Código: | LGM06 | Sigla: | CC | |
Área Científica: | Marketing |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGM | 75 | Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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OBJECTIVOS: fornecer uma abordagem prática, para a integração do comportamento do cliente, na tomada de decisão em marketing.
Pretende-se que os alunos dominem os seguintes conceitos e técnicas: compreender o processo de comportamento do cliente; distinguir o processo de decisão de compra no mercado de consumo e no mercado empresarial; implementar os conceitos do comportamento do cliente no processo de decisão de marketing.
COMPETÊNCIAS: dominar os principais conceitos associados ao comportamento do cliente.
1. Introdução ao comportamento do cliente
2. O processo de decisão de marketing e o comportamento do cliente
3. As influências culturais no processo de decisão dos consumidores
4. O consumidor e o bem-estar social
5. Influências internas no comportamento do cliente: a percepção; a aprendizagem e memória; o ego; as atitudes e a persuasão.
6. Influências externas no comportamento do cliente: o grupo e as influências no comportamento do cliente; o papel das subculturas e do sexo; a classe social e os estilos de vida; o word-of-mouth e o social media.
A decisão de compra do consumidor constitui a "caixa negra" para o sucesso dos produtos e serviços no mercado. A compreensão da decisão de compra dos consumidores constitui por isso, um elemento fundamental no processo de decisão de marketing. A integração da informação recolhida sobre o comportamento dos consumidores é por isso determinante na tomada de decisão de marketing.
Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem:
- Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1);
- Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (ME2);
- Ativas com a realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3);
- Autoestudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (ME4).
A avaliação incluirá três elementos:
(a) Teste escrito 1 (30%) + teste escrito 2 (40%)
(b) Trabalhos escritos - 30%
(c) Quem não realizar os trabalhos ou obtiver menos de 8 valores no teste escrito, terá sempre de realizar um exame final (100%).
A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área do comportamento do cliente (ME1). A metodologia participativa através do estudo de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.
Solomon, Michael R. (2017), "Consumer behavior - Buying, having and being", 12 edition, Pearson.
Hawkins, Delbert, Mothersbaugh, David (2012), "Consumer Behavior: Building Marketing Strategy", 12 edition, McGraw-Hill Education.
Hoyer, Wayne D., MacInnis, Deborah (2013), "Consumer behavior - Buying, having and being", 6 edition, South Western ¿ Cengage Learning.
Cardoso, Adelino Alves (2009), "O comportamento do consumidor", Lidel.