Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Inglês de negócios: Os alunos deverão utilizar e melhorar as suas competências linguísticas com ênfase no uso da língua inglesa na área de Gestão de Marketing, fomentando ainda a sua competência intercultural. No final desta unidade deverão: ser capazes de compreender com alguma facilidade o que ouvem e leem no âmbito da área acima referida; saber reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de maneira coerente; poder expressar-se com fluência e com certo grau de precisão.
Elaboração de Relatórios Técnicos: Esta parte da unidade curricular visa fornecer aos alunos competências necessárias para compreenderem a importância de saber redigir relatórios técnicos claros, organizados e precisos; e estabelecerem parâmetros para a apresentação de análises de informação complexa de forma adequada para leitores sem formação técnica.
Conteúdos programáticos
Inglês de negócios: 1. Recrutamento 2. Comunicação na empresa 2. Comunicação em Marketing
Elaboração de Relatórios Técnicos: Tipos, elementos e estrutura de relatórios. Técnicas de comunicação escrita. Organização das ideias: como favorecer a compreensão da mensagem e destacar a informação essencial; como sintetizar eficazmente. Regras básicas para garantir a qualidade gramatical do relatório. Plágio e regras de citação. Respeitar as fontes de informação, como e quando citar, como parafrasear, referências. Utilização de software de processamento de texto e de apresentações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo em conta os objectivos da unidade, os alunos deverão desenvolver a capacidade de responder a várias situações da sua área profissional em língua inglesa. O programa e as metodologias aplicadas visam dotar os alunos de técnicas, vocabulário e informação necessários a esse mesmo processo.
Para que os alunos sejam competentes na execução de relatórios de cariz técnico, necessitam de desenvolver capacidades relacionadas com a escrita, organização e apresentação de texto.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Inglês de negócios:
O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma abordagem assente em tarefas, individuais ou em grupo, depois do enquadramento conceptual por parte da docente. Privilegia-se ainda uma abordagem comunicativa, fomentando-se a participação de todos os intervenientes nas sessões presenciais e nas tarefas propostas.
Elaboração de Relatórios Técnicos:
Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem: - Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência; - Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso; - Ativas com a realização de trabalhos individuais e de grupo; - Autoestudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Avaliação
Inglês de negócios:
Teste Final 25% + Apresentação oral 25%
Elaboração de Relatórios Técnicos:
Trabalho escrito 25% + apresentação oral 25%
Todos os elementos de avaliação são obrigatórios; a média final terá de ser igual ou superior a 10 arredondado à unidade.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Inglês de negócios: Serão seleccionadas tarefas e metodologias apropriadas para permitir que os alunos atinjam os objectivos. A língua inglesa será apresentada em contextos autênticos. Exercícios linguísticos específicos e casos práticos, propostos para a área do curso por investigadores internacionais e profissionais do ramo, serão utilizados nas aulas.
Elaboração de Relatórios Técnicos: A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área da da escrita de relatórios técnicos. A metodologia participativa através do estudo de caso, assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo e o autoestudo são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Gore, S. (2007). English for Marketing and Advertisement. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger. Gutjahr, L. Mahoney, S. (2009). English for Sales and Purchasing. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger.
Hood. J.H. (2013). How to Book of Writing Skills: Words at Work: Letters, email, reports, resumes, job applications, plain English. United States: Wordcraft Global Pty Limited.
Kuiper, S. (2007). Contemporary Business Report Writing. Mason: Thomson Higher Education. Murphy, R. (2019). English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press..
Oliu, W. E., Brusaw, C. T. & Alred, G. J. (2013). Writing That Works: Communicating Effectively on the Job. Boston, New York: Bedford/St. Martin's. Peres, P. (2009) Escrever cartas, relatórios e outros documentos com o MS Word. Lisboa: Sílabo.
Talbot, F. (2016). How to Write Effective Business English: Excel at E-mail, Social Media and All Your Professional Communications. London: Kogan Page.