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Nutrição no Desporto e no Exercício

Código: LLCFS1164    Sigla: NDE
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 105 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 4 37,5 100

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Pedro Miguel Carrera Bastos   1,50
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,00
Teórico-Práticas Totais 4 4,00
A Contratar_Licenciatura   4,00
Gabriela Pereira Silvestre   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vera Alexandra Costa Simões - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Estudar princípios básicos de alimentação e nutrição equilibrada, importância na atividade física e desportiva, na perspetiva do indivíduo ativo e na perspetiva da melhor prestação desportiva, fornecendo conhecimento científico de uma dieta equilibrada para a saúde e bem-estar físico e psíquico do atleta. O estudo da bioquímica dos nutrientes e seus processos metabolismo fornece informações sobre as necessidades moleculares, bioquímicas e fisiológicas do organismo em esforço físico e de como alimentação e a nutrição podem responder às necessidades do organismo. Fornecer informação prática para comunicar estratégias e métodos de mudanças de comportamento de comportamento alimentar e nutricional, estimulando a introdução de novos alimentos nas dietas. Conhecimento das diretrizes nacionais e internacionais sobre alimentação e nutrição para indivíduos ativos e atletas e as consequências para a saúde de desequilíbrios causados por comportamentos inadequados.

Conteúdos programáticos

Teórica. I Introdução. II Bioquímica da nutrição: classes de nutrientes e metabolismo energético. III Morfologia e fisiologia do Sistema Digestivo. IV Princípios da Nutrição Desportiva. V Necessidades energéticas, nutrientes, balanço nutricional e desempenho desportivo. VI calendarização de dietas, dietas de altitude e dietas adaptadas. VI substâncias ergogénicas e suplementos alimentares. V Nutrição e saúde: desequilíbrios provocados por comportamentos alimentares inadequado. 
Teórico-Prática: I Refeições ao longo do dia. II Nutrição prática saudável e económica. III. Confecionar alimentos preservando os nutrientes. IV Utilização de instrumentos e métodos de avaliação de dietas alimentares, avaliação da ingestão e das necessidades energéticas e nutricionais e planeamento de dietas alimentares adaptadas à atividade desportiva. IV Inclusão de alimentos novos na dieta adaptada à atividade desportiva. V Prática de utilização de alimentos funcionais na alimentação diária.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos dividem-se em duas componentes, teórica e teórico-prática permitindo a coerência dos objetivos na aquisição de conhecimentos sobre alimentação e nutrição e sua aplicação prática aos princípios da Nutrição Desportiva. Os conteúdos programáticos levam os discentes a refletirem e consolidarem as diversas temáticas da Nutrição Desportiva, a serem capazes de distinguir entre melhores e piores práticas alimentares e a exercitarem os princípios da boa alimentação, a elaborarem e desenvolverem relatórios/trabalhos de investigação científica e apresentarem os resultados obtidos, enquanto adquirem competências que respondem aos objetivos da unidade curricular. Estabelecem-se elos comparativos entre as matérias lecionadas nas aulas teóricas e nas aulas teórico-práticas, bem como nos trabalhos práticos, consolidando-se conhecimentos e competências que foram alinhados com vista a responder aos objetivos da unidade curricular

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Componente de lecionação semestral, de 30 horas teórico-práticas e de 15 horas teóricas.
I. Exposição de Conteúdos; II. Questionamento; Documentação Apoio; III. Acompanhamento dos Estudantes; IV. Reflexão e discussão sobre casos práticos. V. Avaliações. 


