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Avaliação e Prescrição do Exercício III

Código: LLCFS1150    Sigla: APE III
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 72 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-3-T3

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-3-T2

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-3-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Bruno Alexandre da Conceição Rodrigues   1,00
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD   0,50
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Bruno Alexandre da Conceição Rodrigues   1,50
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   1,50
Mónica Alexandra Godinho de Sousa - ESD   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos:
1) conhecer as recomendações para a atividade física para as populações com determinadas condições clínicas;
2) conhecer as principais caraterísticas, capacidades, necessidades, e objetivos das populações com determinadas condições clínicas;
3) conhecer as linhas orientadoras da avaliação pré-exercício, avaliação da condição física e prescrição do exercício para as populações com determinadas condições clínicas;

Competências:
4) interpretar as recomendações para a atividade física para populações com determinadas condições clínicas;
5) aplicar as principais formas de avaliação pré-exercício e das componentes da condição física relacionadas com a saúde;
6) planear as componentes da prescrição do exercício.

Conteúdos programáticos

1) Características, objetivos, e necessidades especiais das populações com determinadas condições clínicas (excesso de peso e obesidade, diabetes, hipertensão, asma, cancro, problemas musculoesqueléticos, fibromialgia, osteoporose e fragilidade).
2)Planeamento e promoção de programas de Exercício para populações com determinadas condições clínicas.
3)Avaliação pré-exercício, avaliação da condição física e funcionalidade, e prescrição do exercício adaptadas às características das populações com determinadas condições clínicas.
4) Estudos de caso segundo o ACSM.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A área socioprofissional do Exercício e Saúde requer uma formação especializada e aprofundada, no sentido de dar resposta aos objetivos das populações-alvo, que se prendem essencialmente com a promoção da saúde, bem-estar, e melhoria da condição física e funcionalidade.
Além da perspetiva de intervenção primária, a diversidade das características e necessidades específicas das populações-alvo, levou a que o exercício físico seja também um instrumento de intervenção secundária.
Com base nas recomendações para a atividade física e nas linhas orientadoras para APE, pretende-se conhecer as caraterísticas, as capacidades, e as necessidades dos vários grupos da população com que o profissional de exercício físico intervém, no sentido de estabelecer objetivos realistas e promover a adesão. Utilizam-se métodos e técnicas de avaliação subjetiva e objetiva dos praticantes, e subsequente prescrição do exercício, que se operacionaliza através do planeamento de diferentes formas de exercício físico e respetiva monitorização.
Na Licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde, as UC de Avaliação e Prescrição do Exercício (APE) I, II e III, estão organizadas num paradigma de aprendizagem continuada com vista a aquisição de conhecimentos e competências para adaptação das linhas orientadoras da APE e planeamento de programas de exercício físico para, respetivamente, população adulta aparentemente saudável e atletas (APE I); populações especiais, nomeadamente populações em fases especiais da vida (crianças, grávidas e idosos); e populações com determinadas condições clínicas (APE III).
Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos (O)de aprendizagem e os conteúdos (C) desta UC:
O1 » C1
O2 » C1
O3 » C2 a C8
O4 » C1
O5 » C2 a C8
O6 » C2 a C8


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões teóricas e teórico-práticas: exposição e discussão dos conteúdos; pesquisa e análise de artigos científicos; desenvolvimento de projeto; estudo independente; realização de trabalhos individuais e/ou de grupo.


Avaliação

É obrigatória a frequência de pelo menos 2/3 das aulas para que o aluno esteja abrangido pela avaliação contínua.
Avaliação contínua/exame final: 
1) TESTE ESCRITO, que poderá ser realizado em duas ou mais partes (35%);
2) TESTE PRÁTICO, que poderá ser realizado em duas ou mais partes (45%);
3) ESTUDO DE CASO, que poderá ser realizado em grupo (20%)..
A descrição das subtarefas de avaliação encontra-se em documento próprio, disponibilizado no moodle da UC.
Nota mínima de cada elemento de avaliação: 8 valores.
O estudante dispensa a avaliação final (por exame) caso obtenha nota mínima em cada elemento de avaliação e a classificação final seja igual ou superior a 10 valores.
Estudantes em situação especial realizam os mesmos elementos de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ACSM. ACSMs Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 7ed. LWW. 2013
ACSM. ACSMs Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities. 4ed. Human Kinetics. 2016
ACSM. ACSMs Health-Related Physical Fitness Assessment Manual. 5ed. Wolters Kluwer. 2017
ACSM. ACSMs Resources for the Personal Trainer. Wolters Kluwer. 2017
ACSM. ACSMs Resources for the Exercise Physiologist. 2ed. Wolters Kluwer. 2018
ACSM. ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11ed. Wolters Kluwer. 2021