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Distribuição e Merchandising

Código: LGM019    Sigla: DM
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 81 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-2-TA

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Aquilino Manuel Felizardo Costa - ESGTS   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Aquilino Manuel Felizardo Costa - ESGTS Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os objetivos: conhecer a natureza, as funções dos canais de distribuição, e a razão pela qual se usam intermediários (OA1); identificar os diferentes sistemas de organização de canais de distribuição (OA2); ilustrar as decisões da estratégia de canal (O3); identificar os diferentes tipos de grossistas e retalhistas, bem como as suas principais decisões e evolução (OA4); compreender a dinâmica do franchising (OA5); conhecer os métodos e as técnicas do merchandising visual (OA6).
Competências: no final da unidade curricular, os alunos deverão possuir as seguintes competências: formular estratégias de canal de distribuição (OA1, OA3); tomar decisões quanto à escolha de canal de distribuição (OA2, OA4); implementar soluções de franchising (OA5); formular estratégia de visual merchandising (OA6).

Conteúdos programáticos

1. A Visão Clássica da Distribuição   
2. A Distribuição na Mudança do Milénio: local, custo e tempo 
3. O Comércio do Século XXI: localização, montra e merchandising 
4. Custo de Distribuição: a moderna logística 
5. O Tempo na Moderna Gestão dos Canais de Distribuição 
6. A Distribuição 2.0: as Lojas Virtuais na Web 2.0 
7. Merchandising virtual do retalho  


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

OA1 = 1
OA2 = 2, 3
OA3 = 4, 5
OA4 = 3, 4
OA5 = 2, 3
OA6 = 3, 7

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área da distribuição e merchandising (ME1). A metodologia participativa através de estudos de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.





Avaliação

Opção 1
Periódica: 2/3 de presenças (obrigatório)
1 teste escrito (33,3%)
1 teste escrito (33,3%)
1 teste escrito (33,3%)

Nota: A não realização ou obtenção de nota inferior a 9,5 valores num dos elementos de avaliação (periódica), terá sempre de realizar a avaliação final

Opção 2
Avaliação final
1 teste escrito (100%)


Época normal, recurso e especial: teste escrito (100%)


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área da distribuição e merchandising (ME1). A metodologia participativa através do estudo de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Berman, B., Evans, J., Chattergee, P. (2021). Retail Management - A strategic approach. 15th edition, Pearson.
  • Rousseau, J. (2020). Manual de Distribuição. 3ª edição, Principia
  • Ladeira, W., e Santini, F. (2028). Merchandising e Promoção de Vendas. Atlas
  • Carvalho, M. (2009). Gestão dos Canais de Distribuição. IESDE Brasil S.A.
  • Varley, R. (2001). Retail Product Management - Buying and merchandising. Routledge