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Inovação e Empreendedorismo

Código: LGM028    Sigla: IE
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 46 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-3-TA

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os estudantes nesta unidade curricular devem atingir os seguintes objetivos:

- Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objetivos e comportamentos empresariais;

- Compreender e estruturar todo o processo de levantamento, análise de oportunidades de negócio;

- Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar;

- Desenvolver instrumentos de análise financeira necessários para analisar e calcular as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rendibilidade futura de um novo negócio;

- Identificar fontes de financiamento para novos negócios;

- Compreender o papel dos elementos da equipa de projeto no planeamento e lançamento de um novo negócio, e do tipo de parceiros que um candidato a empresário deve procurar para desenvolver a sua ideia de negócio.

 

Conteúdos programáticos

1. Conceitos de empreendedorismo e inovação;

2. Processo empreendedor;

3. Metodologias para a escolha do projeto;

4. Elaboração de um plano de negócios;

5. Financiamento do projeto;

6. Prática de aplicabilidade de empreendedorismo.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta os objetivos da unidade curricular, os alunos deverão desenvolver a capacidade para formular e implementar um processo de inovação de produtos e serviços, assim como fazer a correspondente avaliação económica relacionada com o seu eventual lançamento no mercado. O programa e as metodologias aplicadas visam dotar os alunos de técnicas e métodos necessários a esse mesmo processo.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área do marketing (ME1). A metodologia participativa através do estudo de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.¿


Avaliação

A avaliação incluirá três elementos:
- Projeto (80%) contemplando os itens A) e B)
A) Apresentação e Relatório da Análise/Ideias de negócio para incubação (30%);
B) Apresentação do Plano de Negócios e Relatório Final do Projeto (70%).
- Teste Escrito Individual (20%)
Os alunos que não obtiverem avaliação final de 10 (dez) valores, média aritmética, serão admitidos a Exame. O Exame consistirá na entrega de um Plano de Negócios, individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem:

- Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1);

- Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (ME2);

- Ativas com a realização de trabalhos de grupo (ME3);

- Autoestudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (ME4).

A avaliação incluirá três elementos:

- Projeto (80%) contemplando os itens A) e B)

A) Apresentação e Relatório da Análise/Ideias de negócio para incubação (30%);

B) Apresentação do Plano de Negócios e Relatório Final do Projeto (70%).

- Teste Escrito Individual (20%)

Os alunos que não obtiverem avaliação final de 10 (dez) valores, média aritmética, serão admitidos a Exame. O Exame consistirá na entrega de um Plano de Negócios, individual.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bessant, J R., Tidd, J. (2013), ¿Managing innovation: integrating technological, market and organizational change¿, Chichester, John Wiley & Sons.

Bessant, J R., Tidd, J. (2011), ¿Innovation and entrepreneurship¿, Chichester, John Wiley & Sons.

Clark, T. ¿ Osterwalder, A. ¿ Pigneur, Y. (2010), ¿Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers¿, Hoboken, John Wiley & Sons

Ferreira, M. and Santos, J. (2008). ¿Ser Empreendedor ¿ Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa¿, Sílabo. Lisboa