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Autenticação

Introdução à Didática do Português

Código: LEBA20423    Sigla: IDP
Área Científica: Didáticas Específicas

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 66 Despacho n.º 7346/2020 4
Despacho nº 15080/2014 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA2-B

Teórico-Práticas: 0,00

LEBA2-A

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,40
Maria Inês Almeida Cardoso   6,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Inês Almeida Cardoso Responsável
Maria Inês Almeida Cardoso Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Adquirir conhecimentos sobre didática das línguas.
2. Conhecer e compreender os documentos orientadores do ensino da língua portuguesa.
3. Compreender os processos de ensino-aprendizagem dos domínios da leitura (literária, inclusive), escrita, oralidade e gramática.
4. Aprofundar o conhecimento explícito da língua.
5. Mobilizar os conhecimentos adquiridos na construção e fundamentação de propostas didáticas para ensino da língua portuguesa.
6. Demonstrar pensamento crítico e criativo.
7. Comunicar para audiências diversificadas.
8. Recorrer crítica e seletivamente a diferentes fontes de informação.
9. Consolidar a capacidade de aprendizagem autónoma e em equipa.

Conteúdos programáticos

1. Didática das línguas e da Língua portuguesa (LP)
1.1. Conceitos-chave
1.2. Recomendações europeias e nacionais para o ensino de línguas
1.3. Transversalidade da LP
1.4. Documentos reguladores do ensino do Português do Pré-Escolar ao 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB)

2. Didática da oralidade (do Pré-Escolar ao 2.º CEB)
2.1. Marcos no desenvolvimento da linguagem de crianças dos 0 aos 12 anos
2.2. Desenvolvimento da consciência fonológica
2.3. Atividades para o desenvolvimento da oralidade: planificar e avaliar

3. Didática do Conhecimento Explícito da Língua/Gramática
3.1. Pressupostos
3.2. Construção de laboratórios gramaticais e a pedagogia dos discursos

4. Didática da leitura e da escrita (do Pré-Escolar ao 2.º CEB)
4.1. Comportamentos emergentes de leitura e escrita em idade pré-escolar
4.2. Atividades para a promoção das competências leitora e escrita: planificar e avaliar

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos previstos permitem que, manuseando os documentos orientadores para o ensino da LP (Objetivo ¿ O ¿ 2), os estudantes adquiram conhecimentos gerais (O1) e específicos de como ensinar e de como se aprende em várias situações de compreensão e produção oral e escrita (O3), em articulação com uma crescente reflexão metalinguística (O4). A mobilização de conhecimentos em situações práticas ou previstas (O5) ocorre ao longo do trabalho com os vários conteúdos, desde a didática da oralidade, à da leitura e escrita, domínios perspetivados em articulação com a gramática, sem lhe retirar a especificidade do seu tratamento. A apropriação de saberes, por via das leituras, escritas, discussões e outras atividades, convoca um contínuo trabalho individual e de grupo (O9), o recurso a fontes (O8); o pensamento crítico e criativo (O6) será crucial para gerir esses saberes e os recontextualizar, apresentando propostas ou implementando (O5 e 07).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-práticas com apresentação, análise e discussão de textos, materiais pedagógicos, casos, planificações para o desenvolvimento da oralidade, leitura, escrita e gramática em diferentes contextos (do Pré-Escolar ao 2.º CEB).
Aprendizagem em serviço com crianças em instituições locais parceiras: apropriação da linguagem programática por via do desenvolvimento de planificações, materiais e atividades.
Experiências de aprimoramento do uso oral e escrito da LP com diferentes objetivos.
Elementos de avaliação contínua:
Questão-problema (teste individual) ¿ 20% (nota mínima de 7,5 em 20)
Apresentação oral individual da bibliografia anotada (em grupo) ¿ 15%
Assiduidade e participação ¿ 10%
Aprendizagem em serviço (em grupo) ¿ portefólio (30%) e interação oral (15%)
Leituras e escritas livres individuais ¿ evidência escrita (5%) e tertúlias (5%)

Nesta UC, o regime de avaliação contínua implicará a presença mínima em 75% das aulas, exceto para quem tenha estatuto de trabalhador-estudante. A não presença em 75% das aulas obriga à realização de exame final.

Avaliação final
Exame final sob a forma escrita, valendo 100%.


Avaliação

Elementos de avaliação contínua:
Questão-problema (teste individual) ¿ 20% (nota mínima de 7,5 em 20)
Apresentação oral individual da bibliografia anotada (em grupo) ¿ 15%
Assiduidade e participação ¿ 10%
Aprendizagem em serviço (em grupo) ¿ portefólio (30%) e interação oral (15%)
Leituras e escritas livres individuais ¿ evidência escrita (5%) e tertúlias (5%)

Nesta UC, o regime de avaliação contínua implicará a presença mínima em 75% das aulas, exceto para quem tenha estatuto de trabalhador-estudante. A não presença em 75% das aulas obriga à realização de exame final.

Avaliação final
Exame final sob a forma escrita, valendo 100%.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As tarefas solicitadas para a avaliação estão estreitamente ligadas à aprendizagem, contribuindo, em geral, para os objetivos propostos e pressupondo uma regulação contínua do ensino e da aprendizagem. A bibliografia anotada e sua apresentação em roda de conversa são particularmente pertinentes para a consecução dos objetivos (O) 1 a 3, 8 e 9, dado que constituirão a base de familiarização com os conceitos e o conhecimento produzido no campo da didática de línguas e da LP. A questão-problema pretende, justamente, aferir a evolução deste domínio (O1, O3, O6, O8). A aprendizagem em serviço, incluindo análise e conceção de propostas didáticas para o ensino da leitura, escrita, oralidade e gramática, favorecerá a mobilização e aplicação prática dos conhecimentos pressupostas nos objetivos 2, 3, 4, 5, 6 e 8, permitindo articular trabalho individual e de grupo (O9). As leituras, escritas e apresentações várias apoiarão o aprofundamento da reflexão (O4) e fruição da LP, da aprendizagem autónoma e em equipa (O9), bem como competências de comunicação (O4 e 07), fundamentais no contexto de trabalho de um professor/educador.
Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (60h) é distribuída da seguinte forma: estudo, através de leituras teóricas, de consulta de planificações e materiais e tomada de notas (25h); aprendizagem em serviço (30h); leituras e escritas livres individuais (5h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Amor, E. (2022). Didática do Português. Sinais de um percurso de vida. Fund. Manuel Leão. 
  • Barbeiro, L. F. & Pereira, L. Á. (2007). O ensino da escrita: a dimensão textual. ME. (E outras brochuras do PNEP) 
  • Barbeiro, L.F., Álvares Pereira, L., Calil, E., & Cardoso, I. (2022). Termos metalinguísticos e operações de natureza gramatical na escrita colaborativa dos alunos do ensino básico. Tejuelo. 35(2),45-76. 
  • Jolibert, J. (1998). Formar crianças leitoras. ASA. 
  • Pereira, L. Á. (2008). Escrever com as crianças - como fazer bons leitores e escritores: para crianças dos 0 aos 12 anos. Porto Editora. 
  • Sim-Sim, I., Silva, A. C., & Nunes, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância. Textos de Apoio para Educadores de Infância. ME. 
  • Tavares, C. F. (2007). Didáctica do Português: Língua materna e não materna. Porto Editora. 
  • Viana, F. L. et al. (2010). O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica. Um programa de intervenção para o 1.º CEB. Almedina.