Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Conhecer o conceito de desporto e aplicar a terminologia da gestão do desporto.
B. Compreender o desporto numa perspetiva sistémica e organizacional.
C. Compreender a organização do sistema desportivo de Portugal, em termos gerais e específicos da área profissional, bem como as relações com as organizações europeias e internacionais.
D. Conhecer a legislação do desporto e a aplicação no âmbito da área profissional.
E. Caracterizar a organização do desporto na Europa e no mundo, em especial o modelo europeu do desporto e as prioridades políticas da União Europeia.
F. Analisar os indicadores da situação desportiva, identificar os fatores de desenvolvimento desportivo que permitem melhorar, e relacionar com os pilares das Sports Policy Leading to Sport Sucess (SPLISS).
G. Identificar as principais tendências do futuro do desporto.
Conteúdos programáticos
1. Conceitos base do desporto.
2. Organização do desporto em Portugal numa perspectiva sistémica.
3. Legislação e Regulamentação do Desporto.
4. O desporto na organização política mundial e europeia.
5. Análise da situação desportiva.
6. Desenvolvimento desportivo. Os fatores de desenvolvimento. Sports Policy Leading to Sport Sucess (SPLISS). O fator financiamento desportivo (público, privado: patrocínio, mecenato e crowdfunding).
7. A situação desportiva em Portugal.
8. O futuro do desporto global.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteudos programáticos seguintes estão coerentes e permitem atingir os seguintes objetivos:
Conteúdos programáticos 1 a 8: Objetivo A.
Conteúdo programático 2: Objetivo B. e C.
Conteúdo programático 3: Objetivo D.
Conteúdo programático 4: Objetivo E.
Conteúdo programático 5, 6 e 7: Objetivo F.
Conteúdo programático 8: Objetivo G.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
No contexto de DCFS: Exposição dos conteúdos com debate. Leitura, análise e discussão de artigos, relatórios, manuais, livros e páginas de internet. Experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada em grupo. Análise e discussão de situações relevantes em contexto real ou simulado. Escrita reflexiva centrada nas experiências dos alunos, através da redação e produção de trabalhos. Realização de fichas práticas de atividade. Discussão em pequenos grupos e pesquisa para preparação e apresentação de trabalhos.
Avaliação
Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores. Avaliação contínua: A - Prova escrita x 50%; B - Fichas práticas de atividade x 25%; C -Trabalho de grupo x 25%. Exame final A - Prova escrita x 50%; B - Prova oral x 50%. Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores. Aos alunos em regime especial aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Todos os objetivos, do A ao G, são concretizados através da exposição interativa de conteúdos, da realização de fichas práticas de atividade, da discussão em pequenos grupos. O objetivo F será concretizado predominantemente através de pesquisa para a preparação e apresentação de trabalhos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
De Bosscher, V., De Knop, P., Van Bottenburg, M., Shibli, S., & Bingham, J. (2009). Explaining international sporting success: An international comparison of elite sport systems and policies in six countries. Sport Management Review, 12(3), 113-136.
Girginov, V. (2008). Management of Sports Development. Burlington: Elsevier.
Hoye, R., Smith, A., Nicholson, M., Stewart, B., & Westerbeek, H. (2006). Sport Management: Principles and Applications. Burlington: Elsevier.
Smith, A. (2008). Introduction to Sport Marketing. Oxford: Elsevier Ltd.
Silva, A. (2017). Crowdfunding - Clube Top, Formação de Recursos Humanos do Clube. Lisboa: IPDJ, IP.
Silva, A. (2018). O patrocínio ao desporto como ferramenta para obtenção de financiamentos: (1) Conhecer o projeto e princípios do patrocínio e (2) Seleção de potenciais patrocinadores - Clube Top, Formação de Recursos Humanos do Clube. Lisboa: IPDJ, IP.