• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLCFS1145
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fitness I

Código: LLCFS1145    Sigla: FIT I
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 110 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 7 90 175

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-1-T2

Teórico-Práticas: 8,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

DCFS-1-T1

Teórico-Práticas: 10,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

DCFS-1-T4

Teórico-Práticas: 7,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

DCFS-1-T3

Teórico-Práticas: 6,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 4 12,00
Ana Sofia Damas Barnabé - ESD   1,33
Isabel dos Santos Vieira   1,60
Liliana Ricardo Ramos - ESD   1,33
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   2,67
Miguel Ângelo Serra Correia da Silva - ESD   1,07
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   2,13
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 12,00
Ana Sofia Damas Barnabé - ESD   1,33
Isabel dos Santos Vieira   1,87
Liliana Ricardo Ramos - ESD   1,33
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   2,67
Miguel Ângelo Serra Correia da Silva - ESD   0,80
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   2,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vera Alexandra Costa Simões - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

MÓDULOS: INTRODUÇÃO AO FITNESS (IF); INTRODUÇÃO AO TREINO CARDIOVASCULAR E MUSCULAR (ITCM). IF: 1.Conhecer a área do Health & Fitness, principais conceitos, contexto socioprofissional da Condição Física e Saúde e o enquadramento legal dos profissionais;2. Iniciar a prática de intervenção pedagógica em aulas de grupo. ITCM: Identificar: 1. Objetivos e benefícios; 2. Fundamentos básicos; 3. Estratégias de controlo de intensidade; 4. Equipamentos; 5. Identificar e aplicar estratégias de alinhamento postural; 6. Análise cinesiológica de padrões básicos de movimento. 7. Ser capaz de utilizar música como ferramenta de treino; 8. Conhecer a segurança e prevenção de lesões neste tipo de treinos.

Conteúdos programáticos

IF:A.Área do Health & Fitness; B.Contexto socioprofissional; C.Enquadramento legal dos profissionais; D.Instituições de Fitness; E.Conceito Health & Fitness; F.Componentes da condição física (CF); G.Capacidades físicas; H.Atividades de Fitness e relação com as componentes da CF; I. Componentes estruturais do treino e monitorização da intensidade; J.Estrutura das aulas; K.Equipamento; Materiais e Higiene; L.Postura, posição anatómica, planos e movimentos articulares; M.Música; N.Intervenção pedagógica. ITCM: A.Caracterização (A.1.Objetivos e benefícios; A.2.Fundamentos; A.3.Equipamentos). B.Controlo da intensidade do treino (B.1.Medição dos batimentos cardíacos; B.2.Escalas subjetivas de perceção de esforço; B.3.Outras). C.Análise cinesiológica e Postura (C.1.Planos e C.2.padrões de movimento; C.3.Análise cinesiológica de movimentos básicos; C.4.Alinhamento postural). D.Música (D.1.Utilidade; D.2.BPMs, velocidade de execução/cadência). E.Segurança e prevenção de lesões.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
IF:
OA1 - CP A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L.
OA2 - CP M, N e consolidação dos CP A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L.
ITCM:
OA 1, 2, 4 - CP A
OA 3 - CP B
OA 5, 6 - CP C
OA 7 - CP D
OA 8 - CP C, I

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

IF: I. Análise e discussão de situações sobre o contexto real; II. Autoanálise da prática pedagógica; III. Exposição de Conteúdos; IV. Questionamento; V. Realização de aulas práticas; VI. Exercícios práticos e de prática pedagógica; VII. Avaliações.
ITCM:I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento; III. Aulas práticas e prática pedagógica; IV. Análise de situações apresentadas em aula; V. Documentação de apoio; VI. Acompanhamento aos alunos; VII. Avaliações. 


Avaliação

Regime de Frequência:
Para aceder a avaliação contínua o estudante deve ter 2/3 de presenças nas aulas.
IF: AV. Cont. ¿ Teste Teórico (20%); Teste prático (30%; mín. 10 v); Trabalho+Apresentação (40%; mín. 10 v); Observação/realização de aulas (10%). Ex. Final ¿ Teste Teórico (30%); Teste prático (30%; mín. 10 v); Trabalho+Apresentação (40%; mín. 10 v); Observação/realização de aulas (10%).
ITCM: AV. Cont. ¿ Teste teórico (30%; mín. 10 v); Teste prático+Oral (40%; mín. 10 v); Tarefas (30%). Ex. Final ¿ Teste teórico (30%; mín. 10 v); Teste prático+Oral (70%; mín. 10 v).
Clas.finalUC=(IF*4+ITCM*3)/7
Alunos situação especial devem cumprir a mesma AV.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME) e os Objetivos da Aprendizagem (OA).
IF:
OA1 - ME III, IV, V, VI, VII.
OA2 - ME I, II, III, IV, V, VI, VII.
ITCM:
OA 1-8 - ME I, II, V, VI, VII
OA 3-8 - ME III, IV

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

IF:AGAP/PortugalAtivo (2023).Barómetro Do Fitness para 2018-2022.Edições AGAP;American College of Sports Medicine (2021).ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.).Lippincott Williams & Wilkins;American Council on Exercise (2016).Group Fitness Instructor Manual (3rd Ed.).American Council on Exercise;EuropeActive (2019) European Health & Fitness Market: report 2018. Edições Deloitte;Franco, S., Santos Rocha, R., Simões, V., Ramalho, F., Vieira, I., & Ramos, L. (2023) Tendencias de Fitness en Portugal para 2023. Retos, 48, 401¿412;Thompson, W. R. (2019) Thompson, WR. Worldwide survey reveals fitness trends for 2007-2023.ACSM's Health & Fitness Journal. ITCM:Freitas, S. R. (2017). Treino de Força, Flexibilidade e Alongamento.In P. P. Correia, P. Mil-Homens & G. V. Mendonça (Eds.), Treino de Força. Volume 2. Avaliação, Planeamento e Aplicações, pp 129-140. Howley,E. & Thompson, D. (2017) Fitness Professional¿s Handbook (7th Ed.). Champaign, IL: Human Kinetics

Observações

Em contexto pandémico as aulas poderão ser em formato online.