Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de compreensão da importância, para a organização e implementação dos cuidados, da utilização de teorias e modelos de enfermagem a partir da reflexão da prática Capacidade de aquisição de conhecimentos sobre novas formas de intervenção reconhecendo a sua importância para cuidar em enfermagem numa perspetiva interdisciplinar e multicultural Capacidade de reflexão e análise sobre a importância e as dimensões da autonomia em enfermagem
Conteúdos programáticos
Teorias e modelos de enfermagem e sua aplicabilidade Novas intervenções do cuidar - modalidades terapêuticas de natureza ambiental, manipulativa, mental-cognitiva, energética e de relação Autonomia em enfermagem: dimensões e estratégias
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando que a reflexão e análise da prática pode constituir-se num processo importante para a aprendizagem e desenvolvimento, organiza-se a continuidade do estudo das teorias e modelos de enfermagem a partir das experiências de ensino clínico, em que o estudante, teve oportunidade, não apenas de prestar cuidados, mas também de observar e analisar cuidados prestados por enfermeiros, o que irá facilitar a compreensão da importância da sua aplicabilidade. Para que o estudante reconheça a importância da autonomia em enfermagem é imprescindível que mobilize os documentos legais que consubstanciem a autonomia profissional do enfermeiro e reconheça que é essa autonomia profissional que lhe permite realizar funções autónomas. Nestas intervenções de enfermagem autónomas realizadas pelos enfermeiros, sob sua única e exclusiva iniciativa e responsabilidade, é essencial que o estudante tenha conhecimentos sobre novas intervenções do cuidar em enfermagem.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Método expositivo/interativo no enquadramento conceptual dos temas. Recriação de cenários de ensino-aprendizagem/situações estímulo com os estudantes, a partir de situações vivenciadas em ensino clínico. Tendo como referencial as perspetivas conceptuais em enfermagem, pretende-se promover o desenvolvimento da sua capacidade de análise e reflexão sobre as práticas, numa perspetiva de autonomia profissional. Privilegia-se, também, a leitura, análise e discussão de artigos/documentos em grupo, numa perspetiva de valorização da prática baseada na evidência. A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos professores.
Avaliação
A avaliação individual será feita através de uma análise reflexiva, escrita, versando qualquer um dos conteúdos programáticos, a selecionar pelos estudantes, contribuindo com 50% para a avaliação final; e um trabalho escrito desenvolvido em grupo, sob a forma de póster, que contribui com 50% para a avaliação final da UC.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Na abordagem desta unidade curricular, além do recurso a sessões expositivas segundo o método interativo pretende-se que os estudantes participem na sua própria aprendizagem, com consequente aumento da motivação, promovendo-se a análise de documentos, que irão proporcionar um enriquecimento da aprendizagem. É na prática que as teorias e modelos de enfermagem assumem visibilidade sendo, para tal, necessário que os enfermeiros de forma consciente reconheçam o seu valor e a sua necessidade. Assim, visando estimular a pesquisa sobre a temática, a responsabilização individual, tornando numa tarefa agradável, produtiva e eficaz o conhecimento sobre teorias e modelos de enfermagem pretende-se que o estudante aprofunde os conhecimentos sobre a aplicabilidade dos modelos teóricos de enfermagem, refletindo e analisando, em grupo, as experiências vividas em ensino clínico. Por outro lado, o recurso a aulas teórico-práticas, de orientação tutorial e seminário no que se refere às temáticas organizadoras, visa promover a prática de cuidados no âmbito da autonomia em enfermagem. A discussão final sobre as temáticas trabalhadas será feita em seminário sob a forma oral e em grupo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Decreto-Lei n.º 161/96, de 4 de setembro. Diário da República n.º 205 ¿ I Série-A. Ministério da Saúde. Lisboa. Fawcett, J., & Desanto-Madeya, S. (2013). Contemporary nursing knowledge: Analysis and evaluation of nursing models and theories (3rd ed.). F. A. Davis Company. Fernandes, S. D., & Martins, M. J. (2014). A visibilidade da enfermagem, dando voz à profissão: Revisão integrativa. Revista de enfermagem UFPE on line, 8(supl. 1), 2422-2433. Ribeiro, J. S. (2011). Autonomia profissional dos enfermeiros. Revista de Enfermagem Referência, 5, 27-36. Santos, I. (2013). Enfermagem à procura de si: Integrando modalidades terapêuticas não convencionais no processo de cuidados. Lusociência. Snyder, L., Lindquist, R., & Tracy, M.F. (2014). Complementary/alternative therapies in nursing (7th ed.). Springer Publishing. Tomey, A. & Alligood, M. (2004). Teóricas de enfermagem e sua obra: Modelos e teorias de enfermagem (5ª ed.). Loures: Lusociência.