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Direito do Marketing

Código: LGM10    Sigla: DM
Área Científica: Ciências Jurídicas

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Ciências Jurídicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 77 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-1-TA

Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Teresa Silva Veiga Duarte - ESGT   2,00
Ana Isabel Gouveia Costa - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Teresa Silva Veiga Duarte - ESGT Responsável
Ana Isabel Gouveia Costa - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Permitir a aquisição de conhecimentos sobre o funcionamento das organizações empresariais e sobre os normativos legais aplicáveis à atividade económica, designadamente o regime da publicidade e os direitos dos consumidores, o regime legal da propriedade industrial e da concorrência, bem como as regras do comércio a distância e a proteção dos dados pessoais, habilitando os Estudantes a analisar situações reais. 

Conteúdos programáticos

INTRODUÇÃO AO DIREITO 
Noções básicas do Direito 
As Fontes do Direito e Processo Legislativo 
Os Ramos do Direito 
A Relação Jurídica 
ESTRUTURAS JURÍDICO-EMPRESARIAIS
Comerciantes e  Atos de Comércio 
O regime jurídico de acesso e de exercício de atividades económicas
O Empresário em nome individual
As Sociedades Comerciais 
A PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Função e âmbito da propriedade industrial 
As Patentes
As Marcas e os Logótipos 
A Denominação de Origem e Indicação Geográfica 
As Infrações: Criminais e Contraordenacionais 
O DIREITO DA PUBLICIDADE 
Os conceitos de publicidade 
Os Princípios gerais da publicidade 
As Restrições ao conteúdo e ao objeto da publicidade 
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS 
Princípios, Direitos e Garantias
O RGPD aplicado ao Marketing

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Desenvolvimento da capacidade analítica dos textos legais e enquadramento jurídico correto das várias situações e casos práticos, nomeadamente em matéria de princípios da publicidade e do marketing, dos direitos dos consumidores e da proteção da propriedade intelectual e da propriedade industrial. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas são teórico-práticas, com a exposição de conteúdos, resolução de exercícios  e casos práticos, com enquadramento e aplicação da lei.


Avaliação

Módulo I: trabalho de grupo (30%) e teste escrito individual (70%).  Ponderação de 50% na classificação final. 
Módulo II: teste escrito individual (100%). Ponderação de 50% na classificação final. 
A nota inferior a 8 valores, em qualquer das provas, impossibilita a dispensa de exame final. A obtenção de 8 ou 9 valores na parte escrita do exame final permite a realização de uma parte oral. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O estudo, análise e apreciação crítica dos normativos legais, com formulação de questões suscitadas pela respetiva leitura, bem como, o enquadramento jurídico de casos práticos privilegia o saber pensar/sabe fazer. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amorim, Ana C. A. de (2023). Manual de Direito da Publicidade. 2ª ed.. Lisboa: Petrony.
Gonçalves, L. M. C. (2023). Manual de Direito Industrial. Propriedade Industrial e Concorrência Desleal, 10ª ed. Coimbra: Almedina. 
Marques, MML, et all (2022). Manual de Introdução ao Direito - saber Direito para entender o Mercado, 4ª ed. - reimp. 2024. Coimbra: Almedina.
Ramos, Maria E. (2018). Direito Comercial e das Sociedades. Entre as Empresas e o Mercado. Coimbra: Almedina.