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Direito e Ética da Sociedade da Informação

Código: LIB10130    Sigla: DESI
Área Científica: Ciências Jurídicas

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Ciências Jurídicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LIB1 39 Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

3A-LI-TA_TB

Teórico-Práticas: 50,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Teresa Silva Veiga Duarte - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Teresa Silva Veiga Duarte - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

As tecnologias da informação e comunicação exigem o enquadramento deontológico e jurídico dos domínios próprios da sua utilização. Sendo diversas as realidades que se abrigam sob o mesmo referencial, importa conhecer os enunciados legislativos relativos a esta disciplina jurídica, quer ao nível das normas produzidas no seio das organizações internacionais, quer no plano da legislação nacional vigente, bem como na dimensão da auto-regulação.

Conteúdos programáticos

INTRODUÇÃO AO DIREITO
Noções básicas do Direito
Fontes do Direito e Processo Legislativo
A Relação Jurídica
Os Ramos do Direito
NOÇÃO, OBJETO E ÂMBITO DO DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
AS TIC e o Direito: enquadramento e adaptação
Internet e Redes Sociais: desafios éticos e legais
A regulação jurídica da Inteligência Artificial
PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS
Princípios, direitos e garantias
O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados
Regime jurídico da Informação Administrativa
PROTEÇÃO JURÍDICA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
Direitos de Autor e Internet
Programas de Computador
Bases de Dados
CONTRATAÇÃO E COMÉRCIO ELECTRÓNICO
Enquadramento jurídico do comércio eletrónico
O CIBERCRIME
Noção e modos de execução
Convenção do Cibercrime e a legislação nacional
ÉTICA e DEONTOLOGIA INFORMÁTICA
Dilemas Éticos das Novas Tecnologias de Informação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Desenvolvimento da capacidade analítica dos textos legais e enquadramento jurídico correto das questões suscitadas pela utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas suas várias dimensões, nomeadamente aspetos éticos, contratuais, criminais e desafios da proteção da privacidade e da propriedade intelectual. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas são teórico-práticas, com a exposição de conteúdos, debate sobre os trabalhos realizados pelos estudantes, análise de casos e resolução de exercícios práticos.


Avaliação

É adotado o método de avaliação de conhecimentos contínua, que inclui:
a) realização de trabalho de grupo  (50%)
b) realização de uma prova escrita  (50%)
Nota: A nota inferior a 8 valores, em qualquer dos elementos de avaliação, impossibilita a dispensa de exame final. A obtenção de 8 ou 9 valores na parte escrita do exame final permite a realização de uma parte oral. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Análise e apreciação crítica dos textos legais e normas deontológicas, com formulação de questões suscitadas pela respetiva leitura e enquadramento dos casos práticos, bem como debate sobre os temas trabalhados em grupo. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Moniz, Graça Canto (2023). Manual de Introdução à Proteção de Dados Pessoais. Coimbra: Almedina.
Neves, Maria do Céu Patrão; Carvalho, Maria da Graça (2018). Ética Aplicada: Novas Tecnologias. Lisboa: Edições 70.
Nunes, Duarte N. (2024). Os Crimes Previstos na Lei do Cibercrime. Coimbra: Gestlegal.
Rocha, Manuel L.; Pereira, Rui S. (2024). Inteligência Artificial & Direito. Coimbra: Almedina.
Stewart, Daxton R. (2023). Social Media and the Law: A Guidebook for Communication Students and Professionals. 3rd Edition. New York: Routledge. 

Observações