Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular contempla os seguintes objetivos de aprendizagem: - OA1 - Conhecer a natureza da função financeira numa organização; - OA2 - Saber analisar e interpretar a informação de base (contabilística e extra contabilística) necessária para a execução de um processo de análise da situação económico-financeira de uma organização; - OA3 - Conhecer e aplicar diferentes métodos e técnicas utilizados na análise financeira numa perspetiva geral; - OA4 - Conhecer e aplicar métodos de análise do equilíbrio económico-financeiro de uma organização; - OA5 - Conhecer e aplicar métodos de análise de rendibilidade de uma organização; - OA6 - Conhecer e aplicar métodos de análise de risco de uma organização.
Conteúdos programáticos
CP1. Função Financeira CP1.1. Enquadramento CP1.2 .Gestão Financeira CP1.3. Análise Financeira CP2. Fontes de informação da Análise Financeira CP2.1. Informação contabilística CP2.2. Informação extra contabilística CP3. Métodos e técnicas utilizados na análise financeira CP3.1. Método dos rácios e indicadores CP3.2. Métodos de comparação CP4. Equilíbrio Financeiro CP4.1. Equilíbrio financeiro de curto prazo CP4.2. Rácios e indicadores de curto prazo CP4.3. Equilíbrio financeiro de médio/longo prazo CP5. Rendibilidade CP5.1. Tipos de rendibilidade CP5.2. Rácios e indicadores de mercado CP6. Risco empresarial CP6.1. Conceito e tipologias de risco CP6.2. Risco económico CP6.3. Risco financeiro CP6.4. Risco global CP6.5. Risco de crédito: Rating
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os diferentes objetivos de aprendizagem serão abordados nos seguintes conteúdos programáticos: - OA1 - CP1; - OA2 - CP2; - OA3 - CP3; - OA4 - CP4; - OA5 - CP5; - OA6 - CP6.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem: - Método expositivo (M1) - para exposição de matéria de cariz teórico; - Método demonstrativo (M2) - para resolução de exercícios em sala de aula por parte do docente; - Método participativo (M3) - para debates de incidência teórico-prática; - Método ativo (M4) - para resolução de exercícios em sala de aula por parte dos alunos; - Autoestudo (M5) - para realização das provas de avaliação escrita.
Avaliação
O método de avaliação de conhecimentos da unidade curricular é a avaliação contínua: - A1 - Teste 50% - A2 - Teste 50%
Serão dispensados de exame os estudantes que obtenham uma classificação final mínima de 10 (dez) valores. Adicionalmente, os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 7 (sete) valores em todos os momentos de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados por intermédio da combinação de cinco diferentes metodologias de ensino e avaliados através da realização de duas provas escritas individuais (A1 e A2): - OA1, OA2, OA3 e OA4 - M1, M2, M3, M4 e M5 (A1); - OA5 e OA6 - M1, M2, M3, M4 e M5 (A2). .
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Breia, A., Mata, M. & Pereira, V. (2014). Análise Económica e Financeira: Aspetos teóricos e casos práticos, Rei dos Livros. Fernandes, C., Peguinho, C., Vieira, E. & Neiva, J. (2022). Análise Financeira: Teoria e Prática - Aplicação no âmbito do SNC, 6ª Edição, Edições Sílabo. Nabais, C. & Nabais, F. (2011). Prática Financeira I: Análise Económica e Financeira, 8ª Edição, Lidel. Ross, S., A., Westerfield, R., W. & Jordan, B., D. (2021). Fundamentals of Corporate Finance,13th Edition, McGraw-Hill Education: New York.