• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LEBA20434
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fundamentos Socioculturais da Educação

Código: LEBA20434    Sigla: FSE
Área Científica: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 46 Despacho nº 15080/2014 3 36 81
Despacho n.º 7346/2020 3

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA3-A

Teórico-Práticas: 39,00

LEBA3-B

Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,80
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida   2,40
Maria João Cardona Correia Antunes   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Módulo 1 - História da Educação
O1 Refletir conceitos básicos relativos aos fundamentos socioculturais da educação
O2  Identificar problematizações relativas à História da Educação
O3  Refletir as várias etapas que podem ser identificadas na evolução da educação ao longo do tempo
O4  Identificar alguns dos principais modelos pedagógicos que enformam os atuais processos educativos
O5  Analisar as principais características do atual sistema educativo português e a evolução histórica que lhe está subjacente
Módulo 2 - Sociologia da Educação.
O1. Reconhecer a sociologia como ciência social e os pressupostos da perspetiva sociológica do fenómeno educativo;
O2. Compreender os processos educativos enquanto conjunto de práticas socialmente organizadas, complexas e plurais
O3. Relacionar a ação e o conhecimento educativo com as políticas educativas
O4. Relacionar as desigualdades escolares e as desigualdades sociais
O5. Conhecer diferentes espaços, tempos e atores educativos

Conteúdos programáticos

Módulo 1
1. Fundamentos socioculturais da educação: enquadramento conceptual
2. Os fundamentos socioculturais da educação como base do processo educativo a nível político, institucional e pedagógico
2. A História da Educação como disciplina científica
3. Principais etapas na evolução da Educação ao longo do tempo
4. Modelos pedagógicos
5. O sistema educativo português e a evolução histórica que lhe está subjacente
Módulo 2
1. Objeto e método da Sociologia.
2. A dimensão social da educação: autores e correntes teóricas fundamentais.
3. De uma sociologia da escola a uma sociologia da educação (escolar e não escolar)
4. Políticas Educativas em Portugal: (re)configurações contemporâneas
5. Desigualdades escolares e sociais: principais abordagens teóricas.
6. Espaços, processos, tempos e atores educativos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos desta UC foram definidos com a preocupação de levar os/as estudantes a refletir o enquadramento conceptual dos fundamentos socioculturais da educação e suas implicações a nível político, institucional e pedagógico. Neste sentido a UC foi organizada em dois módulos complementares: um que incide mais nos contributos da História da Educação e outro que incide nos contributos da Sociologia. Partindo da reflexão da História da Educação como disciplina científica, pretende-se que os/as estudantes se apropriem das principais etapas evolutivas da educação e da génese do atual modelo escolar, concretizando-se o O1, O2 e O3 do Módulo 1. É feita, de seguida, uma análise mais especifica da realidade portuguesa, analisando as suas atuais características e a evolução histórica que lhe está subjacente no sentido de cumprir o objetivo 5. Identificando algumas das principais correntes pedagógicas, será aprofundado o estudo de alguns autores, e modelos educativos dando corpo ao O4.
A abordagem aos temas específicos da sociologia da educação implica necessariamente que se explore, ainda que superficialmente, a origem da disciplina e os seus principais conceitos, de modo a tornar clara a dimensão social da educação. Explora-se em particular, o processo de rutura com o senso comum e o problema da familiaridade com o social, as teorias da socialização enquanto condição necessária à existência da própria disciplina, assim concretizando o O1 e O2 do módulo 2. Estando a génese da sociologia da educação associada às dinâmicas da instituição escolar, enquanto prova social e institucionalmente organizada e prescrita universalmente nas sociedades contemporâneas, operacionalizam-se o O2, O3 e O4 no estudo e das políticas educativas que (re) configuram o sistema educativo português , bem como no papel da sociologia da educação na denúncia do fracasso do desígnio de justiça social e igualdade de oportunidades, ao demonstrar a relação entre desigualdades escolares e desigualdades sociais. Pretende-se, neste tema em particular, ir mais longe, explorando tendências e correntes contemporâneas que permitem um conhecimento mais preciso das dinâmicas e fatores que explicam essa relação. Por fim, é necessário dar a conhecer contributos e debates científicos contemporâneos que ampliam e complexificam o fenómeno educativo, permitem (re)conhecer e caracterizar os múltiplos espaços, tempos e atores que nele intervêm (nomeadamente crianças e jovens e suas dinâmicas específicas), operacionalizando deste modo o O5. Transversalmente em ambos os módulos procura-se mobilizar uma perspetiva ajustada à formação inicial de professores, privilegiando temas e objetos que contribuam significativamente para a construção da profissionalidade.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Abordagem teorico-prática dos conteúdos, prevendo-se a complementaridade entre o enquadramento dos temas, a exposição e análise crítica dos conteúdos programáticos, a realização de exercícios teórico-práticos, envolvendo a análise pelos estudantes de textos de apoio (artigos científicos, livros, etc) ou outros recursos (como filmes e documentários), e dinamizando grupos de discussão e apresentações de trabalhos solicitados ao longo do semestre.


