| Código: | LGEBP124 | Sigla: | GF | |
| Área Científica: | Finanças Empresariais | |||
| Área de Ensino: | Finanças Empresariais |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| LGEPL | 40 | Despacho 8934/2022 | 2º | 5 |
| Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Pretende-se proporcionar aos alunos os recursos teóricos e instrumentais necessários ao tratamento e resolução de questões e problemas do âmbito da função financeira das organizações, incluindo o exercício da função de gestor financeiro, nomeadamente em PMES.
Pretende-se que os estudantes conheçam o planeamento financeiro e as respetivas demonstrações previsionais sintetizam e culminam a aprendizagem das metodologias de aplicação dos instrumentos e políticas que definem as principais tomadas de decisão estratégica em gestão financeira.
Os alunos conheçam e dominem os conceitos instrumentais de valor atual e risco e a sua aplicação à gestão financeira, designadamente na otimização da decisão de investimento em ativos financeiros de capital. Ao estudo da decisão de investimento segue-se o estudo da decisão de financiamento, com a abordagem da análise das fontes e soluções de financiamento
1. INTRODUÇÃO
1.1. As finanças e o gestor financeiro
1.2. Objetivos da gestão financeira
2. FINANCIAMENTO E FONTES DE FINANCIAMENTO
2.1. Perspetiva geral sobre o financiamento das empresas
2.2. Financiamento por capital próprio e a política de distribuição de dividendos
2.3. Financiamento por dívida
3. PLANEAMENTO FINANCEIRO DE MÉDIO E LONGO PRAZO
3.1. Planeamento financeiro e planeamento geral da empresa
3.2. Modelos de planeamento financeiro
3.3. Elaboração e análise dos documentos financeiros previsionais
4. DECISÃO DE INVESTIMENTO E RISCO
4.1. Valor atual líquido e a decisão de investimento
4.2. Análise e medição do risco. Efeito da diversificação sobre o risco
4.3. Risco e rendibilidade. O Modelo CAPM. O custo do capital
4.4. Análise e decisão de investimento em ativos financeiros: ações e obrigações.
O planeamento financeiro estratégico permite operacionalizar os instrumentos e políticas financeiras anteriormente estudadas e que concretizam o processo de tomada de decisão em gestão financeira. Depois de uma revisão do conceito de valor atual, o conteúdo programático aborda outro conceito instrumental ,o risco, nos seus fundamentos, modalidades e aplicações, nomeadamente no cálculo do custo do capital. De seguida, o programa aborda dois temas basilares da gestão financeira: a decisão de investimento, centrada nos ativos financeiros, especificamente as ações e as obrigações; e a decisão de financiamento, as fontes e soluções de financiamento de capital .
A unidade curricular integra o estudo, análise e revisão de conceitos, tipologias, e técnicas envolvidas nos temas em estudo, acompanhados pela discussão de exemplos, bem como a realização de exercícios e o estudo de casos que, nas aulas, serão propostos e analisados com o professor. Este trabalho é apoiado com projeções vídeo e o uso de modelos financeiros, designadamente em Excel.
É incentivada a participação ativa dos estudantes, através desta utilização de técnicas de aprendizagem participativa que balanceiam o desenvolvimento de conceitos e metodologias com a sua aplicação. Será, assim, uma aprendizagem interativa e aplicativa.
A avaliação contínua será realizada através de 2 testes escritos (ponderações: 50% + 50%).
Em todo o processo de avaliação, o aluno é aprovado se obtiver a classificação de 10 valores (não há provas orais individuais).
A ênfase em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos expostos no decurso das aulas. A análise e discussão de exemplos e casos reais ajuda a assimilar/consolidar esses conceitos e metodologias e a abordar e interpretar (diagnosticar) o desempenho e a situação económica e financeira das empresas.
Trata-se, pois, de combinar o rigor conceptual e metodológico exigido aos alunos, seja em matérias inerentes ao programa, seja como forma de consolidação e desenvolvimento de aprendizagens anteriores, com o desenvolvimento de metodologias e técnicas que os preparem para o tratamento e resolução competentes de questões e casos em que se combine adequadamente o requisito técnico-científico com uma abordagem segura e eficaz da gestão empresarial corrente.
Os docentes disponibilizarão aos alunos um conjunto de textos e outros materiais pedagógicos (diapositivos, exercícios, casos) que suportarão o essencial das matérias a leccionar e avaliar. Complementarmente, referencia-se a seguinte bibliografia:
[The teacher will provide students with a set of texts and other teaching materials (slides, exercises, cases) that bear the bulk of the material to teach and assess. Additionally, we consider as bibliography]:
- BREALEY, R.A., MYERS, S.C. e ALLEN, F. (2013), Princípios de Finanças Empresariais, 10.ª Ed., McGraw-Hill
- BRIGHAM, E.F e EHRHARDT, M.C. (2016), Financial Management ¿ Theory and Practice, 15ª Ed., South-Western, Cengage Learning
- DAMODARAN, Aswath (2012), Investment Valuation ¿ Tools and Techniques for Determining the Value of Any Asset, John Wiley & Sons, 3rd. Ed.
- MARTINS, A. et al (2016), Manual de Gestão Financeira Empresarial, 2ª Ed., Escolar Editora