Código: | LGM028 | Sigla: | IE | |
Área Científica: | Gestão e Administração |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGM | 46 | Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho | 3º | 6 |
Teórico-Práticas: | 36,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Os estudantes nesta unidade curricular devem atingir os seguintes objetivos:
- Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objetivos e comportamentos empresariais;
- Compreender e estruturar todo o processo de levantamento, análise de oportunidades de negócio;
- Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar;
- Desenvolver instrumentos de análise financeira necessários para analisar e calcular as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rendibilidade futura de um novo negócio;
- Identificar fontes de financiamento para novos negócios;
- Compreender o papel dos elementos da equipa de projeto no planeamento e lançamento de um novo negócio, e do tipo de parceiros que um candidato a empresário deve procurar para desenvolver a sua ideia de negócio.
1. Conceitos de empreendedorismo e inovação;
2. Processo empreendedor;
3. Metodologias para a escolha do projeto;
4. Elaboração de um plano de negócios;
5. Financiamento do projeto;
6. Prática de aplicabilidade de empreendedorismo.
Tendo em conta os objetivos da unidade curricular, os alunos deverão desenvolver a capacidade para formular e implementar um processo de inovação de produtos e serviços, assim como fazer a correspondente avaliação económica relacionada com o seu eventual lançamento no mercado. O programa e as metodologias aplicadas visam dotar os alunos de técnicas e métodos necessários a esse mesmo processo.
A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área do marketing (ME1). A metodologia participativa através do estudo de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.¿
A avaliação incluirá três elementos:
- Projeto (80%) contemplando os itens A) e B)
A) Apresentação e Relatório da Análise/Ideias de negócio para incubação (30%);
B) Apresentação do Plano de Negócios e Relatório Final do Projeto (70%).
- Teste Escrito Individual (20%)
Os alunos que não obtiverem avaliação final de 10 (dez) valores, média aritmética, serão admitidos a Exame. O Exame consistirá na entrega de um Plano de Negócios, individual.
Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem:
- Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1);
- Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (ME2);
- Ativas com a realização de trabalhos de grupo (ME3);
- Autoestudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (ME4).
A avaliação incluirá três elementos:
- Projeto (80%) contemplando os itens A) e B)
A) Apresentação e Relatório da Análise/Ideias de negócio para incubação (30%);
B) Apresentação do Plano de Negócios e Relatório Final do Projeto (70%).
- Teste Escrito Individual (20%)
Os alunos que não obtiverem avaliação final de 10 (dez) valores, média aritmética, serão admitidos a Exame. O Exame consistirá na entrega de um Plano de Negócios, individual.
Bessant, J R., Tidd, J. (2013), ¿Managing innovation: integrating technological, market and organizational change¿, Chichester, John Wiley & Sons.
Bessant, J R., Tidd, J. (2011), ¿Innovation and entrepreneurship¿, Chichester, John Wiley & Sons.
Clark, T. ¿ Osterwalder, A. ¿ Pigneur, Y. (2010), ¿Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers¿, Hoboken, John Wiley & Sons
Ferreira, M. and Santos, J. (2008). ¿Ser Empreendedor ¿ Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa¿, Sílabo. Lisboa