Código: | LGEB10155 | Sigla: | EM | |
Área Científica: | Marketing |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGEB1 | 67 | Despacho 8934/2022, de 21 de julho | 3º | 4,5 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Teórico-Práticas: | 52,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem é assegurada pela apresentação dos conceitos e técnicas práticas necessários para conduzir a pesquisa de mercado de natureza exploratória, descritiva e causal, bem como interpretar os dados.
1. Introdução. 2. Definir o problema. 3. Planeamento da pesquisa. 4. Pesquisa exploratória. 5. Pesquisa descritiva. 6. Pesquisa causal. 7. Escalas e medição. 8. Questionário. 9. Amostragem. 10. Recolha de dados. 11. Análise dos dados. 12. Ética.
A informação é um ativo relevante nas organizações competitivas. A construção e obtenção de boas fontes de informação é fulcral para que as organizações ganhem vantagens competitivas. Algumas das fontes de informação recolhidas interna e externamente, obrigam ao conhecimento sobre: sistema de informação de marketing; principais etapas de realização de um estudo de mercado; estudos de mercado específicos.
A unidade curricular integrará o estudo de conceitos, técnicas, táticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos propostos, trabalhos individuais e de grupo, além de exercícios de aplicação.
A avaliação será contínua e culminará num teste (100%).
O método utilizado de ensino-aprendizagem, demonstração e treino, permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos e as técnicas aplicadas que são expostos no decurso das aulas.
1. Brace. I. (2018). Questionnaire design: how to plan, structure and write survey material for effective market research (4.ª ed.). Kogan Page.
2. Burns, A. & Veeck, A. (2020). Marketing research (9.ª ed.). Pearson.
3. Hair, J., Ortinau, D., Harrison, D., Celsi, M. & Bush, R. (2021). Essentials of marketing research (5.ª ed.). McGraw-Hill.
4. Male, S. (2024). AI Empowered: Revolutionizing Market Research.
5. Malhotra, K. (2021). Marketing research: an applied orientation (7.ª ed.). Pearson.
6. Pessôa-Lopes, J. (2007). Fundamental dos estudos de mercado: teoria e prática. Sílabo.