Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos: 1) conhecer as recomendações para a atividade física para as populações em fases especiais da vida; 2) conhecer as principais caraterísticas, capacidades, necessidades, e objetivos das populações em fases especiais da vida); 3) conhecer as linhas orientadoras da avaliação pré-exercício, avaliação da condição física e prescrição do exercício para as populações em fases especiais da vida;
Competências: 4) interpretar as recomendações para a atividade física para populações em fases especiais da vida; 5) aplicar as principais formas de avaliação pré-exercício e das componentes da condição física relacionadas com a saúde; 6) planear as componentes da prescrição do exercício.
Conteúdos programáticos
1)Características, objetivos, e necessidades especiais das populações em fases especiais da vida (crianças, grávidas e idosos). 2)Planeamento e promoção de programas de Exercício para populações em fases especiais da vida. 3)Avaliação pré-exercício, avaliação da condição física, e prescrição do exercício adaptadas às características das populações em fases especiais da vida. 4)Avaliação da postura e funcionalidade e prescrição do exercício para melhoria e manutenção da postura e funcionalidade. 5) Estudos de caso segundo o ACSM.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A área socioprofissional do Exercício e Saúde requer uma formação especializada e aprofundada, no sentido de dar resposta aos objetivos das populações-alvo, que se prendem essencialmente com a promoção da saúde, bem-estar, e melhoria da condição física e funcionalidade. Além da perspetiva de intervenção primária, a diversidade das características e necessidades específicas das populações-alvo, levou a que o exercício físico seja também um instrumento de intervenção secundária. Com base nas recomendações para a atividade física e nas linhas orientadoras para APE, pretende-se conhecer as caraterísticas, as capacidades, e as necessidades dos vários grupos da população com que o profissional de exercício físico intervém, no sentido de estabelecer objetivos realistas e promover a adesão. Utilizam-se métodos e técnicas de avaliação subjetiva e objetiva dos praticantes, e subsequente prescrição do exercício, que se operacionaliza através do planeamento de diferentes formas de exercício físico e respetiva monitorização. Na Licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde, as UC de Avaliação e Prescrição do Exercício (APE) I, II e III, estão organizadas num paradigma de aprendizagem continuada com vista a aquisição de conhecimentos e competências para adaptação das linhas orientadoras da APE e planeamento de programas de exercício físico para, respetivamente, população adulta aparentemente saudável e atletas (APE I); populações especiais, nomeadamente populações em fases especiais da vida (crianças, grávidas e idosos); e populações com determinadas condições clínicas (APE III). Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos (O)de aprendizagem e os conteúdos (C) desta UC: O1 » C1 O2 » C1 O3 » C2 a C8 O4 » C1 O5 » C2 a C8 O6 » C2 a C8
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões teóricas e teórico-práticas: exposição e discussão dos conteúdos; pesquisa e análise de artigos científicos; desenvolvimento de projeto; estudo independente; realização de trabalhos individuais e/ou de grupo.
Avaliação
É obrigatória a frequência de pelo menos 2/3 das aulas para que o aluno esteja abrangido pela avaliação contínua.
Avaliação contínua/exame final:
1) TESTE ESCRITO, que poderá ser realizado em duas ou mais partes (35%);
2) TESTE PRÁTICO, que poderá ser realizado em duas ou mais partes (45%);
3) RELATÓRIO APE, que deverá ser realizado em grupo (20%).
A descrição das subtarefas de avaliação encontra-se em documento próprio, disponibilizado no moodle da UC.
Nota mínima de cada elemento de avaliação: 8 valores.
O estudante dispensa a avaliação final (por exame) caso obtenha nota mínima em cada elemento de avaliação e a classificação final seja igual ou superior a 10 valores.
Estudantes em situação especial realizam os mesmos elementos de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ACSM. ACSMs Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 7ed. LWW. 2013 ACSM. ACSMs Health-Related Physical Fitness Assessment Manual. 5ed. Wolters Kluwer. 2017 ACSM. ACSMs Resources for the Personal Trainer. Wolters Kluwer. 2017 ACSM. ACSMs Resources for the Exercise Physiologist. 2ed. Wolters Kluwer. 2018 ACSM. ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11ed. Wolters Kluwer. 2021 Chodzko-Zajko W. ACSMs Exercise for Older Adults. LWW. 2014 Faigenbaum A, Lloyd R, Oliver J, ACSM. Essentials of Youth Fitness. Human Kinetics. 2020 Rikli RE, Jones CJ. Senior Fitness Test Manual. Human Kinetics. 2013 Santos-Rocha R (Ed). Exercise and Physical Activity During Pregnancy and Postpartum. Evidence-Based Guidelines. 2ed. Springer. 2022