Código: | LGEB10145 | Sigla: | LI | |
Área Científica: | Ciências Sociais e Humanas |
Área de Ensino: | Ciências Sociais e Humanas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGEB1 | 102 | Despacho 8934/2022, de 21 de julho | 1º | 4,5 |
Teórico-Práticas: | 42,50 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Os alunos deverão utilizar e melhorar as suas competências linguísticas numa grande variedade de contextos, com ênfase no uso
da língua inglesa na área de Gestão de Empresas, fomentando ainda a sua competência intercultural. Os alunos terão
oportunidade de aprofundar o seu conhecimento linguístico em tópicos da sua futura área profissional. No final desta unidade
deverão: ser capazes de compreender com alguma facilidade o que ouvem e leem no âmbito da área acima referida; saber
reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de
maneira coerente e resumida; poder expressar-se com fluência e com um certo grau de precisão, tanto na oralidade como por escrito.
1. A empresa
Mercado de trabalho internacional
Recrutamento Internacional
Descrição de tarefas, departamentos e funções na empresa
A internacionalização da empresa
2. Comunicação empresarial I
Correspondência eletrónica
Comunicação telefónica
Apoio ao Cliente
3. Comunicação empresarial II
Reuniões
Apresentações de projetos e modelos de negócio
Negociações
Banca e Finanças
Revisão de estruturas gramaticais adequadas à aquisição dos conteúdos descritos.
Tendo em conta os objetivos da unidade, os alunos deverão desenvolver a capacidade de responder a várias situações da
sua área profissional em língua inglesa. O programa e as metodologias aplicadas visam dotar os alunos de técnicas,
vocabulário e informação necessários a esse mesmo processo.
O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma abordagem assente em tarefas, individuais ou em grupo, depois do enquadramento
conceptual por parte do docente. Privilegia-se ainda uma abordagem comunicativa, fomentando-se a participação de todos os
intervenientes nas sessões presenciais e nas tarefas propostas. Todos os elementos de avaliação são obrigatórios.
Avaliação:
Componente de audição
e uso da língua +
Componente escrita
Teste Final
50%
Componente oral
Apresentação
25%
Projecto 15%
Participação na aula 10%
Todos os elementos de avaliação são obrigatórios.
Serão selecionadas as tarefas e as metodologias apropriadas para permitir que os alunos atinjam os objetivos:
O idioma Inglês será apresentado em contextos autênticos.
Exercícios linguísticos específicos, propostos para a área do curso por investigadores e profissionais do sector, serão utilizados nas aulas.
Badger, I. (2009). Everyday Business Writing. London: Longman.
Carter, R. McCarthy, M. (2006). Cambridge Grammar of English: a Comprehensive Guide. Cambridge: Cambridge University Press.
Gutjahr, L. Mahoney, S. (2009). English for Sales and Purchasing. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger.
Richey, R. (2007). English for Customer Care. Oxford: Pat Pledger.
Smith, D. (2007). English for Telephoning. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger.
Smith, D. (2007). English for Socializing. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger.
Talbot, F. (2016). How to Write Effective Business English: Excel at E-mail, Social Media and All Your Professional Communications. Philadelphia: Kogan Page.
Thomson, K. (2007). English for Meetings. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger.
NB: Other readings and tasks will be provided by the lecturer both in class and on Moodle
Poderão ser utilizadas sessões online, síncronas e assíncronas, para lecionação dos conteúdos.