Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os objetivos: conhecer a natureza, as funções dos canais de distribuição, e a razão pela qual se usam intermediários (OA1); identificar os diferentes sistemas de organização de canais de distribuição (OA2); ilustrar as decisões da estratégia de canal (O3); identificar os diferentes tipos de grossistas e retalhistas, bem como as suas principais decisões e evolução (OA4); compreender a dinâmica do franchising (OA5); conhecer os métodos e as técnicas do merchandising visual (OA6).
Competências: no final da unidade curricular, os alunos deverão possuir as seguintes competências: formular estratégias de canal de distribuição (OA1, OA3); tomar decisões quanto à escolha de canal de distribuição (OA2, OA4); implementar soluções de franchising (OA5); formular estratégia de visual merchandising (OA6).
Conteúdos programáticos
1. A Visão Clássica da Distribuição
2. A Distribuição na Mudança do Milénio: local, custo e tempo
3. O Comércio do Século XXI: localização, montra e merchandising
4. Custo de Distribuição: a moderna logística
5. O Tempo na Moderna Gestão dos Canais de Distribuição
6. A Distribuição 2.0: as Lojas Virtuais na Web 2.0
7. Merchandising virtual do retalho
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
OA1 = 1
OA2 = 2, 3
OA3 = 4, 5
OA4 = 3, 4
OA5 = 2, 3
OA6 = 3, 7
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área da distribuição e merchandising (ME1). A metodologia participativa através de estudos de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.
Avaliação
Opção 1
Periódica: 2/3 de presenças (obrigatório)
1 teste escrito (33,3%)
1 teste escrito (33,3%)
1 teste escrito (33,3%)
Nota: A não realização ou obtenção de nota inferior a 9,5 valores num dos elementos de avaliação (periódica), terá sempre de realizar a avaliação final
Opção 2
Avaliação final
1 teste escrito (100%)
Época normal, recurso e especial: teste escrito (100%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área da distribuição e merchandising (ME1). A metodologia participativa através do estudo de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Berman, B., Evans, J., Chattergee, P. (2021). Retail Management - A strategic approach. 15th edition, Pearson.
Rousseau, J. (2020). Manual de Distribuição. 3ª edição, Principia
Ladeira, W., e Santini, F. (2028). Merchandising e Promoção de Vendas. Atlas
Carvalho, M. (2009). Gestão dos Canais de Distribuição. IESDE Brasil S.A.
Varley, R. (2001). Retail Product Management - Buying and merchandising. Routledge