Avaliação

Regime de Avaliação por Frequência (de acordo com o disposto no Regulamento):

- Realização de um Portefolio individual, ou de grupo com ao trabalho realizado ao longo do semestre (30%) 
- Teste de avaliação de conhecimentos, no final do semestre (70%)- nota mínima 9 valores

Regime de Avaliação Final:
- realização de uma prova escrita (100%). Este regime deve ser solicitado ao responsável pela UC no início do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A concretização dos objetivos desta UC faz-se através de aulas teórico-práticas privilegiando-se a reflexão crítica das temáticas que visam a apropriação pelos estudantes do enquadramento conceptual e o desenvolvimento de competências para autonomamente conseguirem aprofundar conhecimentos de forma fundamentada, flexível e adequada às suas necessidades profissionais.
Os diferentes objetivos de aprendizagem pressupõem, de facto, quer a consolidação de conhecimentos prévios e o contacto com perspetivas teóricas, quer a aplicação prática da capacidade de problematização e análise crítica inerentes ao desenvolvimento de uma perspetiva histórica e sociológica da educação.
As aulas abrangem exposição teórica e períodos de análise e discussão apoiando-se na leitura complementar, pelos estudantes, de textos selecionados da bibliografia.  Articula-se o enquadramento do tema, com a dinamização de exercícios teórico-práticos, debates, apresentações e com a orientação e acompanhamento do trabalho autónomo dos estudantes.
O enquadramento das temáticas pelas docentes é apresentado a partir da seleção de contributos da bibliografia, sempre com a preocupação de articular os conteúdos lecionados e a análise de situações concretas, aplicada a exemplos com outros recursos pedagógicos também.
Os exercícios teórico-práticos e o desenvolvimento de um trabalho de grupo (valorizando-se as etapas e reflexão) permitem mobilizar a compreensão de conhecimentos, mas também o treino das competências de análise bibliográfica e a aplicação dos pressupostos para a discussão e problematização nos termos históricos, pedagógicos e sociológicos.
Inevitavelmente, atribui-se destaque ao acompanhamento em contexto letivo do trabalho dos estudantes, o qual abrange um conjunto de atividades que incluem: a participação nas aulas, a consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar, a pesquisa, análise e apresentação de temas, as discussões acerca dos recursos mobilizados, nomeadamente em grupo.
Os alunos são convidados a integrar de um modo contínuo e ativo a sistematização dos temas abordados, das atividades desenvolvidas e dos recursos utilizados, num exercício reflexivo sobre o seu percurso individual de formação, principais aprendizagens e dificuldades, particularmente na construção de um portfólio e no trabalho de pesquisa que este exige. O teste individual constitui um produto desse processo contínuo de elaboração e reflexão. Com esta abordagem articulada, considerada no seu todo, procura-se promover quer a compreensão e reflexão em tornos de perspetivas e conceitos teóricos fundamentais, quer a análise e discussão de problemas educativos numa perspetiva histórica, pedagógica e sociológica, operacionalizando-se de modo transversal os diferentes objetivos de aprendizagem. O TA desta UC implica tarefas relacionadas com o aprofundamento bibliográfico (20 h); a preparação de apresentações orais (5h); a preparação e redação dos produtos de avaliação (20h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Vidigal, L. (2010). « Périssables et Transmissibles: Typologie des produits de la culture des enfants, selon les collections portugaises», in MEDA,J., MONTINO, D. e SANI, R. (Ed), School Exercise Books. A Complex Source for a History of the Approach in Schooling and Education in the 19th and 20th Centuries.Edizioni Polistampa, vol.I, pp.195-99.
Vidigal, L. (2019). «The value of professional life stories from Portuguese school masters during Salazar¿s dictatorship (1932-1968)», conferência na 14th. International Symposium for School Life and School History Collections
Pappámikail, L., & Beirante, D. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 1: Gestão da Educação Inclusiva
(S. Colaço, & I. Piscalho, Eds.). Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação.
Pappámikail, L., Beirante, D., & Cardoso, I. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 2: Diversidade, Equidade e Inclusão. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação

Observações