Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Espera-se que os estudantes aprovados satisfaçam os seguintes objetivos:
O1 - Compreender o fundamental de comércio eletrónico e marketing na web
O2 - Entendimento do comportamento do consumidor em ambientes online
O3 - Desenvolver estratégias de marketing digital utilizando ferramentas e plataformas atuais
O4 - Avaliação elementar de campanhas de marketing online
O5 - Compreender o elementar técnico e operacional de plataformas de comércio eletrónico
O6 - Discutir considerações éticas e legais no marketing na web e no comércio eletrónico
Conteúdos programáticos
CP1 - Introdução ao Marketing na Web e Comércio Eletrónico
- Conceitos
- Passado e presente
CP2 - Comportamento do Consumidor na Era Digital
- Compreensão do comportamento do consumidor online
- Estratégias de personalização e envolvimento do cliente
CP3 - Estratégias de Marketing Digital
- SEO e SEM
- SMM
CP4 - Marketing de Conteúdo e Branding
- Criação e distribuição de conteúdo envolvente
CP5 - Plataformas e Tecnologias de Comércio Eletrónico
- Visão de geral de alguma(s) plataformas (possibilidades: Shopify, WooCommerce, Magento)
- Portais de pagamento e segurança de transações
CP6 - Análise de Dados e Medição de Desempenho
CP7 - Questões Legais e Éticas
- Preocupações com a privacidade e regulamento(s) (por exemplo, RGPD)
CP8 - Tendências e Tecnologias Emergentes
- Introdução sumária a Blockchains, XR, AI e ML em marketing digital
CP9 - Estudos de Caso e Melhores Práticas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
CP1 (e também os restantes) satisfaz O1
CP2 satisfaz O2
CP3 e CP4 satisfazem O3
CP5 satisfaz O5
CP6 satisfaz O4
CP7 satisfaz O6
CP8 contribui para todos os objetivos
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
M1 - Aulas teórico e teórico-práticas, em que o docente apresenta os conteúdos, assistido de conteúdos adequados, como apresentações e estudos de casos, e aplicação de ferramentas. Fomenta-se a participação crítica e prática dos alunos. Fazem-se exercícios e discutem-se soluções.
M2 - Aulas práticas e experimentais, visando a aplicação e o treino dos conhecimentos adquiridos, a descoberta, e a realização dos projetos relacionados.
Avaliação
Elemento(s) de avaliação controlados pelo docente (exemplo: teste(s)): 50%
Elemento(s) de avaliação propostos pelos estudantes e acordados com o docente( exemplo(s): trabalho(s)): 50%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
M1 e M2, articulados, satisfazem todos os objetivos
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
"Digital Marketing For Dummies", Ryan Deiss, Russ Henneberry
"E-Commerce 2023-2024: Business, Technology, Society", Kenneth C. Laudon, Carol Guercio Traver
"Digital Business and E-Commerce Management", Dave Chaffey, Tanya Hemhill, David Edmundson-Burd @ Person
"The ultimate web marketing guide", Michael Miller @ QUE
"Business Intelligence - Tecnologias de Informação na Gestão de conhecimento", Maribel Yasmina Santos, Isabel Ramo @ FCA
"Sistemas de Suporte à Decisão", Bruno Cortes @ FCA