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Fitness III

Código: LLCFS1147    Sigla: FIT III
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 84 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 7 90 175

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-2-T3

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

DCFS-2-T1

Teórico-Práticas: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

DCFS-2-T2

Teórico-Práticas: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 3 9,00
Isabel dos Santos Vieira   2,00
Joana Prior de Freitas - ESD   0,40
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   2,60
Susana Mendes Alves   2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 9,00
Isabel dos Santos Vieira   1,10
Joana Prior de Freitas - ESD   0,80
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   2,20
Susana Mendes Alves   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vera Alexandra Costa Simões - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

MÓDULOS: HIP HOP (HH); PILATES (PL); STRETCHING (SG).HH:1.Conhecer o Hip Hop (HH); 2. Conhecer os objetivos; 3. Saber a estrutura da aula; 4. Saber a estrutura musical; 5.Conhecer e saber aplicar as habilidades motoras; 6. Saber as metodologias; 7. Saber planear e ensinar uma aula de HH.
PL:1.Identificar a origem do Pilates Mat (PM); 2.Conhecer os objetivos, princípios; 3Identificar e aplicar metodologia de avaliação funcional; 4. Identificar, executar os exercício de PM; 5. Identificar e saber aplicar metodologia de análise cinesiológica dos exercícios de PM; 6. Dominar a técnica de execução dos exercícios, em diferentes níveis de prática e modelos de aula abordados; 7. Prescrever e aplicar o PM ajustado às necessidades de cada aluno; 8 Saber adaptar os exercícios de Pilates Mat a populações com condições clínicas específicas.
SG: 1. Conhecer os fundamentos do stretching; 2. Conhecer e saber aplicar as metodologias de treino do stretching; 3. Saber planear e intervir pedagogicamente.

Conteúdos programáticos

HH: A. Caracterização do HH; B. Objetivos; C. Estrutura da aula, D. Estrutura musical; E. Habilidades motoras; F. Metodologia da atividade; G. Planeamento e intervenção pedagógica.
PL: A. Enquadramento histórico do Pilates; B. Objetivos, princípios, fundamentos e benefícios da técnica; C.Investigação aplicada ao âmbito do Pilates; D.Análise postural e desequilíbrios funcionais; E. Técnicas de observação postural; F. Alinhamento postural em diferentes posições; G. Respiração e ativação do core; estabilidade e mobilidade integrada; H. Exercícios de PM; I. Níveis dos exercícios de Pilates Mat; J. Estrutura da aula; K. Pequenos equipamentos no PM; L. Integração do método nas atividades de Fitness; M. Adaptação dos exercícios a populações com condição especial; N. Intervenção pedagógica.
SG: A. Caracterização do Stretching; B. Metodologia; C. Planeamento e intervenção pedagógica no Stretching.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
HH:
OA1 - CP A
OA2 - CP B
OA3 - CP C
OA4 - CP D
OA5 - CP E
OA6 - CP F
OA7 - CP G e consolidação dos CP anteriores
PL:
OA1; 2 ¿ CP A; B; C
OA3 - CP D; E; F; G
OA4; 5; 6 - CP H; I; J
OA6; 7; 8 - CP K; L; M; N
SG:
OA 1 - CP A
OA 2 - CP A, B
OA 3 - CP A, B, C

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

HH: I. Exposição conteúdos; II. Questionamento; III. Aulas práticas.; IV. Análise, discussão de situações apresentadas na aula; V. Prática pedagógica; VI. Autoanálise; VII. Avaliações; VIII. E-learning

PL: I. Exposição conteúdos; II. Questionamento; III. Exercícios práticos ;IV. Análise exercícios ;V. Prática pedagógica; VI. Trabalho individual; VII. Documentação; VIII. Avaliações; IX. E-learning

SG: I. Exposição conteúdos; II. Questionamento; III. Aulas práticas; IV. Análise de exercícios; V. Prática pedagógica; VI. Documentação; VII. Avaliações



Avaliação


HH: Av. Contínua -Teste teórico.(30%; mín.10v); Av.Prática (50%;mín.10v); Relatório (5%); Tarefas-aula(15%)
Exame Final -Teste Teórico (15%;mín.10 v); Oral (15%;mín. 10v); Av.Prática (70%;mín.10 v)

PL: Av. Contínua -Teste Teórico (25%;mín.10v); Av.Prática+Oral (50%;mín.10v); Oral(30%;mín.10v); Ativ. aula (25%;min.10v). 

Exame Final -Teste (25%;mín.10v); Av.Prática (50%;mín.10v);Oral (25%;mín.10v)
SG: Av. Contínua -Teste Teórico (35%;mín.10v); Av. Prática + Plano(35%;mín. 10v);Oral (30%;mín.10v);Participação (acresce até 2v à nota final)
Exame Final -Teste Teórico (35%;mín.10v); Av. Prática + Plano(35%;mín.10v);Oral(30%;mín.10v)

Mínimo de presenças para aceder à avaliação contínua: 2/3.
Alunos situação especial devem cumprir a mesma Avaliação.
Clas. final UC=(HH*2+PL*2,5+SG*2,5)/7

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME) e os Objetivos da Aprendizagem (OA).
HH:
OA1 ¿ ME I, II, III
OA2 ¿ ME I, II, III, VII
OA3 ¿ ME I, II, III
OA4 ¿ ME I, II, III, IV, VII
OA5 ¿ ME I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII
OA6 ¿ ME I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII
OA7 ¿ ME II, III, IV, V, VI, VII
PL:
OA1; 2; 3; 4; 5 ¿ ME I; II; III; IV; V; IX
OA6; 7; 8 ¿ ME IV; V; VI; VII; VIII; IX
SG:
OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, IV, V, VI, VII

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

HH:Forman, M. (2002). The 'Hood Comes First, Race, Space, and Place in Rap and Hip-Hop. Middletown, CT: Wesleyan University Press. Fricke, J., & Ahearn, C. (2002). Yes Yes Y'all: The Experience Music Project Oral History Of Hip-hop's First Decade. New York: Da Capo Press. Yoke, M. M., & Armbruster, C. (2019). Methods of group exercise instruction. Human Kinetics Publishers.PL:Isacowitz, R. (2006). Pilates. Champaign, Il: Human Kinetics; Pilates, Joseph H.; Miller, William J. (1945) Pilates Return to Life Through Contrology
Robison, L.; Fisher, H.; Knox, J. & Thomson, G. (2000). The Official Body Control Pilates Manual. London: Pan Macmillan.SG:American College of Sports Medicine (2021). ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer. Freitas, S. R. (2017). Treino de Força, Flexibilidade e Alongamento. In P. P. Correia, P. Mil-Homens & G. V. Mendonça (Eds.), Treino de Força. Volume 2. Avaliação, Planeamento e Aplicações, pp 129-140.

Observações

Em contexto pandémico as aulas poderão ser lecionadas em formato online.