Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de análise de dados. Adicionalmente o presente programa pretende habilitar os alunos com: · Competências que permitam propor soluções e decisões com base na análise de dados e respetiva interpretação; · Competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de matérias quantitativas; · Competências de utilização de ferramentas informáticas que permitam realizar análises de dados.
Conteúdos programáticos
I - Estatística Descritiva
II - Teoria das Probabilidades
III -Variáveis Aleatórias
IV - Distribuições Teóricas
V - Estimação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber, permitindo dar resposta aos objetivos da unidade curricular, nomeadamente no que toca ao desenvolvimento de competências de formulação, implementação e avaliação de decisões.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia adotada combina exposição teórica com práticas interativas, promovendo o envolvimento ativo dos estudantes no processo de aprendizagem. As aulas incluem uma componente expositiva, complementada pela resolução de exercícios, tanto individualmente quanto em grupo, fomentando a discussão de diferentes abordagens e soluções. O uso de software, como Jamovi e Excel, complementará as aulas, permitindo aos estudantes desenvolver competências práticas na aplicação dos conceitos estudados. A participação ativa, a análise crítica fundamentada e o debate entre pares serão incentivados, promovendo uma compreensão mais profunda dos conteúdos. Espera-se que os estudantes continuem a explorar e praticar os conceitos autonomamente, consolidando os conhecimentos adquiridos e aprofundando a sua capacidade de análise e reflexão.
Avaliação
Avaliação Contínua: Compreende duas frequências de avaliação individual (com um mínimo de 8 valores). A ponderação é de 50% + 50%. Exame Final: Consiste numa prova escrita para os alunos que não obtenham um aproveitamento mínimo de 10 valores na avaliação contínua. Relativamente às Avaliações: Independentemente da tipologia (avaliação contínua ou exame), poderá ser realizada uma prova oral: - A qualquer aluno para esclarecer dúvidas que surgiram nas provas de avaliação; - Para alunos com nota igual ou superior a 16 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O desenvolvimento das aulas decorre harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos da UC. A aquisição de conhecimentos inicia-se através do método expositivo, com vários exemplos, seguindo-se propostas de vários trabalhos de grupo, exigindo-se reflexão, interação e tomadas de decisão permitindo melhorar competências, nos temas em análise, de todos os intervenientes que posteriormente terão que apresentar, partilhar e defender os resultados encontrados. Ao construírem o seu próprio saber reforçam também a sua capacidade de análise, essencial à consecução dos objetivos desta unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Black, Ken. (2008). Business Statistics: For Contemporary Decision Making (5 ed.). Wiley.
Doane, David P., and Seward, Lori E. (2008). Estatística Aplicada à Administração e Economia (4. ed). McGraw Hill.
Murteira, Bento e Silva Ribeiro, Carlos, e Andrade e Silva, João, e Pimenta, Carlos (2010). Introdução à Estatística. McGraw Hill.
Newbold, P. Carlson W. L. and Thorne, B. (2015). Statistics for Business and Economics (6. ed). Prentice Hall.
Reis, Elizabeth (2008) Estatística Descritiva (7. ed.). Edições Sílabo.
Reis, Elizabeth e Melo, Paulo e Andrade, Rosa e Calapez Teresa (2015). Estatística Aplicada, vol. 1 (6. ed). Edições Sílabo.
Reis, Elizabeth e Melo, Paulo e Andrade, Rosa e Calapez Teresa (2015). Estatística Aplicada, vol. 2. (4. ed). Edições Sílabo.