• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LEBA20141
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Educação Física II

Código: LEBA20141    Sigla: EFII
Área Científica: Formação na Área de Docência - Expressões

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 50 Despacho nº 15080/2014 4 48 108
Despacho n.º 7346/2020 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA2-B

Teórico-Práticas: 56,25

LEBA2-A

Teórico-Práticas: 56,25

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,40
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   6,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
David Paulo Ramalheira Catela - ESD Responsável
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
David Paulo Ramalheira Catela - ESD Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer padrão de crescimento pré-púbere e púbere. Detetar potenciais problemas posturais. Saber aplicar leis e modelos da aprendizagem motora. Saber aplicar técnicas de ensino da escrita cursiva e identificar disgrafia. Saber aplicar técnicas corporais de relaxação. Saber implementar atividades interdisciplinares baseadas em conteúdos do programa de Educação Física. Compreender relação entre práticas corporais tradicionais, interação social e valores identitários e de pertença. Compreender processos da semiótica motora. Identificar períodos críticos do desenvolvimento motor e indicadores desenvolvimento motor atípico. Conhecer normas essenciais de segurança dos espaços lúdicos.

Conteúdos programáticos

Padrão de crescimento dos sistemas físico e hormonal na puberdade e efeitos na capacidade física pré-púbere e púbere. Deteção de potenciais problemas posturais. Técnicas respiratórias e regulação do nível de vigilância e dos sinais vitais. Lei da prática, Hipótese da variabilidade das condições de prática, e Modelo dos constrangimentos na organização da prática das técnicas motoras. Jogos tradicionais, diversidade cultural, efeito paradoxal, sincronização e sintonia. Imitação e demonstração de habilidade motoras. Gestema e praxema nas atividades sócio-motoras. Escrita cursiva e disgrafia. Orientação e exploração da natureza. Nós e interação social. Semiótica motora e espaço físico urbano. Segurança e estética nos materiais e equipamentos ludomotores.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Conteúdos programáticos permitirão a estudante adquirir as ferramentas básicas para avaliar e/ou implementar estratégias e ações, conducentes a compreensão do papel das expressões físico-motoras no desenvolvimento da criança, e na facilitação da aquisição de competências básicas, através do corpo, das atividades físico-motoras e ludomotoras. Objetivos e conteúdos estão articulados nos seguintes módulos: crescimento físico e maturação, desenvolvimento das habilidades motoras, desenvolvimento ludomotor, comunicação não verbal, desordens motoras, espaços lúdicos para a infância, estilos de vida e hábitos físico-motores, ergonomia de equipamentos. Carga média de trabalho autónomo (75h), distribuída da seguinte forma: pesquisa e divulgação de conhecimento (65h); fichas de aplicação de conhecimentos (10h).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Regime misto (expositivo, resolução de problemas descoberta guiada convergente e divergente), com caráter aplicativo; em tempo de contacto e com suporte bibliográfico disponível. Incentivo a produção de conhecimento em regime de interdisciplinaridade, e a sua divulgação em eventos científicos. Avaliação contínua: Pequenos grupos. Cumprimento de 10 fichas de aplicação de conhecimentos, com acesso a exame, seja qual for a classificação obtida. Aprovação com classificação mínima de 10 valores. Fichas de aplicação de conhecimentos (7 val.) + Projeto de estudo (13 val.). Projeto de estudo em forma de poster (template fornecido). Exames: Individual. Teste escrito de desenvolvimento, aplicativo (15 val.) + Oral com defesa de projeto de estudo (5 val.). Acesso à Oral com pontuação mínima de 8 valores no teste escrito.


Avaliação

Avaliação contínua: Pequenos grupos. Cumprimento de 6 fichas de aplicação de conhecimentos, com acesso a exame, seja qual for a classificação obtida. Aprovação com classificação mínima de 10 valores. Fichas de aplicação de conhecimentos (7 val.) + Projeto de estudo (13 val.). Todos os Exames: Individual. Teste escrito de desenvolvimento, aplicativo (15 val.) + Oral (5 val.). Acesso à Oral com pontuação mínima de 8 valores no teste escrito.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Perfil de saída requer conhecimentos essenciais do 1º ciclo do ensino básico, para área Educação Física. Adicionalmente, ensino politécnico requer investigação aplicada. Pretende-se conciliação destes fatores na apropriação do papel da motricidade no desenvolvimento da criança. Fichas de aplicação de conhecimentos permitirão exploração da aplicabilidade de princípios e leis do comportamento motor a situações reais da intervenção profissional, para aquisição de habilidades motoras essenciais, e exploração de interdisciplinaridade com outros conteúdos do 1º ciclo (autónomo- 20h). Projeto de estudo permitirá aprofundamento de conhecimento, contacto real com crianças, explorar suas capacidades, hábitos e estilos de vida nas práticas corporais, e potencial das práticas corporais na apropriação de competências essenciais para a vida (autónomo- 40h). Propicia interdisciplinaridade com "Iniciação à Prática Profissional II", "Estatística e Probabilidades", e "Biologia Humana e Saúde".

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Catela, D., et al. (2018). BMC Health Services Research, 18 (Suppl 2,0170):89-90. Catela, D., et al. (2021). Coutinho, B., et al. (2023). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI. Maia, Portugal: Universidade da Maia.Duarte, et al. (2019). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança. Universidade da Beira Interior/CIDESD. Pacheco, P. (2011). Dissertação de mestrado. Universidade dos Açores., A., et al. (2011). Pereira, M., et al. (2023). FPF360, 48, 57.Torres, D., et al. (2022). Seminário em Desenvolvimento Motor da Criança XV. Escola Superior de Educação e Comunicação-Universidade do Algarve.

Observações

No caso de interrupção excecional de ensino presencial, as sessões teóricas e teórico-práticas decorrerão conforme determinações da Direção da ESE.