Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os estudantes devem optar entre realizar o projeto aplicado ou o estágio.
Projeto aplicado: O Projeto Aplicado tem como objetivo a produção de um trabalho individual, que deverá ter carácter técnico ou científico (OA1),
na perspetiva da aplicação e desenvolvimento dos conhecimentos académicos e científicos adquiridos pelo estudante ao longo da fase curricular da
sua licenciatura (OA2).
Estágio: O Estágio tem como objetivo a formação em ambiente real de trabalho em empresa ou outro tipo de organização profissional
com vista à aplicação e integração dos conhecimentos adquiridos pelo estudante ao longo da fase curricular da sua licenciatura (OA1),
ao desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais no domínio da gestão de marketing e à aproximação à vida ativa (OA2).
Conteúdos programáticos
Projeto aplicado
1. Desenvolvimento, entre o docente e estudante, de uma proposta contendo o planeamento da recolha de informação pelo aluno;
2. Desenvolvimento da proposta ou projeto do trabalho;
3. Realização do trabalho, entrega e discussão do respetivo relatório ao docente.
Estágio:
1. Prospeção e diligências da Escola, com vista à seleção e confirmação da entidade de acolhimento do Estágio;
2. Desenvolvimento, entre o docente, o aluno e a entidade acolhedora, de uma Proposta contendo o planeamento das atividades e as condições de realização Estágio;
3. Celebração do Protocolo tripartido de realização do Estágio (Escola/Estudante/Entidade de acolhimento);
4. Apresentação do Estudante na entidade de acolhimento e junto do seu supervisor;
5. Realização do Estágio (duração mínima 240 horas; coincidente com o 6º semestre curricular);
6. Entrega do Relatório de Estágio ao docente e sua discussão.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Projeto aplicado: O docente dará orientações técnico-científicas de forma a enquadrar cada estudante numa área temática específica com o objetivo de garantir e promover o desenvolvimento de um projeto aplicado num domínio específico da gestão do marketing (OA1). Cabe ao orientador garantir que o estudante desenvolve um projeto de qualidade e inovador, estimulando o seu espírito analítico, crítico e reflexivo, assim como a eficaz comunicação dos resultados (OA2).
Estágio: A identificação da entidade onde o aluno vai estagiar e o desenvolvimento do plano de trabalhos tomará em consideração as competências profissionais, sociais e pessoais que se deseja que os alunos adquiram (OA2). O protocolo celebrado entre a escola e a entidade de acolhimento, o acompanhamento feito pelo supervisor de estágio e coordenador da UC, bem como o relatório de estágio que o aluno desenvolverá são instrumentos formais onde as competências adquiridas pelos estudantes deverão estar devidamente explicitadas (OA1).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nesta UC recorrer-se-á às seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
ME1 Expositivas, sobre como redigir e organizar um projeto aplicado ou um relatório de estágio;
ME2 Participativas, com a análise e resolução de exercícios de aplicação e/ou angariação de local de estágio;
ME3 Ativas, com o desenvolvimento prático do projeto aplicado ou realização do estágio na entidade de acolhimento (e.g., empresa) e respetiva elaboração do relatório;
ME4 Apoio tutorial da responsabilidade do orientador do projeto aplicado ou do supervisor de estágio;
ME5 Autoestudo.
Avaliação
A elaboração do relatório do projeto aplicado e do relatório de estágio devem seguir as orientações a definir em regulamento próprio, a aprovar em Conselho Técnico-Científico. A avaliação incluirá um relatório escrito (do projeto aplicado ou do estágio) que será discutida perante um painel de pelo menos dois professores, com a seguinte ponderação: - Relatório escrito: 50% - Discussão oral: 50%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O OA1 será alcançado através das metodologias expositiva (ME1), ativa (ME3), apoio tutorial (ME4) e autoestudo (ME5).
O OA2 será alcançado através das metodologias participativa (ME2), ativa (ME3), apoio tutorial (ME4) e autoestudo (ME5).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
American Psychological Association (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed.). American Psychological Association.
Barañano, A. M. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: Manual de Apoio à realização de trabalhos de Investigação. Edições Sílabo.
Brown, L. & Karlgaard, R. (2019). The Only Business Writing Book You'll Ever Need. W. W. Norton & Company
Garner, B. A. (2013). HBR Guide to Better Business Writing. Harvard Business Review Press
Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics (7ª ed.). ReportNumber.
Tharenou, P, Donohue, R, & Cooper, B. (2007). Management Research Methods. Cambridge University Press.
Vilelas, J. (2017). Investigação ¿ O Processo de Construção do Conhecimento (2ª ed.). Edições Sílabo.