Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar:- os fundamentos básicos dos métodos quantitativos
indispensáveis ao curso, fornecendo ferramentas e técnicas para analisar e resolver problemas em diversos domínios ligados ao
Cálculo e noutras disciplinas existentes nesta Licenciatura; - capacidades de generalizar, construir, planificar, antever e abstrair, um
sistema de conhecimento essencial à tomada de decisões e predisposição positiva para um investimento numa atividade profissional.
Conteúdos programáticos
Cálculo Diferencial e Integral em IR
1. Introdução
2. Limites e Continuidade
3. Derivação
4. Aplicações da derivada ao estudo das funções
5. Primitivas e Calculo Integral
6. Integrais Duplos
7. Aplicação dos integrais ao cálculo de áreas e volumes
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O estudo das funções, limites, derivadas e integrais permite aos alunos formular soluções rigorosas e justificadas. As discussões sobre
continuidade, crescimento, decrescimento e otimização desenvolvem a capacidade de argumentar matematicamente, proporcionando
argumentos claros e estruturados para a resolução de problemas e explicações matemáticas, em coerência com os objetivos de
uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As metodologias de ensino e de aprendizagem são baseadas:
-Método expositivo, focado na apresentação da teoria associada a cada conteúdo programático (CP);
-Método demonstrativo, utilizando exemplos concretos e a resolução de exercícios específicos para cada tema do CP;
-Método participativo, com interação constante entre o docente e os alunos, incluindo: (i) esclarecimento de dúvidas sobre os
exercícios e questões desafiadoras propostas; (ii) incentivo ao debate, com o objetivo de resolver problemas de forma colaborativa.
Avaliação
Avaliação Contínua consta de duas frequências de avaliação individual:
-Pesos: 45% e 55% (cada teste deve obter, no mínimo, 8 valores).
Se o aluno não atingir uma nota mínima de 10 valores, será reprovado, mas poderá realizar uma outra avaliação no final de cada
semestre, na forma de um exame.
Exame Semestral:
-Avalia todo o conteúdo do semestre, oferecendo uma oportunidade de recuperação para os alunos que não alcançaram a média
mínima nas avaliações individuais e tem uma nota mínima de 10 valores.
Prova Oral, disponível para:
-Qualquer aluno em que o professor necessite de esclarecer dúvidas surgidas durante as avaliações.
- Alunos que obtiveram uma nota igual ou superior a 16.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A aquisição das competências de conhecimento e compreensão realizadas através duma abordagem expositiva mas também
colaborativa permitem o desenvolvimento de competências curriculares, pessoais e profissionais, alcançadas através de uma
participação ativa, na discussão de conceitos e teorias e sua aplicação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Apostol, Tom M. (1991). Cálculo. Cálculo com funções de uma variável com uma introdução à Álgebra Linear, Vol. I. Barcelona: Editorial Reverté. ISBN-84-291-5015-3.
Baptista, M. Olga (2006). Cálculo Diferencial em R (3. ed.) Edições Sílabo. ISBN: 972-618-399-5
Demidovitch, B. & al. (2004). Problemas e exercícios de análise matemática. Editora McGraw-Hill. ISBN: 972-9241-53-8.
Ferreira, J. Campos (2005). Introdução à Análise Matemática (8. Ed.). Edições Gulbenkian. ISBN: 972-31-0179-3.
Ferreira, Manuel Alberto M. ; AMARAL, Isabel (2005). Exercícios de Primitivas e Integrais. (5. ed). Edições Sílabo. ISBN: 972-618-389-8
Ferreira, Manuel Alberto M.; AMARAL, Isabel (1994). Primitivas e Integrais (5. ed.) Edições Sílabo. ISBN: 972-618-422-3.