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Investigação I

Código: LE-I1    Sigla: I1
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 77 Licenciatura Enfermagem 3

Horas Efetivamente Lecionadas

39-B

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 13,50

39

Ensino Teórico: 26,00
Teórico-Práticas: 0,00

39-A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 14,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,07
Teórico-Práticas: 1,20

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,07
Delfina Ana Pereira Ramos Teixeira   0,40
Marta Maria Gonçalves Rosa   1,67
Teórico-Práticas Totais 4 4,80
Delfina Ana Pereira Ramos Teixeira   1,20
Marta Maria Gonçalves Rosa   1,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Maria Gonçalves Rosa Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de aquisição e compreensão dos conceitos relacionados com os diferentes paradigmas em investigação e das fases do processo de investigação

Capacidade de inter-relacionamento dos diferentes paradigmas de investigação com o conhecimento em enfermagem, pesquisando em diferentes fontes de informação e reconhecendo as questões éticas da investigação com seres humanos

Capacidade de aplicar as bases teóricas e as aplicações fundamentais da estatística descritiva, comunicando as decisões estatísticas e as conclusões dos resultados


Conteúdos programáticos

Ciência e investigação em enfermagem

Perspectiva histórica da investigação em enfermagem

Ética em investigação

Aspectos onto-epistemológicos da investigação em enfermagem

Níveis, tipos e processo de investigação

Fontes de recolha de informação

Processos metodológicos

O problema de investigação

Objetivos de investigação

Questões de investigação e hipóteses

Variáveis

População/amostra

Projeto de investigação

Estatística Descritiva

Medidas de tendência central

Medidas de dispersão

Construção de base de dados em programa informático



Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O enfermeiro licenciado é um utilizador crítico dos resultados da investigação, pelo que o currículo da licenciatura em enfermagem deve incluir a aquisição de conhecimentos e competências que lhe permita compreender os conceitos básicos em investigação, a aquisição de conhecimento em enfermagem através da investigação científica, e os paradigmas fundamentais em investigação. A abordagem das diversas fases do processo de investigação, os princípios metodológicos dos estudos realizados sobre questões clínicas relevantes, e os recursos que promovem o desenvolvimento do processo de investigação, permitem ao estudante a compreensão sobre o processo que leva à aquisição de conhecimentos científicos em enfermagem. Os conteúdos programáticos desta UC desenvolvem-se com enfoque nos métodos de investigação, e no tratamento e análise quantitativa de dados empíricos



Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas expositivas,

Leitura e análise orientada de textos de referência e de artigos de investigação, visando a identificação das fases e etapas do processo de investigação. Realização de exercícios estatísticos. A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelos estudantes através de: análise de bibliografia científica acerca das temáticas abordadas e de outras consideradas complementares ao desenvolvimento das competências inerentes.  



Avaliação

Realização de 1 teste escrito individual, com a ponderação de 100% na UC.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As aulas expositivas, as leituras de textos de referência e a discussão centrada nos conteúdos programáticos contribuem para a consecução dos objectivos de carácter cognitivo. Os objectivos mais centrados nas habilidades de apreciação crítica, exigem leitura e discussão sobre os artigos científicos. Os objectivos que se realizam na aquisição de competências operacionais requerem o recurso a estratégias como a resolução de problemas e exercícios sendo dada relevância à definição dos problemas, à correcção dos cálculos  e à interpretação dos resultados.    

A metodologia de avaliação pretende reflectir as aprendizagens realizadas no âmbito do desenvolvimento da unidade curricular e é centrada nos objectivos e competências definidas. 


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Coutinho, C. (2011). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática. Almedina.

Denzin, N., & Lincoln, Y. (2011). The sage handbook of qualitative research (4th ed.). SAGE Publications.

Fortin, M. F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusociência.

LoBiondo-Wood,G.; Haber, J. (2017) (9th Ed.). Nursing Research. St. Louis, Missouri: Mosb

Moreira, J. (2009). Questionários: Teoria e prática. Almedina.

Oliveira, L. (2013). Ética em investigação científica. Lidel.

Polit, D. F., & Hungler, B. (2007). Nursing research: Principles and methods (6th ed.). Lippincott.

Ribeiro, C., et al (2015). Introdução à estatística. Escolar Editora.

Vilelas, J. (2020) (3ª Ed.). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Editora Sílabo

Observações