• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLCFS1161
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Psicologia do Desporto e Exercício

Código: LLCFS1161    Sigla: PDE
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 80 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 5 52,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-3-T3

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-3-T2

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-3-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   0,60
Diana Alexandra Martinho da Silva Torres   0,50
Luís Filipe Marques Parente - ESD   0,20
Luis Filipe Cid Serra - ESD   0,20
Teórico-Práticas Totais 3 6,00
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   2,40
Diana Alexandra Martinho da Silva Torres   2,00
Luís Filipe Marques Parente - ESD   0,80
Luis Filipe Cid Serra - ESD   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Procura-se que na UC de Psicologia do Desporto e Exercício os alunos desta Licenciatura:
Assimilem a importância dos processos mentais no desenvolvimento e compreensão das atividades de ginásio ou academias.
conheçam a história da Psicologia do Desporto e Exercício;

Estudem e promovam o desenvolvimento de competências do instrutor com vista ao aumento da eficácia de todo o processo;
Analisem as características individuais dos praticantes, ao nível intelectual, psicomotor, de personalidade e motivacional, assim como a sua repercussão nas diferentes práticas e vice-versa;
Analisem e compreendam o papel do envolvimento nas suas diversas facetas e a sua repercussão na prática, em termos gerais, e no equilíbrio do praticante, em particular;
Depois de conhecermos os diferentes elementos intervenientes no processo e a sua influência no desempenho, analisaremos, a interação entre eles e, fundamentalmente, as técnicas apropriadas para maximizar cada um dos elementos anteriores.

Conteúdos programáticos

Natureza da Psicologia do Desporto e do Exercício: 

O Desporto e a Atividade Física como fenómeno Social e Cultural; 
A Psicologia do Desporto como ciência; 
Natureza da Psicologia do Desporto; 
História e Organização da Psicologia do Desporto; 
A Psicologia do Desporto em Portugal; 
As Organizações Desportivas; 
Tendências da Investigação Atual. 
O instrutor: 
A Filosofia de treino; 
Comunicação; 
Liderança. 
O Praticante: 
Diferenças Individuais e Desporto; 
Avaliação em Psicologia do Desporto. 
O Envolvimento: 
Aspetos Psicossociológicos; 
Dinâmica dos grupos; 
O envolvimento social; 
O envolvimento físico. 
A Interação: 
Treino Psicológico; 
Aconselhamento; 
Treino Mental; 
Definição de objetivos; 
Controle da Atenção e da Concentração; 
Técnicas de Ativação e Autocontrole; 
Os processos emocionais e sua regulação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os diferentes pontos dos conteúdos estão dispostos de forma a responder aos objetivos formulados, começando pela importância da Psicologia do desporto e sua evolução histórica, seguido da compreensão dos intervenientes no processo, do envolvimento e suas relações.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Numa primeira fase os alunos deverão contactar com os conceitos teóricos subjacentes à área científica.
Numa segunda fase deverão mobiliza-los para o desenvolvimento de trabalhos.
Estes trabalhos serão apresentados nas aulas, constituindo momentos de desenvolvimento de capacidade de liderança e comunicação em simultâneo com o domínio da restante matéria.  


Avaliação

Avaliação contínua (obrigatório 2/3 de presenças):
- realização de 7 trabalhos de grupo, de domínio e inovação das matérias - (média = 50%)
- Um teste de avaliação (50%)
A classificação final será em função das percentagens, não podendo qualquer dos momentos de avaliação ter uma classificação inferior a 7,5 valores
-Avaliação em exame final:
- 1 teste de avaliação (40%), sobre a matéria constante no programa.
- 1 trabalho de pesquisa (40%)
- 1 Oral (20%)
A classificação final será em função das percentagens, não podendo qualquer dos parâmetros de avaliação ter uma classificação inferior a 7,5 valores
Regime específico para alunos em situação especial:
É elaborado de forma individual após solicitação por parte dos alunos, conforme regulamento de avaliação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O programa foi construído no pressuposto de que, numa primeira fase os alunos deverão contactar com os conceitos teóricos subjacentes à área científica, e que numa segunda fase os deverão mobilizar para o desenvolvimento de um trabalho. Deverá privilegiar-se a relação Professor-Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Os diapositivos de todas as aulas, assim como o programa e sumários são disponibilizados na página da unidade curricular, antes de cada aula. As aulas teóricas terão um carácter mais expositivo enquanto nas aulas teórico-práticas se privilegia a análise de documentos, textos e apresentação de trabalhos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Brito, A. P. (1994) - Psicologia do Desporto. Lisboa: Omniserviços;
Cruz, J. (1996) - Manual de Psicologia do Desporto. Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais; 
Cox, R. (2011). Sport Psychology: Concepts and applications. New York: The McGraw-Hill Companies, Inc.;
Dosil, J. (2005). The sport psychologist¿s handbook: A guide for sport-specific performance enhancement. New Jersey: Wiley & Sons;
Horn, T. (2017) - Advances in Sport Psychology. Champaign, IL.: Human Kinetics;
Martens, R. (1987) - Coaches Guide to Sport Psychology. Champaign, IL.: Human Kinetics; 
Orlick, T. (2008). In pursuit of excellence. How to Win in Sport and Life Through Mental Training. Champaign, USA: Human Kinetics;
Tenebaum, G., & Eklund, R. C. (2019). Handbook of Sport Psychology. New Jersey: Wiley & Sons; 
Weinberg, R. S., & Gould, D. (2019). Foundations of Sport and Exercise Psychology. Champaign, IL: Human Kinetics.