Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1) CONHECIMENTOS.
O aluno tem conhecimentos especializados de:
C1) Programação usando o paradigma Orientação a Objetos (OO).
C2) Prevenção, deteção e tratamento de erros.
C3) Testes de software.
e conhecimentos fundamentais de:
C4) Construções funcionais. C5) Coleções.
C6) Streams e Pipelines.
2) APTIDÕES. O aluno:
AP1) Decompõe problemas de acordo com o paradigma OO.
AP2) Desenvolve aplicações usando o paradigma da OO.
AP3) Planeia e implementa sistemas de tratamento de exceções. AP4) Planeia e implementa testes de unidade. AP5) Aplica construções funcionais. AP6) Seleciona com propósito e utiliza coleções de dados.
AP7) Utiliza Streams e Pipelines no processamento de coleções.
Conteúdos programáticos
Paradigmas de Programação: programação estruturada vs programação orientada a objetos
Programação orientada a objetos: classes e objetos; abstração e encapsulamento; interações entre classes: composição, agregação e herança; polimorfismo; classes abstratas.
Interfaces
Robustez do código: exceções e testes de unidade
Construções funcionais
Coleções
Streams e Pipelines
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conhecimentos especializados (objetivos C1, C2 e C3) são os nucleares. A eles correspondem os tópicos programáticos 1 a 4, os quais: promovem a compreensão das características do paradigma OO por comparação com as do paradigma da programação estruturada e a consciência das suas diferenças (tópico 1); procedem ao estudo aprofundado do paradigma OO (tópicos 2 e 3); e oferecem recursos para o desenvolvimento de soluções robustas e fiáveis (tópico 4). O aluno deve revelar as aptidões AP1 a AP4.
Os conhecimentos de natureza fundamental (objetivos C4, C5 e C6) correspondem a importantes recursos disponíveis em Java, incluindo inovações introduzidas a partir da sua versão 8: o recurso a construções funcionais (tópico 5), a utilizações de coleções do pacote JCF (tópico 6) e o seu processamento usando Streams e Pipelines (tópico 7). O aluno deve revelar as aptidões AP5, AP6 e AP7.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O processos de ensino e de aprendizagem assentam nos seguintes instrumentos:
- ENSINO PRESENCIAL
M1. Aulas teóricas/práticas: apresentação teórica e ilustração de casos. M2. Aulas práticas/experimentais: resolução de casos relacionando conteúdos programáticos e promovendo a análise crítica de resultados. M3. Horas de atendimento no horário oficial.
- ESTUDO EM AUTONOMIA
M4. Bibliografia recomendada, publicações na Moodle (fichas...)
- FERRAMENTAS DE TRABALHO
F1. Java Platform F2. IDE Eclipse
Avaliação
A avaliação concretiza-se de acordo com o seguinte:
- Instrumentos de avaliação: 2 testes individuais, T1 e T2.
- Condições de aprovação: [T1 >= 7.5] E [T2 >= 7.5]
- Quando T1 < 7.5, o aluno mantém o direito de realizar T2.
- Exames. Não incluem prova oral.
-
Notas superiores a 16. A atribuição de nota superior a 16 pode ficar
dependente de defesa numa prova oral.
- O estudante pode abdicar dessa
defesa, sendo-lhe então atribuída a classificação de 16 valores.
- Assiduidade. Não é definido limite mínimo de assiduidade.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A organização da UC (25 horas de aulas teóricas e 50 horas práticas/laboratoriais) favorece uma abordagem sintética dos conteúdos programáticos e a definição da experimentação como componente privilegiada do processo de aprendizagem.
Esta abordagem recomenda que o aluno realize, de forma autónoma e permanente, estudo teórico para aprofundamento dos temas abordados, e experimentação prática para consolidação das aprendizagens. Nesse sentido, a plataforma Moodle e o horário de atendimento extra letivo são importantes instrumentos de trabalho à disposição do aluno.
Numa lógica de experimentação e aplicação de saberes que permitam a construção dos conhecimentos objetivados, a forte componente prática/experimental favorece a aquisição das aptidões (todas elas ligadas ao "saber fazer").
O sistema de avaliação pondera 2 testes. Os testes fazem a avaliação nas dimensões teórica e prática.
As metodologias descritas (M1, M2, M3, M4, F1 e F2) são aplicáveis à generalidade dos objetivos de aprendizagem.