Avaliação

Regime de Frequência:
Para aceder à avaliação contínua o estudante deve possuir 2/3 de presenças da totalidade das aulas. 
A avaliação contínua possui provas escritas e a participação do aluno na concretização de trabalho nas aulas teórico-práticas - relatórios e trabalho em grupo. São obrigatórios todos os momentos de avaliação. A aprovação depende da classificação média igual ou superior a 9,5 valores. Avaliação Contínua: composta por uma prova escrita, trabalho individual e trabalho de grupo. Equação para o cálculo da classificação final: 0,30PE+0,35TI+0,35TG em que PE é prova escrita, TI é trabalho individual e TG é trabalho de grupo.
Avaliação Final: composta por prova escrita e prova oral, sendo que a classificação final será a média aritmética simples de ambas as provas.
Alunos em condição especial terão plano individual de metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação adaptada à condição particular. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos teóricos expositivos, com recurso a problemas e a estudos concretos, fornecem aos discentes o conhecimento dos princípios e conceitos básicos da alimentação e nutrição saudável e equilibrada, bem como da sua importância na atividade física diária, na atividade em exercício e na atividade desportiva. Aborda os conhecimentos da bioquímica dos nutrientes e dos processos metabólicos e sua contribuição molecular, bioquímica e fisiológica na resposta às necessidades do organismo em esforço. Fornece conhecimento científico atualizado sobre a contribuição de uma dieta equilibrada na saúde e bem-estar físico e psíquico do indivíduo ativo, através do estudo das recomendações nacionais e internacionais, da resposta a problemas e sua aplicação a estudos de caso concretos. Conduz ao conhecimento sobre os princípios das dietas antes, durante e após o esforço, das dietas de altitude e dietas adaptadas, particularizando a sua aplicação aos casos dos diferentes tipos de treino e das diferentes modalidades desportivas. O conhecimento sobre compostos ergogénicos e suplementos alimentares é baseado no estudo de documentos sobre recomendações internacionais e de artigos científicos. 
As aulas teórico-práticas permitem a aplicação dos conhecimentos teóricos e fornece outro conhecimento de cariz prático sobre a distribuição dos alimentos pelas refeições visando a adequação energética e nutricional, bem como a proposta de refeições económicas, práticas e saudáveis, através da escolha de alimentos adequados e confeções que preservem os seus nutrientes. Os discentes manipulam documentos e instrumentos concebidos para esta unidade curricular, que permitem a avaliação de dietas alimentares, a avaliação da ingestão alimentar e a estimativa da ingestão energética e nutricional. Conhecem e utilizam métodos e instrumentos, adaptados a esta unidade curricular, para estimar as necessidades energéticas e nutricionais e para planear dietas adaptadas à atividade física diária, à atividade em exercício e à atividade desportiva. Através da proposta de trabalhos baseados na investigação de artigos científicos conhecem alimentos novos, o seu valor nutricional e funcional e as vantagens, para a saúde e prestação desportiva, da sua introdução na dieta. Realizam a aplicação prática dos conhecimentos teóricos e teórico-práticos na elaboração e confeção de receitas que obedeçam aos princípios de um género alimentar saudável, que contenha, pelo menos um alimento novo, com propriedades funcionais, de utilização prática e adaptada à atividade desportiva.  
A componente teórica é avaliada no modelo contínuo pela prova escrita e a componente teórico-prática é avaliada pela execução de relatórios e/ou fichas e trabalho de grupo que permitem a aplicação prática e concreta das competências teóricas. No modelo de avaliação final a componente teórico-prática é avaliada pela proposta de resolução de problemas práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bernardot, D. 2000. Nutrition for Serious Athletes. IL. Human Kinetics.Eberle, S. G. 2000. Endurance Sports Nutrition. IL. Human Kinetics
Calixto, F. S. 2020. A introdução de alimentos funcionais na dieta de alunos não vocacionados para a prática da dietética e nutrição. In: A. Loureiro, D. Rocha, M.J. Cardona & R. Lopes (Eds.). Livro de Atas CNaPPES 2019 (pp.176-187). Santarém: Instituto Politécnico de Santarém
Franco, C.; Loureiro, N.; Calixto, F. S. 2005. Minerals and vitamins intake in the diets of male soccer players from three different levels of competition. In: T. Reilly, J. Cabri, & D. Araújo (Eds.). Science and Football V (1st ed., pp. 515-525). London: Routledge.
Houston, M. 2001. Biochemistry Primer for Exercise Science (2nd Edition). IL. Human Kinetics
Manore, M.; Thompson, J. 2000. Sport Nutrition for Health and Performance. IL. Human Kinetics.
Serão disponibilizados artigos científicos atualizados durante as aulas.

Observações

A avaliação contínua e a avaliação final serão mantidas como previsto na unidade curricular, mas caso haja indicação para que as provas escritas não sejam presenciais, serão provas com consulta e com limite de tempo, realizadas na plataforma moodle ou outra adotada pela escola. Excetua-se o regime específico para alunos em situação especial que será reajustado relativamente ao previsto, para a realização de duas provas escritas com consulta, nas mesmas condições físicas.