• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLCFS1163
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Ética e Deontologia Profissional

Código: LLCFS1163    Sigla: EDP
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 76 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Seminários: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
A Contratar_Licenciatura   0,10
Bruno Alexandre da Conceição Rodrigues   0,10
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   0,90
Seminários Totais 3 3,00
A Contratar_Licenciatura   2,10
Bruno Alexandre da Conceição Rodrigues   2,10
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   0,90

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Procura-se que, no final da Unidade Curricular, o estudante demonstre conhecimentos e competências que lhe possibilitem: - Compreender e refletir sobre a importância da moralidade, ética e deontologia, tendo em consideração as duas dimensões: pessoal e profissional; - Conhecer as principais perspetivas relativas à ética e ao desenvolvimento moral; - Formular e refletir sobre os dilemas éticos, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado contexto social; Conheça os principais fundamento sobre a luta contra a dopagem - Identificar e desenvolver os pontos fortes da moralidade pessoal do aluno promovendo uma integração pessoal dos mesmos na sua conduta profissional enquanto agente de transformação do universo desportivos;- Desenvolver um quadro de referência no sentido da construção de um Código Ética Deontológico.- Capacidade de relacionamento com outros, apresentação oral, interajuda e respeito.

Conteúdos programáticos

1. Conceito de ética, Moral e Deontologia
2.Ética;-Uma visão Clássica 2.2 Sistema capitalista; 2.3 Uma visão Holística e Ecológica 2.4 Ética e responsabilidade Social no desporto;2.5 Ética e globalização.
3. Noção moral 3.1 Desenvolvimento Moral de Kolhberg;3.2. Cognição moral e ação moral 3.3 Desenvolvimento moral no desporto ¿ Principais estudos.
4. Doping e suplementos no contexto desportivo.4.1. Fundamentos da luta contra a dopagem4.2. Princípios associados. Objetivos, deveres, direitos e estratégias de prevenção; 4.3 Educação e informação. Determinantes pessoais e psicossociais.
5. Dilema ético no desporto. Dilemas éticos no contexto do Desporto
6. Investigação em ciências do desporto, ética e sociedade.
7 ¿ Modelos e Códigos de Ética e Deontologia7.1 - Identificar o âmbito e objetivos de um Código de Ética e de Deontologia; 7.2 - Tópicos predominantes num Código de Ética e Deontologia; 7.3 ¿ Análise de Códigos de Ética e Deontologia aplicados ao contexto do Desporto

8. Temas emergentes

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos e perspetivas (T) inerentes ética e deontologia. Todos os conteúdos programáticos estão em perfeita consonância com os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre ética, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado contexto social;A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em aulas, finalizam o cumprimento dos objectivos descritos e consubstanciam a aquisição das competências descritas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Privilegiar a relação Professor-Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, com os alunos a terem papel ativo no seu processo de aprendizagem. As reflexões sobre as matérias são os guiões. Os diapositivos das aulas, são disponibilizados de forma à preparação dos alunos. Exposições teóricas, Discussão em grupo, Exercícios práticos e elaboração e realização de projetos de iniciação à investigação.


Avaliação

Na avaliação continua (AC) e Ep. normal é obrigatório cumprir os dois terços de presenças. Os alunos que optem pela avaliação contínua, não poderão aceder á avaliação final.

Avaliação Continua
A avaliação continua é composta por Trabalho grupo de pesquisa-TP (escrito e discussão), sendo obrigatória por parte dos alunos a demonstração da progressão do desenvolvimento do trabalho, e Teste de avaliação (TA).
Cálculo da Avaliação Continua = 30% (escrito) + 10% Apresentação do Trabalho de pesquisa + 60% Teste Avaliação. Classificações de trabalho de pesquisa e teste menor ou igual a 10 valores corresponde a reprovação e acesso á época de recurso.

Exame
Exame: Teste (70% )+Oral (30%). A classificação no teste de avaliação tem que ser superior ou igual a 8 valores.
A avaliação para estudantes com Estatuto Especial: Igual, com trabalho pesquisa individual.
Estatuto Especial: Igual, com trabalho pesquisa individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As aulas teóricas e seminários utilizam o método expositivo com demonstrações ilustrativas dos processos em estudo e atividades de caráter dinâmico (e.g., debates, etc.). Os seminários proporcionam ,a apresentação e discussão de casos com especialista de cada área e favorece um posicionamento crítico dos estudantes,tornando mais propícia uma visão integradora e uma reflexão pessoal sobre o próprio processo de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Fair Play:Building a strong physical activity system for more active people (¿2021)¿. Fair play: building a strong physical activity system for more active people. WHO
Barkoukis, V., Lazuras, L., Lucidi, F., e Tsorbatzoudis, H. (2015). Nutritional supplement and doping use in sport: Possible underlying social cognitive processes. SJM.
Bolter, N., e Weiss, M. R. (2012). Coaching for Character: Development of the Sportsmanship Coaching Behaviors Scale (SCBS). SEPS, 1(2), 73-90
Drydyk, J. (2014). Foundational issues: how must global ethics be global? Journal of Global Ethics, 10(1), 16-25..
Gleaves, J., Petróczi, A., Folkerts, D., De Hon, O., Macedo, E., Saugy, M., et al. (2021). Doping prevalence in competitive sport: evidence synthesis with ¿best practice¿ recommendations and reporting guidelines from the WADA Working Group on Doping Prevalence. Sports Med. 51:1909¿1934. doi: 10.1007/s40279-021-01477-y
Plano Nacional Ética