Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender a organização do corpo humano do ponto de vista do funcionamento celular nos seus aspetos bioquímicos, biológicos e histológicos. Conhecer as principais estruturas que compõem o Sistema Nervoso, Músculo Esquelético, o Sistema Cardiorrespiratório.
Compreender de forma integrada o funcionamento dos diferentes órgãos e sistemas, nomeadamente do Sistema Nervoso Músculo Esquelético e Cardiorrespiratório.
Todos os interessados deverão consultar o programa completo disponível aqui
Conteúdos programáticos
História da anatomia e fisiologia ¿ o propósito desta ciência, A Química da Vida, processos biológicos básicos, a Célula e a sua fisiologia ¿ conceito de Homeostasia, Tipos de Tecidos Organização do corpo humano, Taxonomias anatómicas, Principais noções da terminologia anatómica O Sistema Músculo-esquelético, Esqueleto Ósseo, Fisiologia do osso: formação e reabsorção ósseas Propriedades da célula muscular ¿ Contracção muscular, potencial de acção. Ossos, e Músculos do tronco e da cabeça Ossos e Músculos do MS. Ossos e Músculos do MI. Articulações e tipos de movimentos O Sistema Nervoso introdução, o nervo, anatomia e fisiologia geral, sistema nervoso central, mecanismos de coordenação neuromuscular. O Sistema Nervoso Autónomo, receptores e vias sensoriais, arco reflexo O Sistema Cardiovascular ¿ O Sangue. Célula muscular cardíaca, anatomia do coração e o seu sistema eléctrico, electrocardiograma, vasos sanguíneos e dinâmica da circulação e fluxo, Regulação da pressão arterial
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa da unidade curricular é elaborado com base no domínio
abrangente que o regente deve ter sobre a área de conhecimento sobre o
qual versa a Unidade Curricular em questão. A relação entre a a escolha
dos conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem é por isso
inerente e ubíqua durante todo o processo de elaboração do programa e de
reflexão sobre os objectivos pretendidos para quem realiza a Unidade
Curricular.
Desta forma, recusamos veementemente a redução da
relação entre conteúdos programáticos e objectivos a formas reduzidas e
simplificadas, associadas a teorias que reduzem o processo de ensino a
aprendizagem a uma espécie de troca de serviços. Todos os conteúdos
programáticos em diferentes momentos do processo, e com a integração
própria de cada aluno, resultado da estimulação do processo conduzido
pelo docente contribuem para a modificação do estádio de conhecimento e
competências traduzidos nos objectivos da unidade curricular.
A
coerência destes é resultada da reflexão que levou à construção do
programa da unidade curricular, e não é passível, nem desejável que se
demonstre em 3000 caracteres.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas Teóricas e Teórico-práticas. E-learning. Preferencialmente
promovendo a utilização de plataformas de gestão de aprendizagens,
nomeadamente do Moodle da Cadeira. Avaliação Contínua. Questionamento e estimulação dos estudantes para a escuta ativa. Tarefas: Os estudantes deverão participar com entusiasmo nas tarefas propsotas durante as aulas.
Avaliação
Avaliação Os alunos deverão no início da cadeira assinalar se pretendem o regime de avaliação contínua ou final, ou se tiverem acesso a contratualização para o regime especial de frequência. A avaliação contínua: Para ter acesso à avaliação contínua os alunos terão de ter no mínimo 80% de presenças nas aulas. A avaliação contínua consistirá na realização de um teste escrito para cada módulo, e a seguir ao último módulo, de uma prova oral. Durante a lecionação das aulas práticas os docentes poderão usar estratégias de aprendizagem ativa, nomeadamente a realização de fichas de trabalho, apresentações orais e/ou trabalhos individuais ou em grupo, bem como o recurso ao questionamento. Para a realização da frequência de cada módulo (e manutenção da continuidade da avaliação contínua) os alunos terão de satisfazer a realização de 75% das tarefas propostas pelo docente. Para ter sucesso na cadeira os alunos deverão ter uma nota mínima de 9,5 valores em cada módulo e 9,5 valores na prova Oral. A Classificação da Cadeira corresponderá à média ponderada da avaliação escrita e da prova oral, sendo as ponderações de 30 e 70%, respetivamente. A avaliação Final: Para ter acesso ao exame da época normal os alunos terão de ter no mínimo 80% de presenças nas aulas . A avaliação final constará de uma prova oral e de uma prova escrita. Os alunos terão de ter nota superior a 9,5 em ambas as provas. A classificação final será o resultado da média ponderada da classificação obtida em cada prova, com a ponderação de 70% para a prova oral e 30% para a prova escrita. Os alunos só são admitidos à prova escrita se tiverem nota igual ou superior a 9,5 valores na prova oral. Alunos em regime especial de frequência: Os alunos que tenham acesso a um regime especial de frequência, deverão contratualizar com o regente da cadeira, nas duas primeiras semanas do semestre, o modo de realizar a aquisição de conhecimentos e competências, bem como as datas e formas de avaliação. Os alunos que não contratualizem o regime especial, no prazo atrás mencionado, terão de frequentar a cadeira num dos regimes previstos para os alunos sem regime especial. A Avaliação da época de recurso, será idêntica à avaliação final, com exceção da exigência da assiduidade
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A amplitude das estratégias e a expertise pedagógica do regente, bem
como as reuniões de trabalho entre os colaboradores na leccionação da
cadeira de forma a escolher para cada situação e população as
estratégias mais eficazes a adoptar no sentido de promover o progresso
das competências e conhecimentos dos estudantes garantem a coerência
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Seeley, Rod R. Philip Tate / Stephens, Trent D. Anatomia e Fisiologia, 2011, Lusociência (Ed.) De Extensão Correia, P.; Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor ¿ Volume 1. Anatomofisiologia dos sistemas nervoso, osteoarticular e muscular. Lisboa FMH. Correia, P.; Espanha, M. (2012). Aparelho Locomotor ¿ Volume 2. Funções neuromusculares e adaptações à actividade física. Lisboa FMH Correia, P.; Espanha, M.; Oliveira, R; Pascoal, A.; Freitas, S. (2011). Aparelho Locomotor. Exercícios e Estudos Práticos. Lisboa FMH.