Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de procura e análise de informação pertinente sobre características das organizações que permita enquadrar o comportamento dos diferentes atores/colaboradores nas organizações de saúde e refletir sobre a utilização dos recursos organizacionais. Habilidades pessoais e interpessoais de organização, planeamento e comunicação de atividades, tendo como foco a centralidade da pessoa no processo de cuidados e consequentemente a qualidade dos cuidados de enfermagem numa perspetiva interdisciplinar. Capacidade de liderança, espírito de iniciativa, empreendedorismo e resolução de problemas no sentido da discussão de resultados em saúde, nomeadamente em enfermagem e promoção de ações de melhoria contínua.
Conteúdos programáticos
Teorias organizacionais: perspetivas de evolução Estrutura organizacional: organizações de saúde Mercado dos cuidados de saúde Planeamento em saúde Processo de gestão Comportamento organizacional, processo de comunicação e ambientes de trabalho da prática profissional. Qualidade em saúde Gestão e organização dos cuidados Avaliação de resultados em saúde e efetividade dos cuidados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para além dos contributos das teorias organizacionais e comportamentais numa perspetiva de evolução, releva-se o processo de comunicação e o ambiente de práticas de enfermagem, pois pretende-se que os estudantes identifiquem e reflitam sobre as funções de gestão enquanto futuros elementos de uma equipa interdisciplinar e de uma organização, bem como os recursos a utilizar.
Considerando a pessoa o "centro" dos cuidados de enfermagem evidencia-se a importância do planeamento em saúde e do processo de gestão, bem como a metodologia de organização dos cuidados, tendo por base os princípios inerentes à qualidade dos mesmos. O conhecimento e a análise dos resultados em saúde e da efetividade dos cuidados permite ao estudante liderar processos, com espírito de iniciativa e empreendedorismo no sentido da melhoria contínua.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Utiliza-se metodologia expositiva, contudo os métodos ativos são privilegiados, recorrendo a exemplos práticos, leitura e análise de artigos, pesquisa orientada em bases de dados científicos. Recorre-se a técnicas de brainstorming e brainwriting para análise de situações problema. Apresentam-se exemplos de projetos implementados em instituições de saúde, nomeadamente no âmbito da qualidade dos cuidados e melhoria contínua.
A avaliação decorre da realização de um trabalho de grupo e de um teste escrito individual com ponderação respetivamente de 30% e 70%.
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver competências necessárias para mobilizarem em situações concretas os recursos teóricos e técnicos da UC, participando de forma ativa no seu processo formativo.
Nas horas de trabalho autónomo o estudante pode recorrer a pesquisa, análise e preparação dos conteúdos para resposta às aprendizagens preconizadas.
Avaliação
Avaliação individual 70% e Avaliação de trabalho de grupo 30%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo por base a centralidade do estudante no processo de aprendizagem a organização da unidade curricular parte de uma perspetiva instrumental, focada nas capacidades cognitivas e metodológicas, passando pelo desenvolvimento de habilidades interpessoais, pelo desenvolvimento da comunicação e trabalho em equipa, até uma perspetiva sistémica, através da geração de atividades, demonstrando espírito de iniciativa e empreendedorismo. A pesquisa orientada permite identificar artigos científicos e consequentemente analisá-los. A análise dos artigos e outros documentos facilita a compreensão e reflexão dos conteúdos abordados pela sistematização dos mesmos, tendo por base diferentes conceções e diferentes papéis inerentes aos colaboradores nas organizações de saúde. As metodologias referidas possibilitam identificar e refletir sobre os recursos disponíveis à gestão de cuidados e promoção da qualidade dos mesmos. A análise de temáticas atuais permite gerar ideias, organizá-las e avaliá-las (realização de um trabalho), numa perspetiva interdisciplinar, bem como as capacidades de liderança, empreendedorismo e resolução de problemas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bernardino, M. (2019). Gestão em Saúde. Organização Interna dos Serviços. Almedina. Ferreira, R. & Amendoeira, J. (2020). Clinical governance, leadership, and health care quality: a scooping review. Book of Abstracts of the 1st International Conference on Management, Technology and Tourism: social Value Creation 102. Ferreira, R., & Amendoeira, J. (2015). Resultados sensíveis em enfermagem. Ensaio: modelo de avaliação da qualidade dos cuidados. Revista da UIIPS, 3(5), 396-407. Ferreira, J. M., Neves, J.G., & Caetano, A. (2011). Manual de psicossociologia das organizações. Escolar Editora. António, BN., Teixeira, A. & Rosa, A. (2019). Gestão da qualidade. De Deming ao modelo de excelência da EFQM. 3ªed. Edições Sílabo. Meneses, J.W. (2016). Gestão de Organizações e criação de valor partilhado. Universidade Católica Editora Ralha, J. (2020). Da gestão em saúde. Casos práticos. Para melhorar as competências das equipas de gestão. Edições Sílabo.