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Comportamento do Consumidor

Código: LGM06    Sigla: CC
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 75 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-1-TA

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Liliana Coutinho Vitorino - ESGTS   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Liliana Coutinho Vitorino - ESGTS Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OBJECTIVOS: fornecer uma abordagem prática, para a integração do comportamento do cliente, na tomada de decisão em marketing.

Pretende-se que os alunos dominem os seguintes conceitos e técnicas: compreender o processo de comportamento do cliente; distinguir o processo de decisão de compra no mercado de consumo e no mercado empresarial; implementar os conceitos do comportamento do cliente no processo de decisão de marketing.

COMPETÊNCIAS: dominar os principais conceitos associados ao comportamento do cliente.


Conteúdos programáticos

1.    Introdução ao comportamento do cliente

2.    O processo de decisão de marketing e o comportamento do cliente

3.    As influências culturais no processo de decisão dos consumidores

4.    O consumidor e o bem-estar social

5.    Influências internas no comportamento do cliente: a percepção; a aprendizagem e memória; o ego; as atitudes e a persuasão.

6.  Influências externas no comportamento do cliente: o grupo e as influências no comportamento do cliente; o papel das subculturas e do sexo; a classe social e os estilos de vida; o word-of-mouth e o social media.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A decisão de compra do consumidor constitui a "caixa negra" para o sucesso dos produtos e serviços no mercado. A compreensão da decisão de compra dos consumidores constitui por isso, um elemento fundamental no processo de decisão de marketing. A integração da informação recolhida sobre o comportamento dos consumidores é por isso determinante na tomada de decisão de marketing.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem:

- Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1);

- Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (ME2);

- Ativas com a realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3);

- Autoestudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (ME4).



Avaliação

A avaliação incluirá três elementos:

(a)    Teste escrito 1 (30%) + teste escrito 2 (40%)

(b)    Trabalhos escritos - 30%

(c)    Quem não realizar os trabalhos ou obtiver menos de 8 valores no teste escrito, terá sempre de realizar um exame final (100%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área do comportamento do cliente (ME1). A metodologia participativa através do estudo de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Solomon, Michael R. (2017), "Consumer behavior - Buying, having and being", 12 edition, Pearson.

Hawkins, Delbert, Mothersbaugh, David (2012), "Consumer Behavior: Building Marketing Strategy", 12 edition, McGraw-Hill Education.

Hoyer, Wayne D., MacInnis, Deborah (2013), "Consumer behavior - Buying, having and being", 6 edition, South Western ¿ Cengage Learning.

Cardoso, Adelino Alves (2009), "O comportamento do consumidor", Lidel.