Código: | LE-I1 | Sigla: | I1 | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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L3ENF1 | 77 | Licenciatura Enfermagem | 1º | 3 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 13,50 |
Ensino Teórico: | 26,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 14,33 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Capacidade de aquisição e compreensão dos conceitos relacionados com os diferentes paradigmas em investigação e das fases do processo de investigação
Capacidade de inter-relacionamento dos diferentes paradigmas de investigação com o conhecimento em enfermagem, pesquisando em diferentes fontes de informação e reconhecendo as questões éticas da investigação com seres humanos
Capacidade de aplicar as bases teóricas e as aplicações fundamentais da estatística descritiva, comunicando as decisões estatísticas e as conclusões dos resultados
Ciência e investigação em enfermagem
Perspectiva histórica da investigação em enfermagem
Ética em investigação
Aspectos onto-epistemológicos da investigação em enfermagem
Níveis, tipos e processo de investigação
Fontes de recolha de informação
Processos metodológicos
O problema de investigação
Objetivos de investigação
Questões de investigação e hipóteses
Variáveis
População/amostra
Projeto de investigação
Estatística Descritiva
Medidas de tendência central
Medidas de dispersão
Construção de base de dados em programa informático
O enfermeiro licenciado é um utilizador crítico dos resultados da investigação, pelo que o currículo da licenciatura em enfermagem deve incluir a aquisição de conhecimentos e competências que lhe permita compreender os conceitos básicos em investigação, a aquisição de conhecimento em enfermagem através da investigação científica, e os paradigmas fundamentais em investigação. A abordagem das diversas fases do processo de investigação, os princípios metodológicos dos estudos realizados sobre questões clínicas relevantes, e os recursos que promovem o desenvolvimento do processo de investigação, permitem ao estudante a compreensão sobre o processo que leva à aquisição de conhecimentos científicos em enfermagem. Os conteúdos programáticos desta UC desenvolvem-se com enfoque nos métodos de investigação, e no tratamento e análise quantitativa de dados empíricos
As aulas expositivas, as leituras de textos de referência e a discussão centrada nos conteúdos programáticos contribuem para a consecução dos objectivos de carácter cognitivo. Os objectivos mais centrados nas habilidades de apreciação crítica, exigem leitura e discussão sobre os artigos científicos. Os objectivos que se realizam na aquisição de competências operacionais requerem o recurso a estratégias como a resolução de problemas e exercícios sendo dada relevância à definição dos problemas, à correcção dos cálculos e à interpretação dos resultados.
A metodologia de avaliação pretende reflectir as aprendizagens realizadas no âmbito do desenvolvimento da unidade curricular e é centrada nos objectivos e competências definidas.
Coutinho, C. (2011). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática. Almedina.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (2011). The sage handbook of qualitative research (4th ed.). SAGE Publications.
Fortin, M. F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusociência.
LoBiondo-Wood,G.; Haber, J. (2017) (9th Ed.). Nursing Research. St. Louis, Missouri: Mosb
Moreira, J. (2009). Questionários: Teoria e prática. Almedina.
Oliveira, L. (2013). Ética em investigação científica. Lidel.
Polit, D. F., & Hungler, B. (2007). Nursing research: Principles and methods (6th ed.). Lippincott.
Ribeiro, C., et al (2015). Introdução à estatística. Escolar Editora.
Vilelas, J. (2020) (3ª Ed.). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Editora Sílabo