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Autenticação

Comunicação de Marketing

Código: LGM016    Sigla: CM
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/ficha_disciplina.editar?p_cad_codigo=LGM016&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2022&pv_copia_dados=N
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 68 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-2-TA

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OBJETIVOS: Pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento fundamental sobre: o processo de comunicação integrada de marketing (OA1);  os principais conceitos e técnicas de Comunicação Integrada de Marketing (OA2); a análise, conceção e implementação de um programa de Comunicação de Marketing (OA3); a avaliação da eficácia da comunicação (OA4).
COMPETÊNCIAS: no final da unidade curricular, os alunos deverão possuir as seguintes competências: dominar o processo de comunicação integrada de marketing (OA1); formular estratégias criativas de comunicação (AO2); conceptualizar e implementar um plano de comunicação de marketing (OA3); avaliar um plano de comunicação (OA4).


Conteúdos programáticos

P1: A  Comunicação Integrada de Marketing e o seu papel no processo de marketing

P2: Agências de publicidade e outras organizações de comunicação de marketing

P3: Evolução histórica da publicidade

P4: O comportamento do consumidor, o processo, os modelos de comunicação e a jornada do consumidor

P5: As principais variáveis de comunicação

P6: Objetivos e orçamentos para o programa de comunicação integrada

P7: Estratégia criativa: planeamento, desenvolvimento, implementação e avaliação

P8: Planeamento e estratégia de meios

P9: Avaliação da eficácia da publicidade

P10: Comunicação digital nos novos negócios


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

OA1 = P1, P2, P3, P4

OA2 = P5, P7

OA3 = P6, P8

OA4 = P9, P10


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem:

- Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1);
- Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (ME2);
- Ativas com a realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3); 
- Autoestudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno (ME4).


Avaliação

Avaliação incluirá os seguintes elementos:
(a) Testes escritos - 60%
(b) Trabalhos escritos e orais - 40%
(c) Quem não realizar os trabalhos ou obtiver menos de 8 valores nos testes escritos, terá sempre de realizar um exame final (100%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área da comunicação de marketing (ME1). A metodologia participativa através do estudo de casos (ME2), assume um caráter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Belch, George E., Belch, Michael E., Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective, 10th edition, McGraw-Hill, 2015.
Clow, Kenneth E. and BaaCk, Donald E., Integrated Advertising, Promotion, and Marketing Communications, 7th Edition, Prentice Hall, 2016.
Dionísio, P., Rodrigues, V., Guerreiro, J., Canhoto, R., Faria, H., AI_Novator, 1ª Ed., Bertrand Editora, 2024.
Joannis, Henri, O Processo de criação publicitária, Edições Cetop, 1998.
Lendrevie, Jacques, Baynast, Dionísio, Pedro, Rodrigues, Joaquim Vicente, Publicitor - Comunicação 360 online - offline, Dom Quixote, 2010.