• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLCFS1106
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Sociologia do Desporto

Código: LLCFS1106    Sigla: SD
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 82 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-3-T3

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 3,00

DCFS-3-T2

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 3,00

DCFS-3-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 3,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   0,30
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   4,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Consciencializar sobre a complexidade e a interdependência dos processos e fenómenos sociais do desporto na sociedade; sobre interesse e a compreensão da estrutura social e relações sociais; a análise crítica sobre o desporto na sociedade; e preparação para a cidadania ativa.
Manifesta competência em distinguir, avaliar e compreender as tendências inerentes ao fenómeno desportivo, e ao quadro social em que decorrem. Analisar os fundamentos das teorias
e métodos das ciências sociais, e compreender de melhor forma o desporto. Analisa e os comportamentos desviantes associados ao fenómeno desportivo. 

Conhece as principais tendencias sociatais, alinhadas com os Objetivos Desenvolvimento Sustentaveis.
Respeitar as relações existentes entre os factos sócio-desportivos característicos da sociedade portuguesa, no contexto europeu e mundial. Utilizar metodologias de pesquisa das ciências sociais, de forma a permitir o levantamento e diagnóstico dos factos sócio desportivos.

Conteúdos programáticos

1.Introdução ao desporto, cultura e sociedade. Compreender a Sociologia no contexto do desporto. Desporto como um fenómeno social.
2.O Desporto como um Produto Social. Hábitos desportivos e estilos de vida; Tendências societais na saúde pública. Análise dos principais programas e orientações nacionais, europeias e mundiais. Lógicas sociais das diferentes práticas desportivas e sua configuração no sistema; Regularidades e heterogeneidade social, nacional e regional.
3.Lazer, ecologia e Desporto. Sustentabilidade ambiental e mobilidade ativa (ODS);
4. Socialização no Desporto. Teorias da Socialização. Fatores envolvidos na socialização no desporto.
5. A diversiadde social e Cultural e a Inclusão, e o desporto. Desporto e a redução das desigualdades;
6.Comportamentos Desviantes. Teorias explicativas.
7.Globalização, Meios de Comunicação e Desporto.
8. Temas emergentes em sociologia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos e perspetivas (T) inerentes aos aspetos sociais. Todos os conteúdos programáticos estão em perfeita consonância com os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a sociedade, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado contexto social.
A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em aulas, finalizam o cumprimento dos objectivos descritos e consubstanciam a aquisição das competências descritas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Privilegiar a relação Professor¿Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, assumindo o estudante um papel ativo e no seu processo de aprendizagem, provendo também a autonomia. As reflexões sobre as matérias são os guiões. Os diapositivos são disponibilizados de forma à preparação e reflexão dos alunos. Exposições teóricas, discussão em grupo, exercícios práticos e elaboração e realização de projeto de iniciação à investigação. 


Avaliação

Avaliação Contínua é constituída por Teste de Avaliação (TA), e Trabalho Grupo de pesquisa (TP), escrito, sujeito a demonstração obrigatória por parte dos alunos da progressão do seu desenvolvimento e discussão final.

Avaliação Contínua = 55% Teste Escrito + 45 % Trabalho de Pesquisa [(25% trabalho escrito) + 15% (Apresentação) + 5%(apresentação intermédia). Classificações de Trabalho Escrito igual ou inferior a 10 e/ou Teste Avaliação igual ou 8, corresponde a reprovação e acesso Época de Recurso.


Os alunos que optem pela Avaliação continua, não poderão aceder á avaliação de época normal

Exame: Teste Avaliação (65% )+Oral (35%). Para aceder á oral o estudante tem que ter classificação no Teste Avaliação igual ou superior a 8valores.
Estatuto Especial: Igual, com Trabalho de pesquisa individual. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Privilegiar a relação Professor¿Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. As reflexões dos alunos sobre as matérias são os guiões para desenrolar das aulas. Colocar os alunos em contacto com a realidade social. Os diapositivos de todas as aulas são disponibilizados na página da unidade curricular, antes de cada aula. Esta estratégia visa a preparação dos alunos para as aulas de modo a que a o seu papel seja ativo. Exposições teóricas, Discussão em grupo, exercícios práticos e elaboração e realização de projetos de iniciação à investigação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Coakley, J. (2021). Sport in Society : issues and controversies ¿ 13th ed Boston : Irwin McGraw-Hill;
Coakley, J. (2021). Sociology of Sport: Growth, Diversification, and Marginalization, 1981¿2021, Kinesiology Review, 10(3), 292-300.
Dart, J. (2014). Sports review: A content analysis of the InternationalReview for the Sociology of Sport, the Journal of Sport and SocialIssues and the Sociology of Sport Journal across 25 years. International Review for the Sociology of Sport, 49(6), 645¿668. https://doi.org/10.1177/101269021246573
Eurobarometer on sport and physical activity
Pike, E.C.J. (Ed.) (2021). Research handbook on sports and society. Edward Elgar Publishing
Plataforma do Conhecimento | APPDI - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão
https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/os-17-ods