Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Compreender problemáticas estruturantes e diferenciadoras da literatura para a infância.
2. Conhecer a um nível introdutório a história da literatura para a infância. 3. Identificar autores/as e movimentos relevantes e as caraterísticas dos diferentes géneros. 4. Compreender e aplicar critérios de avaliação às obras para a infância. 5. Relacionar os valores e princípios orientadores presentes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com critérios éticos das obras para a infância. 6. Identificar e utilizar a LI como potenciadora de atividades pedagógicas.
Conteúdos programáticos
1. Conceitos introdutórios: literatura, cânone, literatura de transmissão oral literatura infantil, literatura juvenil
2. Literatura para a Infância: enquadramento geral e cronologia 3. Génese da Literatura para a Infância e o problema da sua legitimação 4. Literatura tradicional de transmissão oral 4.1. A importância dos produtos de tradição oral no âmbito da Literatura para a Infância 4.2. Literatura Popular Tradicional: valor literário vs. valor axiológico 4.3. Literatura Oral vs. Literatura de Autoria 4.4. Géneros da literatura popular 5. A Literatura para a Infância na era digital 6. A Literatura para a Infância em Portugal 6. 1. Enquadramento geral e cronologia 6.2. Temas recorrentes 6.3. Figuras de relevo 6.4. Faixas etárias e interesses de leitura 7. A Ilustração para a Infância 8. Géneros da Literatura para a Infância 8.1. Narrativa 8.2. Poesia 8.3. Drama 8.4. Outros 9. Literatura para a Infância, Educação para a Cidadania e Didáticas Específicas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O 1.º, o 2.º e o 3.º objetivos concretizam-se nos pontos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 dos conteúdos programáticos, enquanto o 5.º e o 6.º objetivos se concretizam no ponto 9 dos conteúdos. Por sua vez, o 4.º objetivo é transversal a todos os conteúdos e concretiza-se nas metodologias de ensino escolhidas (ver infra).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologias de ensino preponderantes: 1 Sistematização e exposição teórica.
2. Questionários (escritos e orais) sobre produção e análise de obras para a infância e sobre obras versando Teoria da Literatura para a Infância. 3. Trabalhos em pares e em pequeno grupo de produção e análise de narrativas e de peças de teatro para a infância. 4. Sala de aula invertida (flipped classroom).
5. Acompanhamento individualizado pelas docentes dos trabalhos supra mencionados.
6. Pesquisa e utilização sistemática pelas docentes e estudantes de recursos digitais.
Avaliação
1. Participação (oral /escrita) individual nas aulas, nas plataformas e em eventos científicos promovidos na ESES (qualidade, frequência e relevância): 20%
2. Teste individual sobre os conteúdos programáticos: 40%
3. Trabalho a pares. (escrito/oral): 40%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Como mencionado acima, esta UC visa três grandes fins: fornecer aos/às estudantes conhecimentos básicos sobre a LI; prepará-los/las para escolher (e até produzir) obras para crianças adaptados ao público-alvo; ensinar-lhes a apresentar estas obras a uma audiência infantil. Pressupõe-se que a apreensão de conhecimentos deriva da sua aplicação continuada (individual, a pares e em pequeno grupo) sob supervisão. Assim, a 1.ª , 2.ª, 4.ª, 5.ª e 6.ª metodologias de ensino visam facilitar a apreensão do conjunto de conhecimentos necessários para a concretização da totalidade dos objetivos da UC. A 3.ª e 5.ª metodologias permitem concretizar os objetivos 4.º, 5.º e 6.º.
A esta UC (5ECTS) correspondem 60TP de contacto e 75h de trabalho autónomo, distribuídas da seguinte forma: preparação de elaboração e apresentação de trabalhos (20h), resolução de fichas de atividades ou outros trabalhos (20h), preparação de prova de avaliação (20h) e resolução de trabalhos no Moodle (15h).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bastos, G. (1999). Literatura Infantil e Juvenil. UAb
Colomer, T. (1998), La formación del lector literário. Fundación Germán Sánchez Ruipérez
Diogo, A. L. (1994). Literatura Infantil. História, Teoria, Interpretações. Porto Editora
Gomes, J. A. (1998). Para uma História da Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude. MC/IPLB
- (2020). A literatura portuguesa para crianças e jovens. Máthesis, (7), 329-350
Pires, M. N. (2005): Pontes e Fronteiras. Da literatura tradicional à literatura contemporânea. Caminho
Ramos, A. M. (2012). Tendências contemporâneas da LIJ. Tropelias & Companhia
Rocha, N. (2001). Breve história da literatura para crianças. Caminho
Rodrigues, C. (2013). Palavras e imagens de mãos dadas. Tese de Doutoramento. UA
Silva, S. R. da (2012). Entre Textos. Perspectivas sobre a LIJ. Tropelias & Companhia
- (2020). Clássicos da Literatura Infantojuvenil em forma(to) de livro-objeto. Uminho
Ao longo do semestre, indicar-se-ão outras referências e materiais bibliográficos.