Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1 - Compreender os conceitos principais de estratégia empresarial; OA2 - Compreender as várias etapas do processo de análise, formulação e implementação da estratégia; OA3 - Desenvolver o pensamento estratégico; OA4 - Desenvolver as etapas conducentes à elaboração de um plano estratégico; OA5 - Apreender os instrumentos e técnicas disponíveis; OA6 - Ser capaz de trabalhar em equipa para analisar e propor estratégias.
Conteúdos programáticos
CP1 - Conceitos fundamentais CP1.1 - Evolução da gestão estratégica CP1.2 - O que é a estratégia? CP1.3 - Definindo o rumo da organização/Conceitos de planeamento CP1.4 - Processo estratégico CP2 - Análise Estratégica: análise do meio envolvente e análise interna CP2.1 - Análise do ambiente externo CP2.2 - Análise do ambiente interno e análise SWOT CP3 - Formulação da Estratégia CP3.1 - Competir na indústria: Estratégias de negócio e funcionais CP3.2 - Estratégias corporativas CP4 - Implementação da Estratégia CP5 - Avaliação e Controlo da Estratégia CP5.1 - Sistemas de gestão da estratégia: O balanced scorecard
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
No conteúdo programático 1 (CP1) pretende-se enquadrar a gestão estratégica na gestão das organizações, realçando a sua importância, bem como apresentar um conjunto de conceitos e perspetivas. Com o ponto I pretende-se concretizar os objetivos 1 e 6 (OA1, OA6). O CP2, dedicado à análise estratégica, será abordado o propósito da organização, bem como a análise da sua envolvente, enfatizando as ferramentas de análise existentes. O CP2 alcança os objetivos O2, O5, O6. O CP3 distingue a estratégia de negócio e a estratégia corporativa, identificando as bases para a sua formulação, fundamentais para a concretização dos objetivos O2, O3, O4, O5 e O6. Com os CP4 e CP5 apresentam-se as implicações ao nível da organização, direção e controlo da implementação estratégica, que concorre para a concretização dos objetivos O4, O5 e O6. Todos os conteúdos programáticos (1 ao 5) desenvolvem a uma visão sistêmica e integrativa aplicada através do trabalho em grupo pelo qual se atinge o objetivo O6.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
M1 - método expositivo para a componente teórica M2 - método demonstrativo através de vídeos e exemplos de organizações reais. M3 - método participativo através da discussão dos exemplos de organizações reais e do estudo de caso realizado através do trabalho de grupo. Visa a integração e consolidação de conhecimentos e debates sobre a componente teórica. M5 - método ativo realizado por meio das atividades propostas em sala de aula e via moodle aplicando diversas técnicas como sala de aula invertida, problem-based learning, design-based learning e role playing. M6 - Auto-estudo As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos
Avaliação
O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla os seguintes elementos:
A1. Trabalho em grupo (Plano de Negócios) - 45%
A2. Atividades presenciais e Moodle - 10%.
A3. Exame final individual - 45%.
A nota final da disciplina será a soma dos elementos (A1+A2+A3).
Notas superiores a 16 poderão ser objeto de defesa oral da nota.
Assiduidade mínima obrigatória de 66%.
Trabalhos total ou parcialmente plagiados, ou comprovadamente derivados de IA, serão classificados com nota zero.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular visa a introdução de conceitos e de uma linguagem fundamental na estratégia empresarial, alinhados ao primeiro objetivo de aprendizagem, que será atingido através das metodologias M1, M2, M6. Sempre que possível, exemplos de organizações reais ilustrarão os tópicos ensinados (M2). Um estudo de caso conduzido para análise estratégica, como trabalho em grupo, permite a aquisição de uma visão geral da estratégia de uma organização e seu arcabouço contextual e transacional, bem como a identificação da estratégia seguida (M3). A aplicação dos conceitos teóricos ocorrerá através de atividades presenciais e via moodle através de metodologias ativas (M5). M3 e M5 contribuem para atingir os objetivos 4 a 6. A avaliação de cada tópico do programa por meio de um teste permitirá a consolidação de sua compreensão, inspirando o estudo autônomo (M6). Esta tarefa permitirá atingir os objetivos de aprendizagem 1 a 5.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Barney, J., & Hesterly, W. S. (2011). Administração estratégica e vantagem competitiva: conceitos e casos (3ª edição). Ed. Pearson. Freire, A. (2020). Estratégia - Sucesso em Portugal (2ª ed.), Editorial Verbo. Grant, R. (2021). Contemporary Strategy Analysis (11th edition). Wiley. Hill, C.; Schilling, M.; & Jones, G. (2023). Strategic Management: An Integrated Approach (14th ed.). Cengage Learning. Robalo, A. (2008). Gestão Estratégica: Conceitos, Modelos e Instrumentos. Escolar Editora. Serra, F.; Ferreira, M.; Torres, M.; Torres, A. (2011). Gestão Estratégica: Conceitos e Prática. LIDEL. Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Escolar Editora. Rothaermel, F (2024). Strategic management.6th edition. McGraw-Hill Higher Education