveis em Adolescentes, 49-65. Grácio Editor
Direção Geral da Saúde (2013). Programa nacional saúde infantil e juvenil. DGS.
HocKenberry, M. J., Rodgers, C.C. & Wilson, D. (2018). Wong: Fundamentos de enfermagem pediátrica (10ª ed.). Guanabara Koogan (Vols I-II). Lusociência.
Ordem dos Enfermeiros (2013). Guia orientador de boa prática. Estratégias não farmacológicas no controlo da dor na criança. série 1 (6), Cadernos OE.
Ordem dos Enfermeiros (2011). Guias orientadores de boa prática em enfermagem em saúde infantil e pediátrica (Vol. II e III). Cadernos OE.
Ramos, A.L. & Barbieri-Figueiredo, M.C. (2020). Enfermagem em Saúde da Criança e do Jovem. (Eds) Edições Técnicas, Lda.