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Autenticação

Estratégia Empresarial

Código: LGM07    Sigla: EE
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 104 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-1-TA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Filipe André Teodoro Esteves Mateus - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1.Compreender os conceitos principais de estratégia empresarial;
OA2.Compreender as várias etapas do processo de análise, formulação e implementação da estratégia;
OA3.Desenvolver as etapas conducentes à elaboração de um plano estratégico;
OA4.Apreender os instrumentos e técnicas disponíveis;
OA5.Ser capaz de trabalhar em equipa para analisar e propor estratégias.

Conteúdos programáticos

1. Introdução
1.1. Conceitos
1.2. Gestão Estratégica e Competitividade
2. Análise Estratégica
2.1. Ambiente externo: oportunidades, ameaças e análise da concorrência
2.2. A organização: recursos, capacidades, competências essenciais e vantagens competitivas
3. Formulação da Estratégia
3.1. Missão, valores e visão
3.2. Metas e objetivos
3.3. Estratégia do Negócio
3.4. Estratégia da Organização
3.5. Estratégias de Internacionalização e Cooperação.
4. Implementação da Estratégia
4.1. Ciclo de gestão estratégica e operacional
4.2. Estrutura Organizacional
5. Avaliação, Controlo e Revisão da Estratégia
5.1. Controlo Estratégico
5.2. Ferramentas de monitorização

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

No ponto 1 pretende-se enquadrar a gestão estratégica e a competitividade das organizações, realçando a sua importância, bem como apresentar um conjunto de conceitos e perspetivas. Com o ponto 1 pretende-se concretizar o OA1.
No ponto 2, dedicado à análise estratégica, será abordado o propósito da organização, bem como a análise da sua envolvente e análise interna, enfatizando as ferramentas de análise existentes. Concorre este ponto 2 para a concretização do OA2 a OA5.
O ponto 3 identifica aspetos de desenho da estratégia, identificando as bases para a sua formulação, fundamentais para a concretização dos OA2 a OA5.
Finalmente, com o ponto 4 e 5 apresentam-se as implicações ao nível da organização, direção e controlo da implementação estratégica, que concorre para a concretização dos OA2 a OA5.   

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologias de ensino:
M1. Aulas expositivas, acompanhadas de casos e exemplos;
M2. Discussões e apresentações, pelos estudantes (trabalho em grupo/individual);
M3. Autoestudo para preparação de avaliação individual.


Avaliação

Avaliação:
A1. Trabalho em grupo/individual com apresentação oral - 30%
A2. 2 Provas individuais (2 testes) - 70% (35% cada teste)
A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 7,0 valores em cada uma das componentes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular visa a tipologia de aulas expositivas para a introdução de conceitos e de uma linguagem fundamental na estratégia empresarial, em linha com o OA1.
Sempre que possível, serão mencionados exemplos de organizações reais, de forma a permitir ilustrar os tópicos lecionados. A análise casos, enquanto tarefa a desenvolver em grupo, permitem adquirir uma visão global sobre a estratégia de uma organização e sobre enquadramento contextual e transacional e abordagem competitiva, assim como a identificação da estratégia implementada e sua monitorização, concorrendo para a concretização dos OA2 a OA5. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

FREIRE, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora
JOHNSON, G; WHITTINGTON, R; SCHOLES, K.; ANGWIN, D.; REGNER, P. (2014). Exploring Strategy, Text and Cases, 10th ed., Pearson.
ROBALO, A. (2008). Gestão Estratégica: Conceitos, Modelos e Instrumentos. Escolar Editora.
SERRA, F.; FERREIRA, M.; TORRES, M.; TORRES, A. (2011). Gestão Estratégica: Conceitos e Prática. LIDEL.
TEIXEIRA, S. (2011). Gestão Estratégica. Escolar Editora.