Código: | LLCFS1167 | Sigla: | FIT VI | |
Área Científica: | Técnico-Pedagógica |
Área de Ensino: | LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLDCFS | 77 | Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 | 3º | 9 | 105 | 225 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
PT: A. Profissão de PT. B.Vendas PT. C. Avaliação, desenho e operacionalização de programas PT. D. Captação, motivação e retenção de clientes. E. Intervenção com clientes. F.Técnicas de treino específicas em PT.
IMEC: A. Interpretação musical. B. Edição áudio. C. Ações motoras. D. Expressão corporal E. Exibição e competição.
DT: A. Legislação, Normas, Mercado, «Atividades;Regulamento interno;Manual de operações;Avaliação dos clientes e da prescrição;Atividades;Manutenção; RH, Serviços, Produtos,Tecnologia; Qualidade serviços; B: Captação, gestão,retenção de clientes.
TF: A. Enquadramento científico e comercial dos Wearables. B. Sistemas tecnológicos (software e hardware) para obtenção de dados fisiológicos. C. Tratamento de dados fisiológicos; D. Integração dos dados recolhidos pelos wearables em programas de exercício físico personalizados; E. Integração dos dados recolhidos pelos wearables em programas de fidelização do cliente. F. Plataformas de acompanhamento de clientes à distância.
Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
PT: OA 1-CP A; OA 2-CP B; OA 3-CP C; OA 4 ¿ CP D, E, F
IMEC: OA 1-CP; OA 2-CP B; OA 3 ¿ CP C, D; OA 4 ¿ CP E
DT: OA 1-CP A, B; OA 2 ¿ CP A, B
TF: OA 1 - CP A, B; OA 2 ¿ CP B, C; OA3 ¿ CP C, D, E; AO 4 ¿ CP F
Metodologias Ensino:I. Análise e discussão; II. Exposição de conteúdos; III. Questionamento; IV. Aulas práticas; V. Exercícios TP; VI. Prática pedagógica; VII. Auto-análise; VIII. Observação; IX. Avaliação P; X. Avaliação T; XI. Documentos de apoio
Em cada módulo optar avaliação contínua (AvC) ou exame final (ExF). AvC: O estudante deve cumprir 2/3 de presenças para aceder à avaliação contínua.
Alunos situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado a frequência de acordo com o enquadramento legal.
Classif. final= (PT*2,5+ IMEC*2,5+DT*2,5+TF*1,5)/9
PT: AvC:TesteT(60%mín10V);Trabalho (40%mín10).ExF:TesteT (60%mín10V);Trabalho(40%mín10).
IMEC: AvC:Teste P:Competição (70%; mín 10V);Exercícios(30%). ExF: Teste P:Exibição (80%; mín 10V);Trabalho (20%).
DT: AvC:Trabalho (60%mín 10V); Apresent.40%; mín 10V). ExF: Trabalho:(60%; mín 10V); Apresent.(40%; mín 10V).
TF: AvC:Trabalho (80%mín 10V); Apresent.(20%; mín 10V). ExF: Trabalho;(80%; mín 10V); Apresent.(20%; mín 10V).
As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME) e os Objetivos da Aprendizagem (OA).
PT
OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, VI, X, XI
OA 4 ¿ ME IV, V, VI, VIII, IX
IMEC
OA 1,3,4 ¿ ME I, II, III, IV, V, VI, VIII, IX
OA 2 ¿ ME I, II
DT
OA 1, 2 ¿ ME I, II, III, VIII, X, XI
TF:
OA 1, 2, 3, 4 ¿ ME I, II, III, VIII, X, XI
ACSM (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer; American College of Sports Medicine (2021). ACSM¿s Resources for the Personal Trainer (6th Ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer; Minton, S. C. (2018). Choreography (4th Ed.). Champaign, Il: Human Kinetics; Torrents, C. & Castañer, M. (2015). Concepción de la Creatividad Motriz entre Profesores de Artes Escénicas. Revista de Psicologia del Deporte, 24(2), 249-257; AGAP (2022). Barómetro do Fitness 2022. Lisboa: Edições AGAP; Brito, J. M. (2014). Direção Técnica de Ginásios e Health Clubs. Procedimentos e Operações. Rio Maior: ESDRM-IPS. Franco, S., Santos-Rocha, R., Ramalho, F., Simões, V., Vieira, I. & Ramos, L. (2022). Tendência do Fitness em Portugal para 2022. Motricidade, 18(1); Franco, S. ., Santos Rocha, R., Simões, V., Ramalho, F., Vieira, I., & Ramos, L. (2023). Tendencias de Fitness en Portugal para 2023 (Fitness Trends in Portugal for 2023). Retos, 48, 401¿412.