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Estudos de Mercado

Código: LGEB10155    Sigla: EM
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 67 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-3-D-TB

Teórico-Práticas: 45,00

GE-3-D-TA

Teórico-Práticas: 52,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT   6,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem é assegurada pela apresentação dos conceitos e técnicas práticas necessários para conduzir a pesquisa de mercado de natureza exploratória, descritiva e causal, bem como interpretar os dados.


Conteúdos programáticos

1. Introdução.  2. Definir o problema. 3. Planeamento da pesquisa.  4. Pesquisa exploratória.  5. Pesquisa descritiva.  6. Pesquisa causal.  7. Escalas e medição.  8. Questionário.  9. Amostragem. 10. Recolha de dados.  11. Análise dos dados.  12. Ética.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A informação é um ativo relevante nas organizações competitivas. A construção e obtenção de boas fontes de informação é fulcral para que as organizações ganhem vantagens competitivas. Algumas das fontes de informação recolhidas interna e externamente, obrigam ao conhecimento sobre: sistema de informação de marketing; principais etapas de realização de um estudo de mercado; estudos de mercado específicos.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular integrará o estudo de conceitos, técnicas, táticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos propostos, trabalhos individuais e de grupo, além de exercícios de aplicação.



Avaliação

A avaliação será contínua e culminará num teste (100%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O método utilizado de ensino-aprendizagem, demonstração e treino, permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos e as técnicas aplicadas que são expostos no decurso das aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1. Brace. I. (2018). Questionnaire design: how to plan, structure and write survey material for effective market research (4.ª ed.). Kogan Page.

2. Burns, A. & Veeck, A. (2020). Marketing research (9.ª ed.). Pearson.

3. Hair, J., Ortinau, D., Harrison, D., Celsi, M. & Bush, R.  (2021). Essentials of marketing research (5.ª ed.). McGraw-Hill.

4.  Male, S. (2024). AI Empowered: Revolutionizing Market Research.

5. Malhotra, K. (2021). Marketing research: an applied orientation (7.ª ed.). Pearson.

6. Pessôa-Lopes, J. (2007). Fundamental dos estudos de mercado: teoria e prática. Sílabo.