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Cálculo

Código: LIB10105    Sigla: CAL
Área Científica: Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Métodos Quantitativos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LIB1 72 Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

LI-1-TA

Teórico-Práticas: 60,25

LI-1-TB

Teórico-Práticas: 59,75

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Isabel Maria Cândida Duarte - ESGT   8,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Cândida Duarte - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)



A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar:- os fundamentos básicos dos métodos quantitativos

 indispensáveis ao curso, fornecendo ferramentas e técnicas para analisar e resolver problemas em diversos domínios ligados ao 

Cálculo e noutras disciplinas existentes nesta Licenciatura; - capacidades de generalizar, construir, planificar, antever e abstrair, um 

sistema de conhecimento essencial à tomada de decisões e predisposição positiva para um investimento numa atividade profissional.

Conteúdos programáticos

Cálculo Diferencial e Integral em IR

1. Introdução

2. Limites e Continuidade

3. Derivação

4. Aplicações da derivada ao estudo das funções

5. Primitivas e Calculo Integral

6. Integrais Duplos

7. Aplicação dos integrais ao cálculo de áreas e volumes

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


O estudo das funções, limites, derivadas e integrais permite aos alunos formular soluções rigorosas e justificadas. As discussões sobre

continuidade, crescimento, decrescimento e otimização desenvolvem a capacidade de argumentar matematicamente, proporcionando

argumentos claros e estruturados para a resolução de problemas e explicações matemáticas, em coerência com os objetivos de

uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


 As metodologias de ensino e de aprendizagem são baseadas:

-Método expositivo, focado na apresentação da teoria associada a cada conteúdo programático (CP);

-Método demonstrativo, utilizando exemplos concretos e a resolução de exercícios específicos para cada tema do CP;

-Método participativo, com interação constante entre o docente e os alunos, incluindo: (i) esclarecimento de dúvidas sobre os

exercícios e questões desafiadoras propostas; (ii) incentivo ao debate, com o objetivo de resolver problemas de forma colaborativa.



Avaliação

Avaliação Contínua consta de duas frequências de avaliação individual:


-Pesos: 45% e 55% (cada teste deve obter, no mínimo, 8 valores).

Se o aluno não atingir uma nota mínima de 10 valores, será reprovado, mas poderá realizar uma outra avaliação no final de cada

 semestre, na forma de um exame.

Exame Semestral:

-Avalia todo o conteúdo do semestre, oferecendo uma oportunidade de recuperação para os alunos que não alcançaram a média

 mínima nas avaliações individuais e tem uma nota mínima de 10 valores.

Prova Oral, disponível para:

-Qualquer aluno em que o professor necessite de esclarecer dúvidas surgidas durante as avaliações.

- Alunos que obtiveram uma nota igual ou superior a 16.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


A aquisição das competências de conhecimento e compreensão realizadas através duma abordagem expositiva mas também

 colaborativa permitem o desenvolvimento de competências curriculares, pessoais e profissionais, alcançadas através de uma

 participação ativa, na discussão de conceitos e teorias e sua aplicação. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Apostol, Tom M. (1991). Cálculo. Cálculo com funções de uma variável com uma introdução à Álgebra Linear, Vol. I. Barcelona: Editorial Reverté. ISBN-84-291-5015-3.

  • Baptista, M. Olga (2006). Cálculo Diferencial em R (3. ed.) Edições Sílabo. ISBN: 972-618-399-5

  • Demidovitch, B. & al. (2004). Problemas e exercícios de análise matemática. Editora McGraw-Hill. ISBN: 972-9241-53-8.

  •  Ferreira, J. Campos (2005). Introdução à Análise Matemática (8. Ed.). Edições Gulbenkian. ISBN: 972-31-0179-3.

  • Ferreira, Manuel Alberto M. ; AMARAL, Isabel (2005). Exercícios de Primitivas e Integrais. (5. ed). Edições Sílabo. ISBN: 972-618-389-8

  • Ferreira, Manuel Alberto M.; AMARAL, Isabel (1994). Primitivas e Integrais (5. ed.) Edições Sílabo. ISBN: 972-618-422-3.

Observações